RESUMO Objetivo: Propor um framework que envolva dimensões de análise e seus respectivos papeis do ator organizacional nas iniciativas de inovação social. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Houve o desafio de delinear o framework dentro de um contexto brasileiro, contribuindo como instrumento para tomada de decisão do ator organizacional, ajudando-o a uma melhor compreensão das iniciativas de inovação social que coordena, bem como caracterizar os papéis que devem desenvolver para uma melhor promoção e divulgação das inovações sociais implementadas. Principais aspectos metodológicos: Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e teve como caso a rede formada por organizações da sociedade civil que atuam na gestão de inovações sociais (Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA). As ONGs vinculadas a ASA que atuam nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram consideradas como unidades de análise do caso investigado. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, apoiada pelo uso do software Atlas.Ti. Síntese dos principais resultados: O ator organizacional tem um papel destacado nas iniciativas de inovação social, como representante legítimo dos interesses da sociedade na articulação de iniciativas bottom-up (atores); na identificação das necessidades sociais não satisfeitas (necessidades sociais); gerenciador das relações sociais, especialmente no que diz respeito à governança e participação (processo); e estimulador dos ganhos sociais causados na comunidade (ganhos e respostas sociais). Principais considerações/conclusões: Os papéis apontados permitem um mapeamento das ações do ator organizacional, auxiliando-o nos trabalhos de planejamento, implementação e difusão de iniciativas sociais, resultando em um modelo que possibilita operacionalizar o conceito e propiciar análise do fenômeno.
ABSTRACT Purpose: To propose a framework that involves the analysis of the dimensions of social innovation and the roles played by the organizational actor. Originality/gap/relevance/implications: The challenge here was to outline a framework within the Brazilian context, contributing as an instrument to the decision making of the organizational actor, serving as guidance to better comprehend social innovation initiatives that they promote, as well as characterizing the roles that they should play in order to better promote and advertise the implemented social initiatives. Key methodological aspects: The study was of qualitative nature, and the case was a network created by organizations of the civil society that manage social innovation (Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA). The NGOs linked to ASA, which works within the Brazilian states of Paraíba, Pernambuco, and Rio Grande do Norte, were the analysis units of the case surveyed. The Analysis of Contents was adopted for data handling, supported by the software Altas.Ti. Summary of key results: The organizational actor has a leading role among social innovation initiatives, as a legitimate representative of society's interests in articulating bottom-up initiatives (actors); in identifying non-satisfied social needs (social needs); as a manager of social relationships, especially when it comes to governance and participation (process); pointer of innovative capacity of the ideas implemented (innovativeness and promoter of the social benefits provided in the community (social improvements and answers). Key considerations/conclusions: Based on the roles identified, it is possible to map out the actions of the organizational actors, helping them in their tasks of planning, implementing and disseminating social initiatives, which results in a model that is both operational and analytical.
RESUMEN Objetivo: Desarrollar un marco que involucra dimensiones de análisis y las funciones respectivas del actor organizacional en las iniciativas de innovación social. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: No fue el desafío de delinear el marco, en un contexto brasileño, contribuyendo como una herramienta para el actor organizacional toma de decisiones, que ayudar a una mejor comprensión de las iniciativas de innovación social que coordina y caracterizar los papeles que se deben desarrollar para mejorar la promoción y difusión de las innovaciones sociales implementadas. Principales aspectos metodológicos: Se realizó un estudio cualitativo y tuvieron como si la red de organizaciones de la sociedad civil que trabajan en la gestión de la innovación social (Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA). Las ONGs vinculadas a la ASA que operan en los estados de Paraíba, Pernambuco y Rio Grande do Norte se consideraron unidades de análisis del caso objeto de investigación. Se adoptó el análisis de contenido para el tratamiento de los datos, con el apoyo de la utilización de software ATLAS.ti. Síntesis de los principales resultados: El actor organizacional tiene un papel destacado en las iniciativas de innovación social, como el representante legítimo de los intereses de la compañía en la articulación de iniciativas de abajo arriba (actores); la identificación de las necesidades sociales insatisfechas (necesidades sociales); gerente de relaciones sociales, especialmente en materia de gobierno y participación (proceso); y estimulantes logros sociales causados en la comunidad (ganancias y las respuestas sociales). Principales consideraciones/conclusiones: Los documentos indicados permitem el mapeo de las acciones del actor de la organización, ayudándole en el trabajo de planificación, ejecución y difusión de iniciativas sociales, lo que resulta en un modelo que permite poner en práctica el concepto y proporcionar análisis del fenómeno.