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Inovação, trabalho remoto e bibliotecas educativas públicas: caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho pós-pandemia

RESUMO

Introdução:

O desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas em bibliotecas, de acordo com as dinâmicas de teletrabalho que estão a se constituir, é um debate imprescindível ao campo da Ciência da Informação.

Objetivo:

O presente artigo discute a evolução das bibliotecas educativas públicas em espaços de trabalho remoto, para servir a uma comunidade de profissionais que trabalham e se comunicam em rede.

Metodologia:

Metodologicamente, a pesquisa é de nível exploratório, abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos dados de uma pesquisa de doutorado que utiliza o método Ciência-Ação.

Resultados:

Os resultados destacam a possibilidade de inovação por meio do trabalho remoto no serviço público federal, sobretudo com o advento do Decreto 11.072, de 17 de maio de 2022; a oportunidade de inovar no setor público com um serviço promissor desempenhado pelas bibliotecas educativas públicas em institutos federais; e a indissociabilidade entre agendas de trabalho e de pesquisa, tanto quanto entre o desenvolvimento social e a transformação digital.

Conclusão:

Conclui-se que os caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho podem se tornar ainda mais produtivos, inovadores, rentáveis e sustentáveis, quando se busca o investimento contínuo e adequado em infraestrutura de bibliotecas que cumprem função educativa e são de natureza pública; e em políticas que assegurem a atuação do bibliotecário como agente de inovação em institutos federais.

PALAVRAS-CHAVE:
Bibliotecas educativas públicas; Inovação; Teletrabalho; Trabalho; Transformação digital

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