Results: 10
#1
au:ANDRADE, MARCIA SIQUEIRA DE
Filters
Order by
Page
of 1
Next
1.
The Structure and Mute Zone of Social Representations Made by Members of the Municipal Council for the Rights of the Elderly
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Resumo O Conselho Municipal do Idoso é o órgão de direito instituído para zelar pelos direitos dos idosos e cabe a eles, submeter, opinar, discutir, debater e decidir, por meio de voto, assuntos relacionados aos direitos do idoso. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar como se organizam as representações sociais de conselheiros sobre o conselho municipal do idoso e os possíveis elementos que compõem a zona muda. Participaram da pesquisa 72 conselheiros, que responderam questionário sociodemográfico e Teste de Evocação Livre de Palavras hierarquizada em situações de coleta normal e substituição, a partir do termo indutor “conselho municipal do idoso”. Os dados foram analisados pela Análise Prototípica e pelo Índice de Centralidade de Representações Sociais a partir de Evocações. Os resultados apontaram que apesar do conselho ser representado normativamente como órgão de defesa e garantia dos direitos dos idosos, elementos da zona muda no núcleo central o aponta, contra normativamente, como órgão de denúncias, ineficiente, desconhecido, que precisa melhor planejamento e reorganização. Considerou-se, que toda representação social encontra-se mascarada, havendo necessidade de novas pesquisas sobre a temática.
Abstract The Municipal Council of the Elderly is the body established by law to watch over the rights of the elderly and it is up to them to submit, opine, discuss, debate and decide, by vote, issues related to the rights of the elderly. The objective of this research is to identify and analyze how the social representations of counselors about the elderly municipal council are organized and the possible elements that make up the mute zone. A total of 72 counselors participated in the survey, who answered a sociodemographic questionnaire and a hierarchical free speech evocation test in situations of normal collection and substitution, based on the inductive term “municipal council of the elderly”. The data were analyzed by the Prototypic Analysis and the Centrality Index of Social Representations from Evocations. The results showed that although the council is normatively represented as a body for the defense and guarantee of the rights of the elderly, elements of the mute zone in the central nucleus point it, against normatively, as an inefficient, unknown body of denunciation, which needs better planning and reorganization. It was considered that all social representation is masked, requiring further research on the subject.
Resumen Consejo Municipal del Anciano es órgano de derecho instituido para velar por derechos de ancianos, e que corresponde a ellos, someter, opinar, discutir, debatir y decidir, por medio de voto, asuntos relacionados los derechos del anciano. El objetivo de esta investigación es identificar y analizar cómo se organizan las representaciones sociales de consejeros sobre el consejo municipal del anciano y los posibles elementos que componen la zona muda. Participaron, 72 consejeros, que respondieron cuestionario sociodemográfico y Test Evocación Libre de Palabras jerarquizada en situaciones de recolección de normal y de sustitución, a partir del término inductor “consejo municipal del ancianos”. Datos fueron analizados por Análisis Prototípico y por Índice de Centralidad de Representaciones Sociales a partir de Evocaciones. Resultados apuntaron que apesar de que consejo es representado normativamente como órgano de defensa y garantía de derechos de los ancianos, elementos de la zona muda en el núcleo central lo apunta, contra normativamente, como órgano de denuncias, ineficiente, desconocido, que necesita mejor planificación y reorganización. Se consideró, que toda representación social se encuentra enmascarada, habiendo necesidad de nuevas investigaciones sobre la temática.
https://doi.org/10.9788/tp2019.4-13
958 downloads
2.
The QualiRede intervention: improving the performance of care continuum in HIV, congenital syphilis, and hepatitis C in health regions
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Nemes, Maria Ines Battistella
; Castanheira, Elen Rose Lodeiro
; Alves, Ana Maroso
; Adania, Carolina Simone Souza
; Loch, Ana Paula
; Monroe, Aline Aparecida
; Souza, Rosa Alencar
; Gianna, Maria Clara
; Caminada, Sirlene
; Farias, Norma Suely de Oliveira
; Sousa, Paula de Oliveira e
; Domingues, Carmen Silva Bruniera
; Silva, Mariliza Henrique da
; Cervantes, Vilma
; Yamashiro, Juliana
; Caraciolo, Joselita Maria de Magalhães
; Silva, Fabiano Lima da
; Nemes Filho, Alexandre
; Jesus, Gabriel Lima de
; Helena, Ernani Tiaraju de Santa
; Albiero, José Francisco Gontan
; Lima, Marcela Soares Silveira
; Bellenzani, Renata
; Kehrig, Ruth Terezinha
; Vale, Felipe Campos do
; Nunes, Luceime Olivia
; Mendonça, Carolina Siqueira
; Zarili, Thais Fernanda Tortorelli
; Vilela, Mara Cristina
; Dantas, Jean Carlos de Oliveira
; Paula, Ivone de
; Tayra, Ângela
; Coelho, Débora Moraes
; Santos, Glauber Palha dos
; Quevedo, Dulce Castro
; Silva, Marcia Aparecida da
; Silva, Iraci Batista da
; Nasser, Mariana Arantes
; Andrade, Marta Campagnoni
; Santos, Maria Altenfelder
; Mercuri, Juliana
; Trindade, Katia Valeska
; Neves, Maria Aparecida Teixeira das
; Toledo, Renata Villanueva Alves de
; Almeida, Maria Cecília Rossi de
; Lima, Iraty Nunes
.
RESUMO Introdução: Modelos de cuidado contínuo baseiam recentes estratégias em HIV, infecções sexualmente transmissíveis e hepatite C (HCV). Métodos: Desenvolveram-se modelos de contínuo do cuidado em HIV, HCV e sífilis congênita incluindo todas as etapas da atenção, desde a promoção e a prevenção até o controle clínico/cura. O modelo baseou a intervenção QualiRede, desenvolvida em parceria entre universidade e Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada a gestores e demais profissionais de 6 regiões de saúde prioritárias em São Paulo e Santa Catarina. Selecionaram-se indicadores para cada etapa do contínuo do cuidado, provenientes dos sistemas de informação do SUS e dos questionários de avaliação de processo Qualiaids e QualiAB. Os indicadores formaram a base técnica de duas oficinas com profissionais e gestores de cada região: a primeira para identificar problemas e formar um Grupo Técnico Regional; e a segunda para construir planos de ação e metas a fim de melhorar o desempenho regional. Resultados: Os indicadores estão disponíveis no website www.qualirede.org. As oficinas ocorreram em quatro regiões de São Paulo (Alto Tietê, Baixada Santista, Grande ABC e Registro) e uma região de Santa Catarina (Foz do Rio Itajaí), resultando em planos regionais em São Paulo, mas não em Santa Catarina. Observou-se domínio limitado dos novos protocolos para HIV e HCV e uso incipiente de indicadores na rotina dos serviços. Conclusão: Melhorar o desempenho do contínuo do cuidado exige apropriação dos indicadores de desempenho e coordenação integrada dos fluxos de atenção em todos os níveis de gestão.
ABSTRACT Introduction: Care continuum models have supported recent strategies against sexually transmitted diseases, such as HIV and Hepatitis C (HCV). Methods: HIV, HCV, and congenital syphilis care continuum models were developed, including all stages of care, from promotion/prevention to clinical control/cure. The models supported the intervention QualiRede, developed by a University-Brazilian National Health System (SUS) partnership focused on managers and other professionals from six priority health regions in São Paulo and Santa Catarina. Indicators were selected for each stage of the care continuum from the SUS information systems and from the Qualiaids and QualiAB facility’s process evaluation questionnaires. The indicators acted as the technical basis of two workshops with professionals and managers in each region: the first one to identify problems and to create a Regional Technical Group; and the second one to design action plans for improving regional performance. Results: The indicators are available at www.qualirede.org. The workshops took place in the regions of Alto Tietê, Baixada Santista, Grande ABC, and Registro (São Paulo) and of Foz do Rio Itajaí (Santa Catarina), which resulted in regional action plans in São Paulo, but not in Santa Catarina. A lack of awareness was observed regarding the new HIV and HCV protocols, as well as an incipient use of indicators in routine practices. Conclusion: Improving the performance of the care continuum requires appropriation of performance indicators and coordination of care flows at local, regional, and state levels of management.
3.
The QualiRede intervention: improving the performance of care continuum in HIV, congenital syphilis, and hepatitis C in health regions
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Nemes, Maria Ines Battistella
; Castanheira, Elen Rose Lodeiro
; Alves, Ana Maroso
; Adania, Carolina Simone Souza
; Loch, Ana Paula
; Monroe, Aline Aparecida
; Souza, Rosa Alencar
; Gianna, Maria Clara
; Caminada, Sirlene
; Farias, Norma Suely de Oliveira
; Sousa, Paula de Oliveira e
; Domingues, Carmen Silva Bruniera
; Silva, Mariliza Henrique da
; Cervantes, Vilma
; Yamashiro, Juliana
; Caraciolo, Joselita Maria de Magalhães
; Silva, Fabiano Lima da
; Nemes Filho, Alexandre
; Jesus, Gabriel Lima de
; Helena, Ernani Tiaraju de Santa
; Albiero, José Francisco Gontan
; Lima, Marcela Soares Silveira
; Bellenzani, Renata
; Kehrig, Ruth Terezinha
; Vale, Felipe Campos do
; Nunes, Luceime Olivia
; Mendonça, Carolina Siqueira
; Zarili, Thais Fernanda Tortorelli
; Vilela, Mara Cristina
; Dantas, Jean Carlos de Oliveira
; Paula, Ivone de
; Tayra, Ângela
; Coelho, Débora Moraes
; Santos, Glauber Palha dos
; Quevedo, Dulce Castro
; Silva, Marcia Aparecida da
; Silva, Iraci Batista da
; Nasser, Mariana Arantes
; Andrade, Marta Campagnoni
; Santos, Maria Altenfelder
; Mercuri, Juliana
; Trindade, Katia Valeska
; Neves, Maria Aparecida Teixeira das
; Toledo, Renata Villanueva Alves de
; Almeida, Maria Cecília Rossi de
; Lima, Iraty Nunes
.
RESUMO Introdução: Modelos de cuidado contínuo baseiam recentes estratégias em HIV, infecções sexualmente transmissíveis e hepatite C (HCV). Métodos: Desenvolveram-se modelos de contínuo do cuidado em HIV, HCV e sífilis congênita incluindo todas as etapas da atenção, desde a promoção e a prevenção até o controle clínico/cura. O modelo baseou a intervenção QualiRede, desenvolvida em parceria entre universidade e Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada a gestores e demais profissionais de 6 regiões de saúde prioritárias em São Paulo e Santa Catarina. Selecionaram-se indicadores para cada etapa do contínuo do cuidado, provenientes dos sistemas de informação do SUS e dos questionários de avaliação de processo Qualiaids e QualiAB. Os indicadores formaram a base técnica de duas oficinas com profissionais e gestores de cada região: a primeira para identificar problemas e formar um Grupo Técnico Regional; e a segunda para construir planos de ação e metas a fim de melhorar o desempenho regional. Resultados: Os indicadores estão disponíveis no website www.qualirede.org. As oficinas ocorreram em quatro regiões de São Paulo (Alto Tietê, Baixada Santista, Grande ABC e Registro) e uma região de Santa Catarina (Foz do Rio Itajaí), resultando em planos regionais em São Paulo, mas não em Santa Catarina. Observou-se domínio limitado dos novos protocolos para HIV e HCV e uso incipiente de indicadores na rotina dos serviços. Conclusão: Melhorar o desempenho do contínuo do cuidado exige apropriação dos indicadores de desempenho e coordenação integrada dos fluxos de atenção em todos os níveis de gestão.
ABSTRACT Introduction: Care continuum models have supported recent strategies against sexually transmitted diseases, such as HIV and Hepatitis C (HCV). Methods: HIV, HCV, and congenital syphilis care continuum models were developed, including all stages of care, from promotion/prevention to clinical control/cure. The models supported the intervention QualiRede, developed by a University-Brazilian National Health System (SUS) partnership focused on managers and other professionals from six priority health regions in São Paulo and Santa Catarina. Indicators were selected for each stage of the care continuum from the SUS information systems and from the Qualiaids and QualiAB facility’s process evaluation questionnaires. The indicators acted as the technical basis of two workshops with professionals and managers in each region: the first one to identify problems and to create a Regional Technical Group; and the second one to design action plans for improving regional performance. Results: The indicators are available at www.qualirede.org. The workshops took place in the regions of Alto Tietê, Baixada Santista, Grande ABC, and Registro (São Paulo) and of Foz do Rio Itajaí (Santa Catarina), which resulted in regional action plans in São Paulo, but not in Santa Catarina. A lack of awareness was observed regarding the new HIV and HCV protocols, as well as an incipient use of indicators in routine practices. Conclusion: Improving the performance of the care continuum requires appropriation of performance indicators and coordination of care flows at local, regional, and state levels of management.
https://doi.org/10.1590/1980-549720190010.supl.1
2475 downloads
4.
Conselhos Municipais do Idoso e Representações Sociais de seus Conselheiros
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Resumo Todo percurso brasileiro, para favorecer políticas públicas de proteção e integração do idoso na sociedade, aparentemente apresenta uma lacuna. O objetivo desta pesquisa foi identificar as representações sociais de conselheiros sobre o conselho municipal do idoso. Participaram 36 integrantes de Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso (CMDI) de quatro municípios da região oeste da grande São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 20 e 80 anos. Para a coleta de dados utilizou-se questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente, com o apoio do software Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram que a maior preocupação dos participantes diz respeito às violações dos direitos dos idosos. Ainda foi possível identificar que suas representações estão pautadas na dinâmica e nas diretrizes para atuação no CMDI. Considerou-se que apesar dos conselheiros do CMDI terem como função fiscalizar e regularizar políticas públicas efetivas para a população idosa, eles deparam-se com dificuldades para exercer plenamente a função de conselheiro.
Abstract Every Brazilian story, to favor public policies of protection and integration of the elderly in society, apparently presents a gap. The objective of this research was to identify the social representations of counselors on the municipal council of the elderly. Thirty – six members of Municipal Councils for the Rights of the Elderly (CMDI) participated in four municipalities in the western region of Greater São Paulo, both sexes, aged between 20 and 80 years. For data collection, a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were used. Data were analyzed by the Descending Hierarchical Classification, with the support of the Interface Software of R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). The results pointed out that the participants’ main concern was related to violations of the rights of the elderly. It was still possible to identify that their representations are based on the dynamics and the guidelines for action in the CMDI. It was considered that although the CMDI advisors have the function of supervising and regularizing effective public policies for the elderly population, they find it difficult to exercise the full capacity of the counselor.
Resumen Aparentemente, cada camino brasileño, a favor de políticas públicas para la protección e integración de las personas mayores en la sociedad, aparentemente tiene una brecha. El objetivo de esta investigación fue identificar las representaciones sociales de los consejeros sobre el consejo municipal de ancianos. Participaron 36 miembros de los Consejos Municipales de Derechos de los Ancianos (CMDI) de cuatro municipios de la región occidental de la gran São Paulo, de ambos sexos, con edades comprendidas entre 20 y 80 años. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario sociodemográfico y entrevistas semiestructuradas. Los datos se analizaron mediante la Clasificación Jerárquica Descendente, respaldada por el software Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Los resultados indicaron que la mayor preocupación de los participantes se refiere a las violaciones de los derechos de las personas mayores. También fue posible identificar que sus representaciones se basan en la dinámica y las pautas para actuar en CMDI. Se consideró que, aunque los consejeros de CMDI tienen la función de supervisar y regularizar políticas públicas efectivas para la población de edad avanzada, enfrentan dificultades para ejercer plenamente la función de consejero.
https://doi.org/10.1590/1982-3703003187297
1261 downloads
5.
A Relação Professor-Aluno no Ensino Médio: Percepção do Professor de Escola Pública
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Resumo Esta pesquisa buscou identificar a percepção dos professores quanto à relação professor-aluno a partir de indicadores de conflito e afinidade, relacionando-os com as variáveis desempenho acadêmico, idade, sexo dos alunos e dos docentes. Realizou-se pesquisa transversal de caráter correlacional, com 10 professoras do ensino médio de uma escola pública estadual, que avaliaram 10 alunos utilizando a Escala da Relação Professor-Aluno (ERPA). Os resultados sugerem que as professoras tendem a ter maior afinidade com alunas e relação conflituosa com os discentes do sexo masculino. Ao correlacionar a variável de desempenho acadêmico com os indicadores de afinidade e conflito verificou se que existe correlação positiva fraca entre o indicador de conflito e o desempenho acadêmico da disciplina Filosofia. Contudo, na disciplina de Geografia, existe também uma correlação positiva fraca, mas com o indicador de afinidade. Conclui-se pela necessidade de novos estudos que aprofundem o tema abordado considerando outros contextos.
Abstract This research aimed to identify the teachers' perception of the teacher-student relationship from conflict and affinity indicators, relating them to the variables academic performance, age, gender of students and teachers. Transversal cross-sectional research was carried out with 10 high school teachers from a state public school, who evaluated 10 students using the Teacher-Student Relationship Scale (ERPA). The results suggest that teachers tend to have greater affinity with female students and a conflicting relationship with male students. When correlating the academic performance variable with the affinity and conflict indicators, it was verified that there is a weak positive correlation between the conflict indicator and the academic performance of the discipline Philosophy. However, in the Geography discipline, there is also a weak positive correlation, but with the affinity indicator. It was concluded that new studies are needed to deepen the theme addressed in other contexts.
Resumen En esta investigación se buscó identificar la percepción de los profesores en lo que se refiere a la relación profesor-alumno a partir de indicadores de conflicto y afinidad, relacionándolos con las variables desempeño académico, edad, sexo de los alumnos y de los docentes. Se realizó investigación transversal de carácter correlacional, con 10 profesores de la enseñanza secundaria de escuela pública estadual, que evaluaron 10 alumnos utilizando la Escala de la Relación Profesor-Alumno (ERPA). Los resultados sugieren que las profesoras tienden a tener más afinidad con alumnas y relación de conflictos con los discentes del sexo masculino. Al correlacionar la variable de desempeño académico con los indicadores de afinidad y conflicto se verificó que hay correlación positiva escasa entre el indicador de conflicto y el desempeño académico de la asignatura Filosofía. Pero, en la asignatura de Geografía, hay también una correlación positiva escasa, pero con el indicador de afinidad. Se concluye por la necesidad de nuevos estudios que profundicen el tema abordado considerando otros contextos.
https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121111
4555 downloads
6.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE FAMÍLIA
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
da Silva Gonçalves Fernandes, Janaína
; Rodrigues da Costa, Beethoven Hortencio
; Siqueira de Andrade, Márcia
.
Resumen El propósito de este estudio fue identificar y analizar las representaciones sociales de adultos mayores sobre la familia. El abordaje fue cualitativo, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales. Los participantes fueron 14 ancianos jubilados, con edad 65-86 años residentes en la región occidental de São Paulo, Brasil. Los datos fueron recolectados mediante cuestionario sociodemográfico y entrevista semiestructurada; y fueron analizados por la Clasificación Jerárquica Descendente, con soporte del software IRAMUTEQ, y posteriormente con la técnica de análisis contenido. Se han identificado dos temáticas a partir del discurso de los participantes: educación familiar y pérdidas (la partida de hijos, cambios y muerte). Se consideró que el papel de los adultos mayores dentro del contexto familiar depende del sentido que tienen del propio proceso de envejecimiento. Para la vejez activa y autónoma, la familia necesita ser protegida y educada. Para los adultos mayores fragilizados el sentido de la familia se relaciona con las pérdidas.
Resumo Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa norteada pela Teoria das Representações Sociais. Participaram 14 idosos aposentados, com idades entre 65 e 86 anos residentes na região oeste da grande São Paulo no Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente, como apoio do software IRAMUTEQ, e posteriormente com a Técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificados dois temas a partir do discurso dos participantes: educação familiar e perdas (afastamento dos filhos; e mudanças e morte). Considerou-se que o papel do idoso dentro do contexto familiar depende do sentido que eles possuem do próprio processo de envelhecimento. Na velhice ativa e autônoma a família precisa de ser protegida e educada. Em idosos fragilizados o sentido de família está relacionado a perdas.
Abstract The purpose of this study was to identify and analyze the social representations of the elderly about family. A qualitative research was conducted, guided by the Theory of Social Representations. Participants were 14 elderly retired people, aged 65-86 years and residents in the western region of São Paulo, Brazil. Data were collected using a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The data were analyzed by the Descending Hierarchical Classification, with support of IRAMUTEQ software, and posteriorly with the Content Analysis Technique. Two themes have been identified from the participants’ discourse: family education and losses (departure of sons, and changes and death). It was considered that the role of the elderly within the family context depends on the sense they have of the aging process itself. In active and autonomous old age the family needs to be protected and educated. In fragilized elderly the sense of family is related to losses.
https://doi.org/10.22235/cp.v11i2.1345
2119 downloads
7.
Revisão sobre a doença de alzheimer: diagnóstico, evolução e cuidados
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento lexical de temas publicados em artigos científicos entre os anos de 2009 a 2014 , sobre a Doença de Alzheimer. Realizou-se revisão de artigos científicos na base de dados SciELO/Brasil publicados entre janeiro de 2009 a junho de 2014, utilizando o termo Doença de Alzheimer. A recuperação bibliográfica resultou em 173 artigos, dos quais 98 atenderam aos critérios de inclusão, com um número elevado de artigos publicados nas áreas médicas e ciências da saúde. O material foi submetido à análise do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram que os temas mais abordados foram: diagnóstico, evolução da doença e cuidados. Considerou-se que mesmo com a variedade de estudos em diferentes áreas do conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, existe a necessidade de estudos interdisciplinares que considerem a importância da prevenção, avaliação e intervenção, contribuindo para a compreensão da natureza específica dessa patologia. Sugere-se pesquisas que estejam conectadas a área de humanas como: a sociologia, a filosofia, as ciências sociais, a história e a educação.
He objective of the research was to carry out a lexical survey of themes published in scientific articles between the years of 2009 and 2014 on Alzheimer's disease. Was held review of scientific articles in the database SciELO / Brazil from January 2009 to June 2014, using the term Alzheimer's disease. The bibliographic recovery resulted in 173 articles, of which 98 met the inclusion criteria, with a large number of articles published in medical and health sciences areas. The material was submitted to the IRAMUTEQ software. The results showed that the most discussed topics were: diagnosis, disease progression and care. Even be considered by the variety of studies in different fields of knowledge about Alzheimer's disease, there is a need for interdisciplinary studies considering the importance of prevention, assessment and intervention, contributing to the understanding of the specific nature of this pathology. It is suggested research that are connected to the humanities such as sociology, philosophy, social sciences, history and education.
https://doi.org/10.15309/17psd180111
31087 downloads
8.
Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
Zappi, Daniela C.
; Filardi, Fabiana L. Ranzato
; Leitman, Paula
; Souza, Vinícius C.
; Walter, Bruno M.T.
; Pirani, José R.
; Morim, Marli P.
; Queiroz, Luciano P.
; Cavalcanti, Taciana B.
; Mansano, Vidal F.
; Forzza, Rafaela C.
; Abreu, Maria C.
; Acevedo-Rodríguez, Pedro
; Agra, Maria F.
; Almeida Jr., Eduardo B.
; Almeida, Gracineide S.S.
; Almeida, Rafael F.
; Alves, Flávio M.
; Alves, Marccus
; Alves-Araujo, Anderson
; Amaral, Maria C.E.
; Amorim, André M.
; Amorim, Bruno
; Andrade, Ivanilza M.
; Andreata, Regina H.P.
; Andrino, Caroline O.
; Anunciação, Elisete A.
; Aona, Lidyanne Y.S.
; Aranguren, Yani
; Aranha Filho, João L.M.
; Araújo, Andrea O.
; Araújo, Ariclenes A.M.
; Araújo, Diogo
; Arbo, María M.
; Assis, Leandro
; Assis, Marta C.
; Assunção, Vivian A.
; Athiê-Souza, Sarah M.
; Azevedo, Cecilia O.
; Baitello, João B.
; Barberena, Felipe F.V.A.
; Barbosa, Maria R.V.
; Barros, Fábio
; Barros, Lucas A.V.
; Barros, Michel J.F.
; Baumgratz, José F.A.
; Bernacci, Luis C.
; Berry, Paul E.
; Bigio, Narcísio C.
; Biral, Leonardo
; Bittrich, Volker
; Borges, Rafael A.X.
; Bortoluzzi, Roseli L.C.
; Bove, Cláudia P.
; Bovini, Massimo G.
; Braga, João M.A.
; Braz, Denise M.
; Bringel Jr., João B.A.
; Bruniera, Carla P.
; Buturi, Camila V.
; Cabral, Elza
; Cabral, Fernanda N.
; Caddah, Mayara K.
; Caires, Claudenir S.
; Calazans, Luana S.B.
; Calió, Maria F.
; Camargo, Rodrigo A.
; Campbell, Lisa
; Canto-Dorow, Thais S.
; Carauta, Jorge P.P.
; Cardiel, José M.
; Cardoso, Domingos B.O.S.
; Cardoso, Leandro J.T.
; Carneiro, Camila R.
; Carneiro, Cláudia E.
; Carneiro-Torres, Daniela S.
; Carrijo, Tatiana T.
; Caruzo, Maria B.R.
; Carvalho, Maria L.S.
; Carvalho-Silva, Micheline
; Castello, Ana C.D.
; Cavalheiro, Larissa
; Cervi, Armando C.
; Chacon, Roberta G.
; Chautems, Alain
; Chiavegatto, Berenice
; Chukr, Nádia S.
; Coelho, Alexa A.O.P.
; Coelho, Marcus A.N.
; Coelho, Rubens L.G.
; Cordeiro, Inês
; Cordula, Elizabeth
; Cornejo, Xavier
; Côrtes, Ana L.A.
; Costa, Andrea F.
; Costa, Fabiane N.
; Costa, Jorge A.S.
; Costa, Leila C.
; Costa-e-Silva, Maria B.
; Costa-Lima, James L.
; Cota, Maria R.C.
; Couto, Ricardo S.
; Daly, Douglas C.
; De Stefano, Rodrigo D.
; De Toni, Karen
; Dematteis, Massimiliano
; Dettke, Greta A.
; Di Maio, Fernando R.
; Dórea, Marcos C.
; Duarte, Marília C.
; Dutilh, Julie H.A.
; Dutra, Valquíria F.
; Echternacht, Lívia
; Eggers, Lilian
; Esteves, Gerleni
; Ezcurra, Cecilia
; Falcão Junior, Marcus J.A.
; Feres, Fabíola
; Fernandes, José M.
; Ferreira, D.M.C.
; Ferreira, Fabrício M.
; Ferreira, Gabriel E.
; Ferreira, Priscila P.A.
; Ferreira, Silvana C.
; Ferrucci, Maria S.
; Fiaschi, Pedro
; Filgueiras, Tarciso S.
; Firens, Marcela
; Flores, Andreia S.
; Forero, Enrique
; Forster, Wellington
; Fortuna-Perez, Ana P.
; Fortunato, Reneé H.
; Fraga, Cléudio N.
; França, Flávio
; Francener, Augusto
; Freitas, Joelcio
; Freitas, Maria F.
; Fritsch, Peter W.
; Furtado, Samyra G.
; Gaglioti, André L.
; Garcia, Flávia C.P.
; Germano Filho, Pedro
; Giacomin, Leandro
; Gil, André S.B.
; Giulietti, Ana M.
; A.P.Godoy, Silvana
; Goldenberg, Renato
; Gomes da Costa, Géssica A.
; Gomes, Mário
; Gomes-Klein, Vera L.
; Gonçalves, Eduardo Gomes
; Graham, Shirley
; Groppo, Milton
; Guedes, Juliana S.
; Guimarães, Leonardo R.S.
; Guimarães, Paulo J.F.
; Guimarães, Elsie F.
; Gutierrez, Raul
; Harley, Raymond
; Hassemer, Gustavo
; Hattori, Eric K.O.
; Hefler, Sonia M.
; Heiden, Gustavo
; Henderson, Andrew
; Hensold, Nancy
; Hiepko, Paul
; Holanda, Ana S.S.
; Iganci, João R.V.
; Imig, Daniela C.
; Indriunas, Alexandre
; Jacques, Eliane L.
; Jardim, Jomar G.
; Kamer, Hiltje M.
; Kameyama, Cíntia
; Kinoshita, Luiza S.
; Kirizawa, Mizué
; Klitgaard, Bente B.
; Koch, Ingrid
; Koschnitzke, Cristiana
; Krauss, Nathália P.
; Kriebel, Ricardo
; Kuntz, Juliana
; Larocca, João
; Leal, Eduardo S.
; Lewis, Gwilym P.
; Lima, Carla T.
; Lima, Haroldo C.
; Lima, Itamar B.
; Lima, Laíce F.G.
; Lima, Laura C.P.
; Lima, Leticia R.
; Lima, Luís F.P.
; Lima, Rita B.
; Lírio, Elton J.
; Liro, Renata M.
; Lleras, Eduardo
; Lobão, Adriana
; Loeuille, Benoit
; Lohmann, Lúcia G.
; Loiola, Maria I.B.
; Lombardi, Julio A.
; Longhi-Wagner, Hilda M.
; Lopes, Rosana C.
; Lorencini, Tiago S.
; Louzada, Rafael B.
; Lovo, Juliana
; Lozano, Eduardo D.
; Lucas, Eve
; Ludtke, Raquel
; Luz, Christian L.
; Maas, Paul
; Machado, Anderson F.P.
; Macias, Leila
; Maciel, Jefferson R.
; Magenta, Mara A.G.
; Mamede, Maria C.H.
; Manoel, Evelin A.
; Marchioretto, Maria S.
; Marques, Juliana S.
; Marquete, Nilda
; Marquete, Ronaldo
; Martinelli, Gustavo
; Martins da Silva, Regina C.V.
; Martins, Ângela B.
; Martins, Erika R.
; Martins, Márcio L.L.
; Martins, Milena V.
; Martins, Renata C.
; Matias, Ligia Q.
; Maya-L., Carlos A.
; Mayo, Simon
; Mazine, Fiorella
; Medeiros, Debora
; Medeiros, Erika S.
; Medeiros, Herison
; Medeiros, João D.
; Meireles, José E.
; Mello-Silva, Renato
; Melo, Aline
; Melo, André L.
; Melo, Efigênia
; Melo, José I.M.
; Menezes, Cristine G.
; Menini Neto, Luiz
; Mentz, Lilian A.
; Mezzonato, A.C.
; Michelangeli, Fabián A.
; Milward-de-Azevedo, Michaele A.
; Miotto, Silvia T.S.
; Miranda, Vitor F.O.
; Mondin, Cláudio A.
; Monge, Marcelo
; Monteiro, Daniele
; Monteiro, Raquel F.
; Moraes, Marta D.
; Moraes, Pedro L.R.
; Mori, Scott A.
; Mota, Aline C.
; Mota, Nara F.O.
; Moura, Tania M.
; Mulgura, Maria
; Nakajima, Jimi N.
; Nardy, Camila
; Nascimento Júnior, José E.
; Noblick, Larry
; Nunes, Teonildes S.
; O'Leary, Nataly
; Oliveira, Arline S.
; Oliveira, Caetano T.
; Oliveira, Juliana A.
; Oliveira, Luciana S.D.
; Oliveira, Maria L.A.A.
; Oliveira, Regina C.
; Oliveira, Renata S.
; Oliveira, Reyjane P.
; Paixão-Souza, Bruno
; Parra, Lara R.
; Pasini, Eduardo
; Pastore, José F.B.
; Pastore, Mayara
; Paula-Souza, Juliana
; Pederneiras, Leandro C.
; Peixoto, Ariane L.
; Pelissari, Gisela
; Pellegrini, Marco O.O.
; Pennington, Toby
; Perdiz, Ricardo O.
; Pereira, Anna C.M.
; Pereira, Maria S.
; Pereira, Rodrigo A.S.
; Pessoa, Clenia
; Pessoa, Edlley M.
; Pessoa, Maria C.R.
; Pinto, Luiz J.S.
; Pinto, Rafael B.
; Pontes, Tiago A.
; Prance, Ghillean T.
; Proença, Carolyn
; Profice, Sheila R.
; Pscheidt, Allan C.
; Queiroz, George A.
; Queiroz, Rubens T.
; Quinet, Alexandre
; Rainer, Heimo
; Ramos, Eliana
; Rando, Juliana G.
; Rapini, Alessandro
; Reginato, Marcelo
; Reis, Ilka P.
; Reis, Priscila A.
; Ribeiro, André R.O.
; Ribeiro, José E.L.S.
; Riina, Ricarda
; Ritter, Mara R.
; Rivadavia, Fernando
; Rocha, Antônio E.S.
; Rocha, Maria J.R.
; Rodrigues, Izabella M.C.
; Rodrigues, Karina F.
; Rodrigues, Rodrigo S.
; Rodrigues, Rodrigo S.
; Rodrigues, Vinícius T.
; Rodrigues, William
; Romaniuc Neto, Sérgio
; Romão, Gerson O.
; Romero, Rosana
; Roque, Nádia
; Rosa, Patrícia
; Rossi, Lúcia
; Sá, Cyl F.C.
; Saavedra, Mariana M.
; Saka, Mariana
; Sakuragui, Cássia M.
; Salas, Roberto M.
; Sales, Margareth F.
; Salimena, Fatima R.G.
; Sampaio, Daniela
; Sancho, Gisela
; Sano, Paulo T.
; Santos, Alessandra
; Santos, Élide P.
; Santos, Juliana S.
; Santos, Marianna R.
; Santos-Gonçalves, Ana P.
; Santos-Silva, Fernanda
; São-Mateus, Wallace
; Saraiva, Deisy P.
; Saridakis, Dennis P.
; Sartori, Ângela L.B.
; Scalon, Viviane R.
; Schneider, Ângelo
; Sebastiani, Renata
; Secco, Ricardo S.
; Senna, Luisa
; Senna-Valle, Luci
; Shirasuna, Regina T.
; Silva Filho, Pedro J.S.
; Silva, Anádria S.
; Silva, Christian
; Silva, Genilson A.R.
; Silva, Gisele O.
; Silva, Márcia C.R.
; Silva, Marcos J.
; Silva, Marcos J.
; Silva, Otávio L.M.
; Silva, Rafaela A.P.
; Silva, Saura R.
; Silva, Tania R.S.
; Silva-Gonçalves, Kelly C.
; Silva-Luz, Cíntia L.
; Simão-Bianchini, Rosângela
; Simões, André O.
; Simpson, Beryl
; Siniscalchi, Carolina M.
; Siqueira Filho, José A.
; Siqueira, Carlos E.
; Siqueira, Josafá C.
; Smith, Nathan P.
; Snak, Cristiane
; Soares Neto, Raimundo L.
; Soares, Kelen P.
; Soares, Marcos V.B.
; Soares, Maria L.
; Soares, Polyana N.
; Sobral, Marcos
; Sodré, Rodolfo C.
; Somner, Genise V.
; Sothers, Cynthia A.
; Sousa, Danilo J.L.
; Souza, Elnatan B.
; Souza, Élvia R.
; Souza, Marcelo
; Souza, Maria L.D.R.
; Souza-Buturi, Fátima O.
; Spina, Andréa P.
; Stapf, María N.S.
; Stefano, Marina V.
; Stehmann, João R.
; Steinmann, Victor
; Takeuchi, Cátia
; Taylor, Charlotte M.
; Taylor, Nigel P.
; Teles, Aristônio M.
; Temponi, Lívia G.
; Terra-Araujo, Mário H.
; Thode, Veronica
; Thomas, W.Wayt
; Tissot-Squalli, Mara L.
; Torke, Benjamin M.
; Torres, Roseli B.
; Tozzi, Ana M.G.A.
; Trad, Rafaela J.
; Trevisan, Rafael
; Trovó, Marcelo
; Valls, José F.M.
; Vaz, Angela M.S.F.
; Versieux, Leonardo
; Viana, Pedro L.
; Vianna Filho, Marcelo D.M.
; Vieira, Ana O.S.
; Vieira, Diego D.
; Vignoli-Silva, Márcia
; Vilar, Thaisa
; Vinhos, Franklin
; Wallnöfer, Bruno
; Wanderley, Maria G.L.
; Wasshausen, Dieter
; Watanabe, Maurício T.C.
; Weigend, Maximilian
; Welker, Cassiano A.D.
; Woodgyer, Elizabeth
; Xifreda, Cecilia C.
; Yamamoto, Kikyo
; Zanin, Ana
; Zenni, Rafael D.
; Zickel, Carmem S
.
Resumo Um levantamento atualizado das plantas com sementes e análises relevantes acerca desta biodiversidade são apresentados. Este trabalho se iniciou em 2010 com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos e, desde então vem sendo atualizado por mais de 430 especialistas trabalhando online. O Brasil abriga atualmente 32.086 espécies nativas de Angiospermas e 23 espécies nativas de Gimnospermas e estes novos dados mostram um aumento de 3% da riqueza em relação a 2010. A Amazônia é o Domínio Fitogeográfico com o maior número de espécies de Gimnospermas, enquanto que a Floresta Atlântica possui a maior riqueza de Angiospermas. Houve um crescimento considerável no número de espécies e nas taxas de endemismo para a maioria dos Domínios (Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica, Pampa e Pantanal), com exceção da Amazônia que apresentou uma diminuição de 2,5% de endemicidade. Entretanto, a maior parte das plantas com sementes que ocorrem no Brasil (57,4%) é endêmica deste território. A proporção de formas de vida varia de acordo com os diferentes Domínios: árvores são mais expressivas na Amazônia e Floresta Atlântica do que nos outros biomas, ervas são dominantes no Pampa e as lianas apresentam riqueza expressiva na Amazônia, Floresta Atlântica e Pantanal. Este trabalho não só quantifica a biodiversidade brasileira, mas também indica as lacunas de conhecimento e o desafio a ser enfrentado para a conservação desta flora.
Abstract An updated inventory of Brazilian seed plants is presented and offers important insights into the country's biodiversity. This work started in 2010, with the publication of the Plants and Fungi Catalogue, and has been updated since by more than 430 specialists working online. Brazil is home to 32,086 native Angiosperms and 23 native Gymnosperms, showing an increase of 3% in its species richness in relation to 2010. The Amazon Rainforest is the richest Brazilian biome for Gymnosperms, while the Atlantic Rainforest is the richest one for Angiosperms. There was a considerable increment in the number of species and endemism rates for biomes, except for the Amazon that showed a decrease of 2.5% of recorded endemics. However, well over half of Brazillian seed plant species (57.4%) is endemic to this territory. The proportion of life-forms varies among different biomes: trees are more expressive in the Amazon and Atlantic Rainforest biomes while herbs predominate in the Pampa, and lianas are more expressive in the Amazon, Atlantic Rainforest, and Pantanal. This compilation serves not only to quantify Brazilian biodiversity, but also to highlight areas where there information is lacking and to provide a framework for the challenge faced in conserving Brazil's unique and diverse flora.
https://doi.org/10.1590/2175-7860201566411
33340 downloads
9.
Representações sociais sobre história por jovens e adultos
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
A pesquisa teve por objetivos analisar as representações sociais sobre História por alunos da Educação de Jovens e Adultos e compreender como esses estudantes se percebem inseridos na História. Participaram da pesquisa sessenta e dois alunos do 3º ano do Ensino Médio, modalidade EJA, de escola pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados pela pesquisadora, por meio de questionário semiestruturado, e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes representam história como disciplina escolar construída por grandes heróis, ignorando sua participação efetiva na mesma enquanto sujeitos históricos. Esses jovens e adultos apresentam uma concepção que se aproxima da perspectiva tradicional da História, isto é, de uma história essencialmente política e voltada para os grandes acontecimentos. Os resultados sugerem, ainda, que as representações sociais sobre História estariam relacionadas a uma permanência de práticas pouco problematizadoras, presentes na escola dos pesquisados.
This research aimed to analyze the social representations on History by students of the Education of Youth and Adults and understand how these students recognize themselves inserted in History. Sixty two students of the 3rd year of High School, in EJA modality of a public school of São Paulo State, had participated in the survey. Data were collected through a semi-structured questionnaire elaborated by the researcher and the data analysis was done by the technique of content analysis. Survey results disclosed that the participants consider History a school subject constructed by heroes, ignoring their effective participation in it as historical citizens. The conception of these teenagers and adults is similar to the traditional perspective of History, that is, an essentially political history and facing the great events. Survey results also indicated that the social representations on History would be related to the low reflexive practices in the participants' school.
La investigación tuvo como objetivo analizar las representaciones sociales de los estudiantes la Educación de Jóvenes y Adultos acerca de Historia y la comprensión de cómo estos estudiantes se perciben insertan en la historia. Participaron de la investigación sesenta y dos estudiantes del 3er año de la escuela secundaria, educación de adultos, una escuela pública en el estado de São Paulo. Los datos fueron recogidos por el investigador a través de cuestionario semi-estructurado, y se analizaron mediante análisis de contenido. Los resultados indican que los participantes representan la historia como disciplina escolar construida por los grandes héroes, ignorando su participación efectiva en ella como sujetos históricos. Dichos jóvenes poseen un diseño que se aproxima a la visión tradicional de la historia, una historia centrada sobre todo en la política y los grandes eventos. Los resultados también sugieren que las representaciones sociales de la historia están relacionados con la existencia de prácticas poco problematizadoras en la escuela investigada.
3633 downloads
Cited 1 time in SciELO
10.
Social representations formulated by high school students
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Other social networks
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Other networks
- Metrics
O objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes. Para se alcançar o objetivo proposto, realizou-se estudo de caso descritivo de caráter transversal com alunos do ensino médio de três escolas. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo, e os dados quantitativos, por análises descritivas e inferenciais. Foram levantadas, a posteriore, três categorias teóricas que emergiram dos discursos dos participantes, o que indica distintas representações sociais sobre aprendizagem: concepção tradicional, renovada e contemporânea. Os resultados apontam a predominância da concepção contemporânea nos grupos estudados. Essa situação sugere que os adolescentes que assumiram a concepção contemporânea representem a aprendizagem de forma vinculada ao sistema periférico, dispositivo que prepara as transformações cristalizadas, amortecendo o confronto entre realidade subjetiva e elementos consensuais, constitutivos do núcleo central das representações sociais.
The aim of this research is to identify and analyze the social representations of learning formulated by adolescents. In order to do so, three descriptive case studies were carried out using transversal methodology with High School students from three schools. For data collection, a semi-structured questionnaire was used. Two forms of analysis were performed at a later stage: the qualitative data was analyzed by the technician of Content Analysis; the quantitative data was submitted to descriptive and inferential analysis. A posteriore, three theoretical categories that emerged from the discourse used by the participants pointing to different social representations about learning traditional, renewed and contemporary conceptions. The results show the predominance of the contemporary concept among the studied groups. This scenario suggests that the adolescents who assumed the contemporaneous concept represent the learning connected to the peripheral system, a device that prepares crystallized transformations, diminishing the confrontation between subjective reality and consensual elements, which are part of the central core of social representations.
2139 downloads
Showing
itens per page
Page
of 1
Next
Statistics of
Send result
Sem resultados
No documents were found for your search
Glossary and search help
You can enrich your search in a very simple way. Use the search indexes combined with the connectors (AND or OR) and specify more your search.
For example, if you want to search for articles about
cases of dengue in Brasil in 2015, use:ti:dengue and publication_year:2015 and aff_country:Brasil
See below the complete list of search indexes that can be used:
Index code | Element |
---|---|
ti | article title |
au | author |
kw | article keywords |
subject | subject (title words, abstract and keywords) |
ab | abstract |
ta | journal short title (e.g. Cad. Saúde Pública) |
journal_title | journal full title (e.g. Cadernos de Saúde Pública) |
la | publication language code (e.g. pt - Portuguese, es - Spanish) |
type | document type |
pid | publication identifier |
publication_year | publication year of publication |
sponsor | sponsor |
aff_country | country code of the author's affiliation |
aff_institution | author affiliation institution |
volume | article volume |
issue | article issue |
elocation | elocation |
doi | DOI number |
issn | journal ISSN |
in | SciELO colection code (e.g. scl - Brasil, col - Colômbia) |
use_license | article usage license code |