Este artigo é um produto que faz parte do projeto de pesquisa FONDECYT 1150505, lançado em 2015, cujo objetivo é identificar e caracterizar as noções de professores de ciências sobre a natureza da disciplina ensinada em diferentes níveis, como a educação primária e secundária. Considerando a importância da integração curricular na área das ciências na escola, exploramos as concepções sobre a natureza da ciência, o que caracteriza uma amostra de 70 Educadores de Berçário de 3 universidades chilenas. Para este efeito, uma Likert questionário desenvolvido pela equipe de pesquisa, que explora os conceitos adaptados (Quintanilla et al., 2006): Racionalismo Radical (RR) e Racionalismo Moderado (RM), cuja escala ordinal ajustado, permitiu descrever e apresentar os resultados preliminares obtidos, contar com a frequência e os níveis percentuais de aceitação em relação a cada escola de pensamento em cada universidade. Os resultados apontam para a coexistência das duas visões sobre a natureza das ciências, embora com predomínio relativo da visão de RM.
This article is a product that is part of the research project FONDECYT 1150505, started in 2015, whose purpose is to identify and characterize the notions of science teachers about the nature of the discipline they teach at different levels, such as primary and secondary education. Considering the importance of curricular integration in sciences in the school, we explore the conceptions about the nature of science, which characterizes a sample of 70 Nursery Educators from 3 Chilean universities. For this purpose, a Likert questionnaire was adapted, prepared by the research team (Quintanilla et al., 2006), which explores the concepts: Radical Rationalism (RR) and Moderate Rationalism (RM), whose adjusted ordinal scale allowed us to describe and present the preliminary results obtained, having into account the frequency and percentage levels of acceptance with respect to each school of thought in each university. The results point towards the coexistence of the two visions about the nature of the sciences, although with relative predominance of the RM one.
Este artículo es un producto que forma parte del proyecto de investigación FONDECYT 1150505, iniciado en 2015, cuyo propósito es identificar y caracterizar las nociones del profesorado de ciencias sobre la naturaleza de la disciplina que enseñan en diferentes niveles, tales como enseñanza primaria y secundaria. Considerando la importancia de la integración curricular en el área de las ciencias en la escuela, se exploran las concepciones acerca de la naturaleza de la ciencia, que caracteriza a una muestra de 70 Educadoras de Párvulos de 3 universidades chilenas. Para este propósito se adaptó un cuestionario de tipo Likert, elaborado por el equipo de investigación (Quintanilla et al., 2006) , que explora las concepciones: Racionalismo Radical (RR) y Racionalismo Moderado (RM), cuya escala ordinal ajustada, permitió describir y presentar los resultados preliminares obtenidos, teniendo en cuenta los niveles frecuenciales y porcentuales de aceptación respecto a cada corriente de pensamiento en cada universidad. Los resultados apuntan hacia la coexistencia de las dos visiones acerca de la naturaleza de las ciencias, aunque con relativa predominancia de la visión RM.