Este artigo discute a proposta curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do Estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares por meio de materiais didáticos para professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. São analisados os conteúdos da proposta curricular e a materialidade dos impressos didáticos destinados a professores e alunos, observando seus objetivos explícitos e implícitos, as concepções subjacentes de educação e de história, os conceitos mobilizados, suas contradições e as representações referentes aos diferentes sujeitos envolvidos. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar história, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica - bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos -, desconsiderando os debates e as iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos de 1980.
This article discusses the curricular proposal "São Paulo Faz Escola", which was implemented in public schools in the state of São Paulo, Brazil, in 2008 and still in action. This proposal unifies and prescribes contents and procedures of different disciplines. It is diffused through didactic materials for teachers, school administrators, and students, as well as through videos on teachers' continuing training. We analyze the subjects' contents on the Curriculum Proposal and the materiality of the educational printed material for teachers and students. For this we observe their explicit and implicit goals, the underlying concepts of education and history, the mobilized concepts, its contradictions, and the representations concerning the different subjects involved. In particular, we emphasize the school subject History, which is addressed in a linear, evolutionary, and Eurocentric way; as well as the adopted approach to the so called major figures and events. This ignores the debates and initiatives that have been taking place in the curricular and historiographical field since, at least, the 1980s.