Este trabalho tomou como objeto as transformações ocorridas no trabalho, vida e maneira de pensar e agir das atendentes de enfermagem, a partir de sua qualificação profissional pelo Projeto Larga Escala (PLE). Constituíram os sujeitos deste estudo as atendentes que se qualificaram como auxiliares pelo PLE na Administração Regional de Saúde - 5 (cidade de São Paulo), no período de 1990 a 1992. O estudo utilizou histórias de vida como estratégia de captação da realidade, bem como trabalho e qualificação como categorias de análise. A análise permitiu reconhecer as possibilidades e limites dos processos de qualificação que garantiram às atendentes: promoção a uma categoria profissional e conquista de alguns direitos, mudança no padrão de conhecimento e na humanização do cuidado. A qualificação parece ter força relativa na modificação da qualidade da atenção à saúde, não se constituindo em força capaz de promover transformações no modelo assistencial constituído.
This study examines the transformations that occurred in the work, life and especially in the way of thinking and acting of nursing attendants after their professional qualification through the Projeto Larga Escala (PLE). Subjects were attendants who qualified as nursing auxiliaries through the PLE, which was conducted by the Regional Health Administration - 5 (São Paulo city), from 1990 to 1992. The study used life stories as a strategy to apprehend reality, and work and qualification were used as analytical categories. The analysis allowed us to recognize the possibilities and limitations of the training process that guaranteed the attendants with: promotion to a professional category and conquest of some rights; knowledge improvement and care humanization. The qualification process seems to have some power to modify the quality of health care, although it does not seem capable to promote changes in the health care model.
El objeto de este trabajo es examinar las transformaciones ocurridas en el trabajo, la vida, la manera de pensar y de actuar de las ayudantes de enfermería, a partir de la calificación a través del "Projeto Larga Escala" (PLE). Los sujetos de este estudio fueron las ayudantes de enfermería que se cualificaron como auxiliares por el PLE en la Administración Regional de Salud - 5 (Ciudad de São Paulo), en el período de 1990 a 1992. Se utilizó como estrategia para captar la realidad las historias de vida. Las categorías de análisis fueron: trabajo y calificación. El análisis permitió reconocer las posibilidades y los límites de los procesos de calificación, garantizando a las ayudantes de enfermería: la promoción a una categoría profesional y la conquista de algunos derechos, cambios en el modelo de conocimiento y en la humanización del cuidado. La calificación parece tener una fuerza en la modificación de la calidad de la atención en salud, pero no se constituye en una fuerza capaz de transformar el modelo asistencial constituido.