OBJETIVO: Os acidentes de trânsito são um dos principais responsáveis pela mortalidade de jovens brasileiros. Assim, o presente estudo objetivou verificar a prevalência de comportamentos de risco para esses acidentes em uma população jovem. MÉTODOS: Questionários contendo questões sobre comportamentos de risco para acidentes de trânsito foram respondidos por alunos da primeira à quarta série do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, em outubro e novembro de 2000. Para a análise das diferenças de comportamentos entre os sexos usou-se o teste do qui quadrado, com um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Em comparação às jovens, os rapazes relataram maior freqüência, estatisticamente significativa, para: locomoção como condutor de carro, possuir carteira de habilitação, ter aprendido a dirigir automóvel com 16 anos ou menos e ter ingerido bebida alcoólica previamente à direção de veículo nos últimos 30 dias. Entre os condutores regulares de automóvel, observou-se também menor proporção de comportamentos desejáveis entre os alunos do sexo masculino. Falta de atenção (59,3%), desrespeito à sinalização (33,5%) e excesso de velocidade (22,5%) foram os fatores mais citados como determinantes para a ocorrência do último acidente, sem diferença entre os sexos. CONCLUSÕES: Os resultados indicam a necessidade de medidas visando à redução de fatores que favorecem a ocorrência de acidentes de trânsito entre esses jovens, especialmente os do sexo masculino.
BACKGROUND: Traffic accidents are one of the most frequent cause of mortality among Brazilian youths. Therefore, this study aimed at detecting the prevalence of risk factors for such accidents in a young population. METHODS: Questionnaires containing questions about risky behavior for traffic accidents were answered by students from the first to the fourth year of the Medical course of the Sate University of Londrina, Paraná State, Brazil, during October and November, 2000. The chi-square test was used to detect differences between the sexes, with a 5% significance level. RESULTS: Compared to women, male students reported a statistically significant higher frequency of transportation as a car driver, owing a driver license, to have learnt to drive a car under the age of 16 and to have drunk alcoholic beverages before driving a vehicle during the last 30 days. Among regular drivers, a lower proportion of desirable behavior was also noted among male students. Lack of attention (59.3%), disregarding traffic signals (33.5%) and speeding (22.5%) were the main factors cited as determinants for the occurrence of the last accident, with no gender difference. CONCLUSIONS: These results point out for the need to implement measures in order to reduce factors that favors the occurrence of traffic accidents among these youths, especially among males.