JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As relações da sociedade humana com o universo e a aplicação de novos conceitos éticos estudados por filósofos, fundamentalmente para acompanhar a evolução das ciências biomédicas, originaram a Bioética. O objetivo é tratar dos avanços nas relações humanas entre médicos e pacientes, propostos pelos princípios bioéticos em adição aos tradicionais princípios hipocráticos, aqui discutidos no particular da prática desta ciência fascinante a Anestesiologia. O presente trabalho visa estimular e aprofundar as discussões bioéticas na área da Anestesiologia. CONTEÚDO: São discutidos os limites entre o ato médico benevolente e não-maleficente, indissociavelmente comprometido com o bem-estar do paciente, os benefícios da conduta médica paternalista, visando à preservação da saúde e da vida, e do outro lado, o respeito à autonomia do cidadão-doente, potencial paciente, e o seu direito ao consentimento livre, renovável, revogável e plenamente esclarecido para quaisquer atos médicos. CONCLUSÕES: Com base no quanto é apresentado no presente trabalho o anestesiologista deve sempre decidir beneficentemente em defesa da saúde do indivíduo e da sacralidade da vida, entendendo os limites entre a autonomia do paciente e o direito do médico aplicar tratamento arbitrário à revelia da vontade daquele, em obediência aos princípios da beneficência e da não-maleficência, disponibilizando os benefícios da ciência médica (justiça) em favor da vida, posto que, em anestesia muitas vezes, há um limite incompreensivelmente tênue entre vida e morte.
BACKGROUND AND OBJECTIVES: Relations of human society with the universe and the application of ethical concepts studied by philosophers to follow the evolution of biomedical sciences gave birth to Bioethics. The aim is to deal with advances in physician-patients relationships proposed by bioethical principles in addition to traditional Hippocratic principles. This study aimed at encouraging and deepening bioethical discussions in anesthesiology. CONTENT: The essay discusses limits between benevolent and non-maleficent medical acts deeply involved with patients well-being, the benefits of a paternalist medical approach aimed at preserving health and life and the respect for ill people, potential patients, and their right to free, renewable, revocable and thoroughly informed consent for any medical act. CONCLUSIONS: Based on what is here presented, the anesthesiologist should always decide beneficially to protect individual health and the sacred right of life, understanding the limits between patients' autonomy and the physician's right to administer arbitrary treatment regardless of patients' will, in compliance with beneficence and non-maleficence principles by making available the benefits of medical science (justice) in favor of life since very often in anesthesia there is an unintelligibly subtle limit between life and death.
JUSTIFICATIVA Y OBJETIVOS: Las relaciones de la sociedad humana con el universo y la aplicación de nuevos conceptos éticos estudiados por filósofos, fundamentalmente para acompañar la evolución de las ciencias biomédicas, originaran la Bioética. El objetivo es tratar de los avanzos en las relaciones humanas entre médicos y pacientes, propuestos por los principios bioéticos en adición a los tradicionales principios hipocráticos aquí discutidos, en particular de la práctica de esta ciencia fascinante, la Anestesiología. El presente trabajo visa estimular y aprofundar las discusiones bioéticas en la área de la Anestesiología. CONTENIDO: Se discuten los límites entre el acto médico benevolente y no-maleficente, indisociablemente comprometido con el bienestar del paciente, los beneficios de la conducta médica paternalista, visando la preservación de la salud y de la vida, y del otro lado, el respeto a la autonomía del ciudadano-enfermo, potencial paciente, y su derecho al consentimiento libre, renovable, revocable y plenamente esclarecido para cualquier acto médico. CONCLUSIONES: Con base en lo que es presentado en este trabajo, el anestesista debe siempre decidir beneficientemente en defensa de la salud del individuo y de la sacralidad de la vida, entendiendo los límites entre la autonomía del paciente y el derecho del médico a aplicar tratamiento arbitrario a rebeldía de la voluntad de aquel, en obediencia a los principios de la beneficencia y de la no-maleficencia, poniendo en disponibilidad los beneficios de la ciencia médica (justicia) en favor de la vida, puesto que, en anestesia muchas veces, hay un límite incomprensiblemente tenue entre vida y muerte.