Objetivou-se neste trabalho estudar o comportamento dos consumidores de carne de frango em relação ao bem-estar animal e à disposição em pagar mais por produtos com certificação para esse atributo de qualidade. Para isso foi realizada uma pesquisa de mercado com consumidores de carne de frango da cidade de Curitiba, Paraná. Uma análise prévia foi realizada com peritos da cadeia avícola para estruturação do questionário. Após esta fase, 481 consumidores foram entrevistados. Perguntas objetivas resultaram em informações gerais e imagens de produtos hipotéticos geraram informações sobre a atitude de compra utilizando análise conjunta e posterior simulação de mercado. Os atributos mais observados na hora da compra foram validade, preço, cor e odor. O bem-estar animal inicialmente foi considerado pela minoria (3,7%). Dos entrevistados, 68,5% não conhecem o sistema de produção, porém, depois de observar fotos dos sistemas, acreditam que o modelo semiintensivo proporciona melhor bem-estar e resulte em produtos de melhor qualidade. Na análise conjunta, preço baixo, produção com melhores condições de bem-estar animal, carne firme e rosada e produção sem antibióticos são, respectivamente, as características com maiores valores de utilidade. O atributo de maior importância foi o preço (34,1%), seguido do tipo de carne (24,6%), bem-estar animal (24,1%) e utilização de antibióticos (17,0%). Na simulação de mercado, 70,9% dos consumidores pagariam mais por produtos que com certificação de bem-estar animal e carne firme e rosada. A baixa importância inicial do bem-estar animal para o consumidor pode estar relacionada à falta de conhecimento acerca dos sistemas produtivos, portanto o acesso a informações a respeito pode incentivar o pagamento por esse atributo.
The objective of this experiment was to study the behavior of chicken consumer, with emphasis on animal welfare and on the willingness to pay a higher value for products with certification for this attribute of quality. Thus, a market research was conducted with consumers of broiler meat in the city of Curitiba, Paraná. A primary analysis was done with experts of the avian chain. After this, 481 consumers were interviewed. Straight questions generated general information and images of the hypothetical products generated information about buying attitudes, using conjoint analysis. The most expressed attributes during the act of buying were shelf-life date, price, color and odor. Animal welfare was considered by a minority of 3.7%. Of the interviewed, 68.5% did not know the production system, but after having observed photos of the systems, they believed that the semi-intensive system provided higher animal welfare and originated a better product. It was possible to observe that low price, production with better conditions of animal welfare, firm pink meat, and production without antibiotics, respectively, present the highest utility values. The attribute of greater importance was price (34.1%), followed by the type of meat (24.6%), animal welfare (24.1%), and the usage of antibiotics (17.0%). The consumers said they would pay more for products that had attributes of animal welfare and firm pink meat. The low initial importance of animal welfare might be related to lack of knowledge of production systems by consumers, and that the improvement in information increases the disposition to pay more for this attribute.