Resumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.
Abstract With the increasing advance of technology the construction of buildings become more complex. In order to follow this process, it was developed the paradigm named Building Information Modeling (BIM). It is based on collaboration between the architectural, engineering and construction professionals for the development of an integrated 3D model of a building from which necessary information will be set aside for the project management. BIM has been used by many companies, due to potential benefits. However, the diffusion of this paradigm remains limited by the small number of professionals who dominate it. Thus, this study aims to demonstrate the importance of BIM and describe a method of teaching it, so this paradigm could be widespread and used by many students. For this purpose, it was made an analysis of BIM teaching-learning experience in the class of Construction project management I, taught at Arizona State University (ASU), located in United States. From the results it was found that this class introduce concepts of BIM with others project management subjects, it may be classified as intermediate level, forming a BIM analyst, and it is effective in present some of mainly concepts and uses of BIM to the class.