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Comunicando ciência: o uso das redes sociais públicas pelos periódicos científicos brasileiros da Área “Comunicação e Informação”

RESUMO

Introdução:

Em 2002, com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI), as comunidades científicas de muitos países começavam a apoiar ações em prol do Acesso Aberto ao conhecimento científico. Desde então, outras atitudes surgiram, como a definição de diretrizes para reprodutibilidade dos estudos e abertura de dados de pesquisa, baseadas na realização de pesquisas científicas mais colaborativas e democratização do acesso aos seus resultados, culminando em práticas de Ciência Aberta. Quanto a esta democratização, os periódicos científicos são os canais mais utilizados para a comunicação dos resultados dos estudos, portanto possuem a potencialidade de, também, informar tais resultados ao público não especializado, dando evidência aos cientistas e suas instituições.

Objetivo:

Analisar o engajamento das postagens realizadas no Instagram, Facebook e Twitter pelos periódicos científicos avaliados com Qualis A1 e A2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2017-2020), na área “Comunicação e Informação” e se as postagens possuem conteúdo considerado inteligível ao público não especializado.

Metodologia:

Levantamento informacional, análise de conteúdo e cálculo de engajamento das páginas e postagens dos periódicos nas referidas redes sociais. Identificaram-se sete periódicos, sendo analisadas 341 postagens realizadas entre agosto de 2022 a janeiro de 2023, das quais 173 foram categorizadas como “Promoção de manuscrito científico, número ou volume”, de interesse do estudo.

Resultados:

A rede social Facebook tem maior número de seguidores nos perfis de todos os periódicos pesquisados, mas quando se verifica o cálculo de engajamento versus número de seguidores, Instagram e Twitter aparecem com percentual maior de interações. Em todas as redes sociais públicas pesquisas, a ferramenta "comentário" é pouco utilizada. A maioria das postagens do tipo “Promoção de manuscrito científico, número ou volume” são uma imagem com título do artigo e nomes dos autores, com partes do resumo da obra na descrição, com exceção de um periódico que divulga os manuscritos com vídeos dos próprios autores, que explicam o teor da pesquisa.

Conclusão:

Com o cálculo de engajamento das postagens e sua relação com o número de seguidores das páginas, conclui-se que os periódicos possuem potencial para utilizar as redes sociais públicas para alcançar o público leigo, desde que considerem a principal pergunta da divulgação científica: a quem se destina?

PALAVRAS-CHAVE:
Comunicação científica; Divulgação científica; Periódicos científicos; Ciência Aberta

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