RESUMO Enquadramento: A sintomatologia musculosquelética afeta muitos indivíduos, independentemente da sua idade, sexo e contexto socioeconómico. Os estudantes de enfermagem, desde que iniciam a sua formação vivenciam condições de trabalho semelhantes às do enfermeiro, com a mesma exposição aos fatores que podem desencadear a sintomatologia musculosquelética. Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores de risco da patologia musculosquelética nos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Material e Métodos: Revisão sistemática da literatura, com pesquisa na plataforma EBSCOHost®, CINAHL, MEDLINE e BVS, no período de janeiro de 2010 a março 2019. Os descritores utilizados foram: (Students, nursing AND Musculoskeletal diseases OR Musculoskeletal disorders AND Prevalence). Resultados e Discussão: Obteve-se um total de nove artigos que cumprem os critérios estabelecidos. A sintomatologia que foi auto reportada pelos estudantes de enfermagem teve maior prevalência na região cervical, seguida pela região lombar e dorsal, punho, ombros e mãos. Destacam ainda que os estudantes apresentam sintomatologia musculoesquelética em, pelo menos, uma região corporal. Os parâmetros que mais contribuíram para esta questão foram o género feminino, idade, esforços repetitivos, movimentação manual de cargas, ansiedade e stress académico desde o primeiro ano. A maioria dos artigos sugere que os estudantes de enfermagem estão expostos, desde o início do curso, aos mesmos riscos que foram identificados nos enfermeiros. Conclusões: A taxa de prevalência e os fatores associados da sintomatologia musculosquelética identificados sugere a necessidade de uma intervenção nos estudantes de enfermagem logo desde o início do curso. É necessário capacitá-los com conhecimentos para a prevenção e minimização desta problemática que tem repercussões no seu futuro profissional e bem-estar geral. Só com a contribuição de vários agentes de saúde pública conseguiremos travar esta situação. Assim, sugere-se a utilização de estratégias de saúde ocupacional tais como a promoção de exercício físico, rastreios de saúde, gestão de ansiedade e stress, bem como melhorias das condições de sala de aula, de forma a contribuir para o bem-estar tanto a nível físico como mental destes estudantes e, posteriormente, de futuros enfermeiros.
ABSTRACT Background: Musculoskeletal symptoms affect many individuals regardless of gender, age and socioeconomic context. Early in their clinical training, nursing students experience working conditions similar to nurses, and are also exposed to the same situations and risks that can trigger musculoskeletal symptomatology. Objective: To identify the prevalence and risk factors of musculoskeletal symptomatology in undergraduate nursing students. Materials and Methods: A systematic literature review was performed in the following platforms: EBSCOHost®, CINAHL, MEDLINE and BVS, from January to March 2019. The descriptors used were: Students, Nursing AND Musculoskeletal diseases OR Musculoskeletal disorders AND Prevalence). Results and Discussion: Nine articles that met the established criteria were selected. The most frequently self-reported symptomatology was in the cervical and neck region followed by the lumbar and dorsal region, wrist, shoulders and hands. All articles underlined the fact that students report musculoskeletal symptoms in at least one of the body regions. Factors that contributed more often to this were repetitive efforts, manual handling tasks, gender, older age, anxiety and academic stress accumulated since the 1st year. Most studies suggested that nursing students are exposed to the same risks identified by nursing professionals. Conclusions: This study shows that the prevalence and risk factors of musculoskeletal symptomatology identified in nursing students must be minimized and prevented from the 1st year of the course. We need to provide students with the knowledge and strategies to tackle this problem and the repercussion it may have on their professional life and well-being. We only be able to cope with this situation by having the contribution of several public health agents. Therefore, it is suggested to use occupational health strategies such as promoting physical exercise, health screening, managing anxiety and stress and improving classroom conditions, in order to contribute to both mental and physical well-being of nursing students and, in the future, professional nurses.