Resumo O estudo do turismo nas ciências sociais possui hoje o reconhecimento merecido e já não é mais necessário comprovar a sua relevância para o entendimento das sociedades e culturas, principalmente em um mundo marcado pela intensificação das mobilidades. No entanto, algumas das vertentes do turismo, como o turismo sexual e o ecoturismo, têm sido mais estudadas do que outras. Este artigo visa contribuir para o desenvolvimento do estudo dos turismos diaspóricos, que têm atraído um interesse cada vez maior de viajantes e pesquisadores. Analisando as interseções entre turismo, diáspora e raça, o artigo tem dois objetivos centrais: mapear os principais conceitos que têm sido utilizados nas análises dos turismos diaspóricos e discutir algumas das suas questões centrais. A apresentação dos conceitos não tem um intuito meramente taxonômico, visando, em vez disso, gerar ferramentas que possam aprofundar as análises. Já as questões aqui discutidas, embora não abranjam a totalidade das experiências diaspóricas do turismo, indicam alguns dos principais caminhos a serem percorridos nesses estudos, tais como as análises sobre as conexões entre turismo e identidades, as hierarquias inerentes a diásporas e os paradoxos da mobilidade privilegiada de turistas pertencentes a grupos raciais subordinados.
Abstract The study of tourism in the social sciences is today widely recognized, and it is no longer necessary to prove its importance for the understanding of societies and cultures, especially in a world that is characterized by the intensification of mobilities. Nonetheless, some types of tourism, such as sex tourism and ecotourism, have been more studied than others. This article seeks to contribute to the study of diaspora tourism, which has attracted the interest of a growing number of visitors and researchers. Analyzing the intersections between tourism, diaspora, and race, the article has two main objectives: to map the major concepts that have been employed in the analyses of diaspora tourism, and to discuss some of its central questions. The presentation of the concepts does not have a mere taxonomic purpose, but seeks, instead, to generate tools that may contribute to deepen the analyses. The questions here discussed, on the other hand, although not accounting for the totality of the diaspora experiences of tourism, indicate some paths to be followed in these studies, such as the analysis of the connections between tourism and identity, the hierarchies inherent to diasporas, and the paradox of the privileged mobility of tourists who belong to racially subordinated groups.