OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi rastrear possíveis transtornos psiquiátricos em crianças por meio da aplicação do questionário de capacidades e dificuldades (SDQ). MÉTODO: O SDQ é um questionário que rastreia problemas de saúde mental infantil, contendo um total de 25 itens divididos em cinco subescalas: problemas emocionais, hiperatividade, relacionamento, conduta e comportamento pró-social, com cinco itens em cada subescala. Foi utilizado também o suplemento de impacto que avalia o comprometimento causado pelos sintomas. Foram sorteadas 143 crianças de uma escola pública de Ribeirão Preto, 107 questionários foram corretamente preenchidos pelos pais. Aos professores foram distribuídos 114 questionários (relativos às crianças cujos pais consentiram), 108 questionários foram corretamente preenchidos. Como amostra final, obtivemos 112 questionários respondidos por pais ou professores. RESULTADOS: Nos questionários respondidos pelos pais tivemos pontuações elevadas em 30,8% para sintomas emocionais; 17,7% para conduta; 16,8% para hiperatividade; 14% para relacionamentos interpessoais; 18,7% para pontuação total e 10,2% para o suplemento de impacto. Pelos professores tivemos 1,83% para sintomas emocionais; 8,25% para conduta; 8,25% para hiperatividade; 2,75% para relacionamento interpessoal; 8,25% para pontuação total e 4,58% para o suplemento de impacto. Combinando os resultados obtidos de pais e professores, temos as suspeitas de diagnósticos nas freqüências de 7,14% para desordens emocionais; 9,82% para desordens de conduta; 12,5% para desordem psiquiátrica não especificada, sendo que não houve combinação entre pais e professores para hiperatividade. A média de idade foi de 8,18 anos, sendo 63% das crianças do sexo masculino e 37% do sexo feminino. CONCLUSÕES: O SDQ pode ser útil para avaliação preliminar no rastreio de possíveis transtornos psiquiátricos na infância.
OBJECTIVE: The objective of this study is to investigate possible child psychiatric disorders using the strengths and difficulties questionnaire (SDQ). METHOD: SDQ is a questionnaire that screens child mental health problems, comprising a total of 25 items divided in five subscales: emotional problems, hyperactivity, relationship, conduct and pro-social behavior, with five items in each subscale. We also used the impact supplement that evaluates the impairment caused by symptoms. Out of 143 children randomly chosen from a public school of Ribeirão Preto, 107 questionnaires were correctly filled in by parents. Teachers received 114 questionnaires (regarding children with parents' consent), and 108 questionnaires were correctly filled in. As a final sample, we obtained 112 questionnaires answered by parents or teachers. RESULTS: In the questionnaires answered by the parents, we obtained high scorings such as 30.8% for emotional symptoms, 17,7% for conduct disorders, 16.8% for hyperactivity, 14% for interpersonal relationships, 18,7% for the total scores and 10.2% for the impact supplement. Questionnaires answered by the teachers had 1.83% for emotional symptoms, 8.25% for conduct disorders, 8.25% for hyperactivity, 2.75% for interpersonal relationships, 8.25% for the total scoring and 4.58% for the impact supplement. Combining the results obtained from parents and teachers we have diagnostic hypotheses in the frequencies of 7.14% for emotional disorders, 9.82% for conduct disorders, and 12.5% for psychiatric disorder not otherwise specified and no combination was noted between parents and teachers for hyperactivity. Mean age was 8.18 years, with 63% of the children being male and 37% female. CONCLUSION: SDQ can be useful for a preliminary screening in the investigation of possible psychiatric disorders in childhood.