Resumo A inserção da psicologia na área da saúde ocorreu de modo convencional, sem que houvesse adaptação aos novos contextos de atuação. Concomitantemente, a graduação em Psicologia está ainda muito ancorada na área clínica, com poucas discussões sobre outras possibilidades de atuação. Partindo da inserção da psicologia em programas de residência multiprofissional em saúde, buscou-se compreender a percepção do psicólogo residente quanto à contribuição de seu saber para as equipes multiprofissionais e do efeito da vivência da residência para sua formação profissional. A coleta de dados partiu da realização de grupos focais e empregou-se a análise de conteúdo para seu tratamento. Além disso, considerou-se os sentimentos e experiências da pesquisadora, acentuando sua implicação no processo de pesquisa e desmistificando uma suposta neutralidade científica. Os resultados da pesquisa apontam que o amparo institucional da residência se coloca tanto como uma expectativa segura após a graduação, quanto como um desafio para a atuação do psicólogo, assim como evidenciam lacunas e contribuições na graduação em psicologia e indicam a necessidade de maior inclusão de temáticas de grupo, saúde e gênero nas grades curriculares. Além disso, a pesquisa registra as frustrações do residente ao lidar com o contexto atual de sucateamento do Sistema Único de Saúde; a importância do trabalho multiprofissional para garantir atenção integral em saúde; e os aprendizados que fazem da passagem pela residência um divisor de águas. Todos esses achados permitem afirmar que espaços como a residência multiprofissional em saúde constituem campos teórico-práticos de amadurecimento profissional do psicólogo profissional de saúde.
Abstract The insertion of Psychology in the Health System has traditionally occurred without the adaptation to new contexts of professional action. At the same time, the degree in Psychology is still predominantly anchored in the clinical area, with few discussions on other areas. Based on the theme of the insertion of Psychology into Multiprofessional Residency Programs in Health, this study aimed to understand the resident psychologists’ perception of the contribution of their own knowledge in the performance of multiprofessional teams and the effect of living the residence for professional training. The research counted on the meeting of focal groups, and with the method of Content Analysis to treat the data collected. Moreover, the feelings and experiences of the researcher were considered to accentuate their implication in the research process, demystifying a supposed scientific neutrality. The results of the research point out, among others, that the institutional protection of the residence represents a safe expectation after graduation, as a challenge for action; gaps and contributions in the course of Psychology; and the need for greater inclusion of grouping, health and gender themes in the curriculum; frustrations of the resident in dealing with the current context of the scrapping of the Brazilian Unified Health System; the importance of multiprofessional work to guarantee integral health care; and learnings that make the passage through the residence a watershed. All of this allows to affirm the Multiprofessional Residency in Health as a theoretical-practical field of professional maturation as a professional health psychologist.
Resumen La inserción de la Psicología en el campo salud se dio tradicionalmente sin que hubiera adaptación a los nuevos contextos de actuación. Al mismo tiempo, la graduación en Psicología se ve todavía predominantemente anclada en el área clínica y con pocas discusiones sobre otros ámbitos. A partir de la inserción de la Psicología en programas de residencia multiprofesional en salud, se pretendió comprender la percepción del psicólogo residente en cuanto a la contribución de su saber en la actuación en equipos multiprofesionales y del efecto de la vivencia en la residencia para su formación profesional. Los datos recopilados derivaron de la realización de grupos focales, y para analizarlos se utilizó el método del análisis de contenido. Además, los sentimientos y experiencias de la investigadora se consideraron a fin de acentuar su implicación en el proceso de investigación, desmitificando una supuesta neutralidad científica. Los resultados de la encuesta apuntan que el amparo institucional de la residencia se sitúa como una expectativa segura después de la graduación y un desafío para la actuación; evidencian las lagunas y contribuciones en la graduación en Psicología; y muestran la necesidad de una mayor inclusión de temáticas de grupo, salud y género en el currículo académico. Además, la investigación permitió identificar las frustraciones del residente al tratar con el contexto actual de depreciación del Sistema Único de Salud; la importancia del trabajo multiprofesional para garantizar una atención integral en salud; y los aprendizajes que hacen del paso por la residencia un divisor de aguas. Todo ello permite afirmar espacios como de la residencia multiprofesional en salud como campos teórico-prácticos de maduración profesional del psicólogo profesional de salud.