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Desafios para a prevenção da obesidade: estudo do ambiente alimentar do consumidor no entorno de escolas públicas de um município de pequeno porte

RESUMO

Objetivo

Avaliar o ambiente alimentar do consumidor em estabelecimentos de comercialização de alimentos no entorno de escolas públicas no município de Governador Celso Ramos, estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil.

Métodos

Foi realizada, entre março e maio de 2022, no entorno de três escolas públicas, auditoria nos comércios varejistas localizados em uma zona pré-estabelecida de 800m. Um equipamento com sistema de localização realizou o registro da latitude e longitude. Esta auditoria foi realizada utilizando um instrumento validado próprio para auditoria do ambiente alimentar do consumidor (AUDITNOVA). Estes foram agrupados em Grupo 1 - com venda predominante de alimentos in natura; Grupo 2 - estabelecimentos mistos; Grupo 3 - com venda predominante de alimentos ultraprocessados. Os estabelecimentos foram avaliados por um sistema de avaliação de saudabilidade do ambiente alimentar do consumidor. Os dados foram analisados no programa estatístico Stata versão 16.0.

Resultados

O estudo auditou 21 estabelecimentos, sendo 47,6% mercados de bairro, 23,8% padarias, 14,3% açougues/peixarias, 9,5% sacolões/hortifrutis privados e 4,8% supermercados. Foi identificado que sacolões/hortifrutis privados apresentaram maior oferta de alimentos da categoria in natura e minimamente processados, enquanto os menores scores desta categoria de alimentos foram encontrados em padarias. Em relação aos alimentos ultraprocessados, os alimentos mais presentes foram bebidas açucaradas e balas, chocolates e biscoito recheado.

Conclusão

Sugere-se a realização de mais estudos de auditoria em comércios varejistas no entorno de escolas para ampliar a compreensão da relação entre o acesso, disponibilidade, preços e propagandas dos alimentos de modo a subsidiar a construção de estratégias que visem a prevenção da obesidade na população.

Palavras-chave:
Acesso a alimentos saudáveis; Ambiente construído; Desertos alimentares; Publicidade de alimentos; Estudantes.

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