Neste breve artigo, com base em uma análise dos recentes discursos acadêmicos e políticos sobre a criatividade, apresenta-se uma reflexão teórica sobre a necessária articulação dialética do pensamento crítico e criativo em estudos de Comunicação. Em uma primeira etapa, são questionados os pressupostos com o objetivo de construir um novo paradigma social e econômico baseado na criatividade. Coloca-se em dúvida, em particular, as hipóteses teóricas e metodológicas de Richard Florida sobre a emergência de uma classe criativa. Em uma segunda etapa, é mostrado como é fácil para os políticos que promovem a criatividade como um valor positivo tornar-se uma pedra angular no desenvolvimento da sociedade da informação. Como conclusão, destaca-se a renovação do pensamento crítico como um complemento necessário da valorização do processo criativo nos estudos de Comunicação.
In this short paper, based on an analysis of recent academic and political discourses on creativity, is develops a theoretical reflexion on the necessary dialectical articulation of creative and critical thinking in communication studies. In a first step, are questions the assumptions aiming to build a new social and economic paradigm based on creativity. It doubts, in particular, Richard Florida's theoretical and methodological hypotheses regarding the emergence of a creative class. In a second step, is showing how it is easy for politicians to promote creativity as a positive value making it a corner stone in the development of the information society. As a conclusion, it is showing that the renovation of critical thinking as a necessary complement of the promotion of creative process in communication studies.
Este breve artículo, basado en un análisis de los recientes discursos académicos y políticos en la creatividad, presenta una reflexión teórica sobre la necesaria articulación dialéctica del pensamiento creativo y crítico en los estudios sobre Comunicación. En una primera etapa, los supuestos son cuestionados con el fin de construir un nuevo paradigma basado en la creatividad social y económica. El pone en duda, en particular, los supuestos teóricos y metodológicos Richard Florida en el surgimiento de una clase creativa. En un segundo paso, se muestra lo fácil que es para los políticos que promueven la creatividad como un valor positivo para convertirse en una piedra angular en el desarrollo de la sociedad de la información. En conclusión, es expuesta una renovación del pensamiento crítico como un complemento necesario de la apreciación del proceso creativo en los estudios sobre comunicación.