Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab) |
Adota uma perspectiva maker, disponibilizando equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser e prototipadora de circuito impresso. |
Os usuários interessados em desenvolver suas ideias devem solicitar os serviços dos laboratórios por meio do site |
Rede Media Lab Brasil |
Criação de importantes projetos como por exemplo, a) “Game Lab”, voltado para o desenvolvimento de games; b) metodologias de trabalho colaborativo pela Internet; c) produtos tecnológicos para pessoas com deficiências; d) linguagens literárias e artísticas; e) Tainacan, que é um software livre para a criação de repositórios de acervos digitais em WordPress. |
Integra pesquisa e novação em mídias interativas em ambientes multiusuários e com equipes multidisciplinares. |
Rede de Laboratórios da UFPEL (REDELAB) |
Prototipagem de protetores faciais para profissionais de saúde e outras ações para enfrentamento da pandemia do COVID-19. Desenvolvimento da GIS plataforma com base no software “ArcGis Online”, integrando informações as tomadas de decisões locais e nacionais. |
Participação da comunidade nas entrevistas e observações realizadas pelos pesquisadores. |
Laboratório do Comum Campos Elíseos |
Criação de espaços pautados em uma política de cuidado e reprodução da vida, para a investigação e o desenvolvimento de protótipos relacionados ao ecossistema das tecnologias sociais e de arranjos sociotécnicos para a inovação socioambiental democrática. |
Participação de diversos atores envolvidos em questões territoriais para o desenvolvimento coletivo de ações para a promoção e a defesa de populações vulneráveis do Centro de São Paulo. |
Laboratório de ecologia e comportamento de abelhas (LECA) |
Compartilha conhecimentos científicos com a sociedade através de projetos de pesquisa e extensão. Realizou a construção de jardins compostos por abelhas e plantas, em parceria com a comunidade escolar da região. |
Os jardins servem como recurso didático para as atividades escolares e permitem a implementação de ações de ciência cidadã envolvendo professores e estudantes. |
Centro de incubação de empreendimentos populares e solidários (CIEPS) |
Assessora coletivos populares e contribui para a geração de trabalho e renda através de princípios da economia popular. |
Fórum permanente de extensão para dialogar com a sociedade de maneira propositiva e criativa, visando ao atendimento de suas demandas. |
Laboratório de Interculturalidade (LabIntercult) |
No contexto da pandemia, são apresentadas por mestres indígenas as “Recomendações de combate à COVID-19 para a comunidade”, além de oficinas, seminário e projetos, como o Laboratório de Pesquisas. |
O Laboratório fomenta um programa de apoio a professores indígenas, mas não restrito a eles. Promove uma visão de ensino como “movimento” aberto. |
Observatório do Espaço Público (OEP) |
Tem como focos o espaço público e a paisagem urbana. Desenvolveu o “Guia Paisagístico dos Espaços Públicos de Curitiba” como um convite para a sociedade vivenciar os espaços públicos da cidade com um novo olhar, partindo da premissa que o público é de todos. |
Por meio da extensão acadêmica, realiza nas escolas da rede pública o projeto "Paisagem para todos", em que estudantes e professores participam. |
Fab Lab THE Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem |
Calcado nos princípios da educação “maker” e do empreendedorismo, tem por base promover o compartilhamento do conhecimento e o conceito do "faça você mesmo". |
Impulsiona o contato da comunidade com as tecnologias voltadas à fabricação digital e à prototipagem. |
MediaLab UFRJ |
Utilizou como metodologia a Cartografia de Controvérsias, inspirada na teoria ator-rede. As cartografias realizadas estão disponíveis no site e na plataforma “Controversy Mapping Archive”, uma iniciativa da Science Po (Paris), que reúne cartografias das universidades parceiras. |
Configura um laboratório aberto a parcerias transversais e tem a colaboração de diversos coletivos artísticos e de ativistas para a realização de atividades abertas ao público. |
Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS |
Promove a cultura digital livre, utilizando e desenvolvendo conhecimento e tecnologias livres e abertas, como no caso da a) “Fresadora PCI João-de-barro” e das b) “Estações Meteorológicas Modulares”. |
Participação aberta à comunidade: confecção de equipamentos eletrônicos com baixo custo e construção de estações meteorológicas para monitoramento climático e ambiental, com coleta de dados pelos cidadãos (crowdsourcing). |