RESUMO Objetivo: Este artigo objetiva avaliar a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia de ensino ativa na aprendizagem de alunos de graduação em Administração. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A proposta apresentada neste artigo traz uma contribuição teórico-prática para o ensino de Administração, uma vez que descreve as etapas para a utilização da estratégia pelo professor em sala de aula, assim como oportuniza a reflexão de pesquisadores sobre estratégias de ensino inovadoras para a educação em Administração no Brasil. Principais aspectos metodológicos: O estudo é qualitativo e o método de investigação utilizado seguiu os pressupostos e etapas da pesquisa-ação de Cousin (2009): reconhecimento, planejamento, ação, observação e reflexão, cuja descrição foi adaptada para o contexto do ensino. Síntese dos principais resultados: Os resultados obtidos indicam que as HQs utilizadas como estratégia de ensino podem potencializar o desenvolvimento de competências, auxiliar no desenvolvimento da inovação e flexibilidade e contribuir para reduzir o gap entre teoria e prática. Ademais, desenvolvem o senso crítico, ajudam a estabelecer relações entre eventos e situações gerenciais e incentivam a troca de experiências, auxiliando na tomada de decisão e permitindo aos alunos representarem uma situação profissional fundamentada em preceitos teóricos. Por fim, contribuem para o desenvolvimento da prática reflexiva no ambiente de aprendizagem e, de modo especial, promovem o desenvolvimento da criatividade, algo que foi observado ao longo de toda a aplicação da estratégia. Principais considerações/conclusões: Espera-se que o estudo contribua para a difusão da estratégia em outros cursos e instituições e que estimule docentes a utilizarem as histórias em quadrinhos nos processos de aprendizagem de seus alunos.
ABSTRACT Purpose: This article aims to evaluate the use of comics as an active teaching strategy in learning of students in a management undergraduate program. Originality/gap/relevance/implications: The proposal presented in this article brings a theoretical-practical contribution to education in management, since it describes the steps for the use of a strategy involving use of comics as a teaching tool by the professor in the classroom, and also promotes the researcher's reflections on innovative teaching strategies for education in management in Brazil. Key methodological aspects: The study is qualitative and the research method adopted followed the assumptions and steps of the action research of Cousin (2009): recognition, planning, action, observation and reflection. Cousin's description was adapted to the context of teaching. Summary of key results: The results obtained indicate that using presentation of comics as a teaching strategy can enhance competence development, assist in the development of innovation and flexibility, and also contribute to reducing the gap between theory and practice. In addition, it can help students develop a critical sense, help to establish relationships between events and managerial situations, and encourage the exchange of experiences, assisting in decision-making and allowing students to represent a professional situation based on theoretical precepts. Finally, it contributes to the development of reflective practice in the learning environment and, in particular, promotes the development of creativity, something that was observed throughout the implementation of the strategy. Key considerations/conclusions: It is expected that the study will contribute to the dissemination of the strategy in other programs and institutions and encourage teachers to use comics in the learning processes of their students.
RESUMEN Objetivo: Este artículo tiene como objetivo evaluar el uso de los Comics como estrategia activa de enseñanza en el aprendizaje de estudiantes de pregrado en Administración. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: La propuesta presentada en este artículo trae una contribución teórico-práctica a la educación en Administración, puesto que describe los pasos para el uso de la estrategia por el profesor en la clase, así como contribuye a la reflexión de los investigadores acerca de las estrategias de enseñanza innovadoras para la educación en administración en Brasil. Principales aspectos metodológicos: La investigación es cualitativa y el método utilizado siguió los presupuestos y etapas de la investigación-acción de Cousin (2009): reconocimiento, planificación, acción, observación y reflexión, cuya descripción fue adaptada al contexto de la educación. Síntesis de los principales resultados: Los resultados obtenidos indican que los Cómics utilizados como estrategia de enseñanza pueden potenciar el desarrollo de competencias, ayudar en el desarrollo de la innovación y la flexibilidad, y ayudar a reducir la brecha entre teoría y práctica. Además, desarrollan un sentido crítico, ayudan a establecer relaciones entre hechos y situaciones gerenciales y fomentan el intercambio de experiencias, para ayudar en el proceso de toma de decisiones y permitiendo que los alumnos representen una situación profesional basada en preceptos teóricos. Por último, contribuye al desarrollo de la práctica reflexiva en el ambiente de aprendizaje y, en particular, promover el desarrollo de la creatividad, algo que se observó a lo largo de la implementación de la estrategia. Principales consideraciones/conclusiones: Se espera que este estudio contribuya a la difusión de la estrategia en otros cursos e instituciones y motive a los docentes en el uso de los Cómics en los procesos de aprendizaje de sus estudiantes.