Resumo A química estrutural pode ser discutida com substâncias aromáticas, aplicando os recursos digitais PUBCHEM - banco de dados de informações químicas com estruturas 3D interativas, SDBS - banco de dados de espectros de RMN-1H e IV experimentais, NMRDB- simulador de espectros de RMN-1H com inteligência artificial (IA), para a elaboração de atividades interativas que promovam a visualização molecular em situações de estudo (SE). Foram selecionadas cinco substâncias sendo que quatro delas formam dois pares de isômeros estruturais, um par com a composição C5H10O2 com grupos funcionais distintos, o formato de isobutila - aroma da amora e o etanoato de butila - aroma da maçã; o segundo par tem a fórmula química C9H10O2, acetato de benzila - aroma da pera e fenilacetato de metila - aroma de mel, tendo as duas moléculas grupos funcionais idênticos. Foi sugerido o uso combinado de recursos digitais como objetos de aprendizagem (OAs) para a visualização direta (PUBCHEM) e indireta das estruturas químicas (NMRDB e SDBS) dessas moléculas, como uma introdução à análise de espectros de RMN-H usando a inteligência artificial do simulador NMRDB para atividades interativas em uma SE envolvendo química estrutural na formação inicial ou continuada de professores de química. Além de proporcionar a visualização molecular, na prática da química, a atividade interativa apresentada pode contribuir para o desenvolvimento da curiosidade científica, da argumentação com base em fatos, dentre outras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract Structural chemistry can be discussed with aromatic substances by applying digital resources PUBCHEM - chemical information database with interactive 3D structures, SDBS - database of experimental 1H-NMR and IR spectra, NMRDB- simulator of 1H- NMR with artificial intelligence (AI), for the development of interactive activities that promote molecular visualization in study situations (SE). Five substances were selected, four of which form two pairs of structural isomers, one pair with the composition C5H10O2 with distinct functional groups, the isobutyl formate - blackberry aroma and the butyl ethanoate - apple aroma; the second pair has the chemical formula C9H10O2, benzyl acetate - pear aroma and methyl phenylacetate - honey aroma, both molecules having identical functional groups. The combined use of digital resources as learning objects (LOs) for the direct (PUBCHEM) and indirect visualization of chemical structures (NMRDB and SDBS) of these molecules was proposed, exemplifying an introduction to the analysis of 1H-NMR spectra with the AI of the NMRDB simulator, for interactive activities in a SE with structural chemistry in the training (initial or continuing) of chemistry teachers. In addition to providing molecular visualization in the practice of chemistry, the interactive activity presented can contribute to the development of scientific curiosity, argumentation based on facts, among other general skills of the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular -BNCC).