Resumo Introdução A punição corporal de crianças é uma prática recorrente que prejudica o seu desenvolvimento físico e emocional. Objetivo apreender entendimentos e sentimentos de um grupo de crianças sobre a agressão física praticada por pais ou responsáveis. Materiais e Métodos estudo descritivo, de abordagem qualitativa e uso do desenho-estória para responder ao estímulo indutor: o que vem à sua cabeça quando você ouve falar: “bater em criança”? Resultados emergiram sentimentos de amor e ódio, culpa, tristeza, ressentimentos, desejo de vingança, vergonha e o entendimento de agressão física como uma atitude negativa e prejudicial. Conclusão as crianças demonstraram ansiedade, timidez, agressividade, introspecção e tendência ao isolamento social. Para elas, as punições físicas constituíram episódios negativos que poderiam levá-las à morte, sugerindo que fossem substituídas por diálogo ou castigo.
Resumen Introducción El maltrato físico infantil es una práctica recurrente que perjudica el desarrollo físico y emocional de los menores. Objetivo Entender las percepciones y los sentimientos de un grupo de menores que han sido maltratados físicamente por sus padres o cuidadores. Materiales y métodos Estudio descriptivo de tipo cualitativo que mediante historietas busca responder al estímulo inductivo de qué se le viene a la mente al escuchar que están maltratando a un niño. Resultados Se produjeron sentimientos de amor y odio, culpa, tristeza, resentimientos, deseo de venganza y vergüenza, además de percibir el maltrato físico como una actitud negativa y dañina. Conclusiones Los niños manifestaron ansiedad, timidez, agresividad, introspección y tendencia al aislamiento social, puesto que el maltrato físico se constituye un episodio negativo que los podría llevar a la muerte, por lo que se sugiere que este fuese sustituido por el diálogo u otros castigos.
Abstract Introduction Child physical abuse is a recurrent practice that harms the physical and emotional development of children. Objective To understand the perceptions and feelings of a group of children who have been physically abused by their parents or caretakers. Materials and Methods A descriptive qualitative study was conducted using comic strips to respond to the inductive stimulus of what comes to mind when children are mistreated. Results Feelings of love and hate, guilt, sadness, resentment, desire for vengeance and shame were experienced, as well as the perception of physical abuse as a harmful attitude. Conclusions Children exhibited anxiety, shyness, aggressiveness, introspection and a tendency to social isolation since child physical abuse represents a tragic episode that would ultimately lead them to death, which is why it is suggested to use dialogue or other methods of punishment instead of physical abuse.