Acessibilidade / Reportar erro

Viver sem guerra? Poderes locais e relações de gênero no cotidiano popular1 1 Agradecemos a leitura e comentários valiosos de Márcia Pereira Leite, dos membros do grupo de pesquisa “Distúrbio: dispositivos, tramas urbanas, ordens e resistências”, dos membros grupo de trabalho coordenado por Gabriel Feltran, dos membros do Programa Internacional de Pós-Doutorado do CEBRAP e, por fim, agradecemos os pareceristas deste texto. Agradecemos também apoio do CNPq, da FAPERJ no âmbito do projeto: “A gestão da pobreza e seus gêneros: políticas públicas, emaranhados e apropriações no Rio de Janeiro”, e da FAPESP (processo: 2018/15928-2), projeto intitulado: “Interstícios: entre a violência masculina do estado, do tráfico de drogas e da família, um corpo de mulher”.

Living without war? Local powers and gender relations in popular daily life

RESUMO

Neste texto, analisamos os efeitos de gênero que a guerra movida pelo Estado contra o Tráfico de Drogas produz na vida cotidiana das famílias que habitam as periferias do Rio de Janeiro. Ao privilegiar narrativas de mulheres, consideramos que as relações de gênero são “feitas” ao mesmo tempo em que fazem o fazer da guerra. Ao acompanhar situações que envolveram maus-tratos físicos e morais, ameaças e assassinatos enfrentados por mulheres, discutimos como crime, território e violência se embebem nas relações de família e de vizinhança. A temporalidade da guerra que já dura quase quarenta anos é lida como um passado tecido na intimidade das relações e como um presente sempre atualizado na experiência das relações de gênero posicionadas pela guerra contínua.

PALAVRAS-CHAVE:
Estado; tráfico de drogas; família; relações de gênero; maus-tratos; mortes; guerra às drogas

Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.antropologia.usp@gmail.com