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Bananas para vender e histórias para contar: cultura alimentar local e identidades territoriais a partir de mercados orgânicos e agroecológicos

Bananas to sell and stories to tell: local food culture and territorial identities of organic and agro-ecological markets

Resumo

O presente artigo trata da disputa de sentidos a respeito da banana na cidade do Rio de Janeiro - especificamente no Maciço da Pedra Branca - área que no passado fazia parte da Zona Rural da cidade. Recentemente, a banana desta localidade ganhou o prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro. Essa mesma banana, no entanto, é acusada por ambientalistas de ser uma planta exótica e seus produtores acusados de invasores de áreas de proteção ambiental. Sob outra perspectiva, a banana para seus produtores é um cultivo orientado ao mercado. Contudo, é também o mercado (orgânico/agroecológico) que ao conferir crescente notoriedade à banana específica, projeta também o bananeiro, a memória do lugar e a cultura alimentar local. Com base na análise de corpos discursivos - orais e escritos - a respeito da banana, buscamos construir um contexto (conjunto de textos) que revela as tensões sociais deste território.

Palavras-chave:
Sentidos sociais; Sistemas agroalimentares; Mercados; Sertão Carioca; Rio de Janeiro

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