This qualitative study aimed to describe the meaning of group therapy for mothers of autistic children and to identify the importance they attribute to the group in the socialization of the child. It was carried out with eight mothers of autistic children who attend the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, in Uberaba, Minas Gerais, during the period from July to November 2008. Data collection took place through semi-structured interview. Data analysis was based on content analysis, which revealed three themes: Benefits of group therapy for autistic children; Family participation in group therapy; and Therapies associated with the group. The results showed that for those mothers, the child's participation in group therapy means the possibility to obtain benefits in their social life, psychomotor and behavioral development, and provides parents a greater involvement in their care and thus to obtain knowledge about this disorder. In addition, we highlight the need of interdisciplinary vision and action in these children care. Thus, group therapy, for these mothers, is an important strategy in autistic children health care. In addition, we highlight the need of interdisciplinary vision and action in these children care.
Este estudio, de carácter cualitativo, tuvo como objetivo describir el significado de la terapia de grupo para madres de niños autistas e identificar la importancia que éstas atribuyen al grupo en la socialización del niño. Se llevó a cabo con ocho madres de niños autistas que frecuentan la Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais del municipio de Uberaba, Minas Gerais. La muestra fue compuesta por ocho madres, que concordaron en participar de la investigación. La recogida de datos se realizó en el período de julio a noviembre de 2008, a través de entrevista semiestructurada. El análisis de datos se basó en el análisis temático de contenido, que reveló tres categorías temáticas: Beneficios de la terapia de grupo para niños autistas; Participación familiar en el grupo de terapia y Terapias relacionadas al grupo. Los resultados evidenciaron que para estas madres, la participación del niño en la terapia de grupo significa la posibilidad de obtener beneficios en su vida social y en el desarrollo psicomotor y del comportamiento, y proporciona a los padres del niño una mayor participación en sus cuidados y consecuentemente obtención de mayores conocimientos sobre este trastorno. Se destaca la necesidad de visión y acción interdisciplinaria en el cuidado de estos niños. Así, la terapia de grupo, para estas madres, constituye una importante estrategia en el cuidado con la salud de los niños autistas.
Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou descrever o significado da terapia de grupo para mães de crianças autistas e identificar a importância que estas atribuem ao grupo na socialização da criança. Foi realizado com mães de crianças autistas que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no município de Uberaba/MG. A amostra foi composta por oito mães, que concordaram em participar da pesquisa. A coleta de dados realizou-se no período de julho a novembro de 2008, por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se na análise temática de conteúdo, de onde emergiram três categorias temáticas: Benefícios da terapia de grupo para as crianças autistas; Participação familiar no grupo de terapia; Terapias associadas ao grupo. Os resultados evidenciaram que para estas mães a participação da criança na terapia de grupo significa a possibilidade de obter benefícios em sua convivência social e no seu desenvolvimento psicomotor e comportamental, bem como proporciona aos pais uma maior participação em seus cuidados e consequentemente a obtenção de maiores conhecimentos sobre este transtorno. Destaca-se a necessidade de visão e ação interdisciplinares no cuidado a estas crianças. Assim, a terapia de grupo, na visão destas mães, constitui uma importante estratégia na atenção à saúde da criança autista.