RESUMO Jaime Cortesão, intelectual português, viveu no Brasil entre 1940 e 1957 após ser banido de seu país pelo regime salazarista. Durante este período, instalado no Rio de Janeiro, foi presença assídua na imprensa carioca e paulistana, além de trabalhar na Biblioteca Nacional e no Instituto Rio Branco, onde teve contato privilegiado com a documentação que lhe possibilitou escrever uma história da “formação territorial do Brasil”. Convidado para participar das comemorações do quarto centenário da fundação de São Paulo, Cortesão idealizou a exposição montada em um dos pavilhões do recém-inaugurado Parque Ibirapuera. Reunindo obras de arte e objetos emprestados por particulares e instituições nacionais e estrangeiras, além de murais, mapas e esculturas feitas para a ocasião por artistas convidados, a mostra teve grande influência na museologia paulista e na própria trajetória posterior de Cortesão. Neste artigo discutiremos sobre essa mostra por meio de uma análise do catálogo manuscrito da Exposição de história de São Paulo no quadro da história do Brasil, guardado no arquivo de Jaime Cortesão na Biblioteca Nacional de Portugal.
ABSTRACT Jaime Cortesão, Portuguese intellectual, lived in Brazil between 1940 and 1957 after being banished from his country by the Salazar regime. During this period, he was a frequent presence in the Rio de Janeiro and São Paulo press, as well as working at the National Library and the Rio Branco Institute, where he had privileged contact with the documentation that enabled him to write a history of the “Brazilian territorial formation”. Invited to participate in the celebrations of the 4th centenary of the founding of the city of São Paulo, Cortesão idealized the exhibition mounted in one of the pavilions of the recently inaugurated Ibirapuera Park. Bringing together works of art and objects lent by individuals and institutions from different countries, as well as murals, maps, sculptures made for the occasion by invited artists, the exhibition had a great influence on the museology of São Paulo and on the later trajectory of Cortesão. In this article, we will discuss this exhibition through an analysis of the manuscript catalog of the Exposição da história de São Paulo no quadro da história do Brasil, stored in the Jaime Cortesão’s archive at the National Library of Portugal.