Com o avanço das tecnologias, principalmente as digitais, as pesquisas educacionais se expandiram consideravelmente progressivamente a melhoria da qualidade do ensino e/ou aprendizagem, o que está diretamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo. Assim, esta pesquisa objetivou, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), analisar as contribuições das pesquisas com tecnologias digitais para o desenvolvimento cognitivo de estudantes no processo de aprendizagem matemática. Durante a pesquisa, respondemos outras questões: quais softwares foram utilizados? Em que nível de ensino na Educação Matemática esses estudos têm estados mais presentes? Quais são as metodologias utilizadas no desenvolvimento das pesquisas?Como os estudos de desenvolvimento cognitivo são baseados no processo de aprendizagem? Para a questão principal da pesquisa, os resultados são apresentados na Tabela 2, assim como as questões secundárias na 3. Nas contribuições evidenciadas, destaca-se a utilização de jogos e softwares, com aplicações em diversos níveis de ensino, exceto na educação infantil ( crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses). Por fim, observamos que dos 16 estudos selecionados, 62,5% foram apoiados teoricamente em alguma teoria de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento cognitivo, enquanto 37,5% não basearam seus estudos neste tipo de teoria.Esta revisão poderá contribuir, dentro dos fatos levantados e evidenciados, para novas pesquisas no campo das tecnologias digitais cuja finalidade seja o desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da matemática. observamos que dos 16 estudos selecionados, 62,5% estavam apoiados teoricamente em alguma teoria de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento cognitivo, enquanto 37,5% não basearam seus estudos nesse tipo de teoria. Esta revisão poderá contribuir, dentro dos fatos levantados e evidenciados, para novas pesquisas no campo das tecnologias digitais cuja finalidade seja o desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da matemática. observamos que dos 16 estudos selecionados, 62,5% estavam apoiados teoricamente em alguma teoria de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento cognitivo, enquanto 37,5% não basearam seus estudos nesse tipo de teoria. Esta revisão poderá contribuir, dentro dos fatos levantados e evidenciados, para novas pesquisas no campo das tecnologias digitais cuja finalidade seja o desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da matemática.
Com o avanço das tecnologias, especialmente as digitais, a investigação educativa se expandiu consideravelmente voltada para melhorar a qualidade do ensino e/ou da aprendizagem, o que está diretamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo. Esta investigação é como objetivo, através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), analisar os aspectos da investigação com tecnologias digitais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes no processo de aprendizagem das matemáticas. Durante a investigação, respondemos a outras perguntas: Que programas informáticos foram utilizados? Em que nível de Educação Matemática esses estudos estão mais presentes? Quais metodologias foram utilizadas para desenvolver a investigação? Como se fundamentam os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem? Para a pergunta principal de investigação, os resultados são mostrados na Tabela 2, e para as perguntas secundárias na Tabela 3. Entre as transferências destacamos o uso de jogos e software, com aplicações em diferentes níveis educativos, exceto na educação infantil (meninos). de 4 anos a 5 anos e 11 meses). Por último, observando que dos 16 estudos selecionados, 62,5% se apoiaram teoricamente em alguma teoria de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento cognitivo, enquanto 37,5% não basearam seus estudos neste tipo de teoria.
Com o avanço das tecnologias, especialmente as digitais, as pesquisas educacionais ampliaram-se consideravelmente direcionadas à melhoria da qualidade do ensino e/ou da aprendizagem, a qual está diretamente relacionada ao desenvolvimento cognitivo. Assim, esta pesquisa objetivou, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), analisar as contribuições de pesquisas com tecnologias digitais para o desenvolvimento cognitivo de estudantes no processo de aprendizagem matemática. Durante a pesquisa, respondemos outras perguntas: quais softwares foram usados? Em que nível de ensino da Educação Matemática esses estudos têm estados mais presentes? Quais são as metodologias utilizadas no desenvolvimento das pesquisas?Como fundamentam os estudos de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem? Para a pergunta principal de pesquisa os resultados estão interessados no Quadro 2, bem como os questionamentos secundários no 3. Nas contribuições evidenciadas, destaca-se o uso de jogos e softwares, com aplicações em diversos níveis de ensino, exceto na educação infantil (crianças). 4 anos a 5 anos e 11 meses). Por fim, observamos que das 16 pesquisas selecionadas, 62,5%, foram sustentadas teoricamente por alguma teoria de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento cognitivo, ao passo que 37,5%, não embasam seus estudos por meio desse tipo de teoria. Esta permissão poderá contribuir,