Acessibilidade / Reportar erro

A corda bamba do trânsito e da contenção: uma análise comparativa da migração internacional para Chiapas e as Ilhas Canárias (1991-2021)

Resumo

Esta revisão de escopo comparativa apresenta dois casos amplamente considerados como espaços de trânsito: o estado de Chiapas, no México, e o arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. Após a realização de uma amostra e triagem, 92 registros de literatura acadêmica foram incluídos nesta revisão bibliográfica. Descobrimos que esta produção acadêmica, maioritariamente descritiva, centrou-se em grande parte nas mudanças na política de migração, nas rotas dos migrantes e na fiscalização das fronteiras. Nesse sentido, encontramos uma comparabilidade notável entre ambos os casos, em que o aumento da contenção, da securitização e da criminalização da migração a nível macro – e especificamente nos Estados Unidos e na União Europeia – se espalhou nestes espaços a nível micro, colocando em questão o “caráter de trânsito” destas geografias.

Palavras-chave
migração; trânsito; fronteiras; contenção; crise; Chiapas; Ilhas Canárias

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios SRTV/N Edificio Brasília Radio Center , Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02, CEP 70719-900 Brasília-DF Brasil, Tel./ Fax(55 61) 3327-0669 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: remhu@csem.org.br