RESUMO Os trabalhadores de loja, na maioria mulheres, constituíram uma proporção significativa da força de trabalho da Grã-Bretanha desde a década de 1850, mas ainda sabemos relativamente pouco sobre sua história. Este artigo argumenta que houve uma negligência sistemática em relação a um dos maiores segmentos do emprego feminino por parte dos historiadores, e investiga por que isso aconteceu. Sugere que essa negligência esteja ligada a enfoques do trabalho que negligenciaram o setor de serviços como um todo, bem como a um contínuo mal-estar com as transformações da vida social da sociedade de consumo. Um elemento dessa transformação foi o surgimento de novas formas de trabalho estético, emocional e sexualizado. Certos tipos de “garotas de loja” as incorporaram de forma impressionante. Como resultado, tornaram-se ícones duradouros de consumo de massa, simultaneamente descartados como dublês culturais passivos ou punidos como poderosos agentes de destruição cultural. O artigo entrelaça a história social cotidiana das trabalhadoras de loja com representações inconstantes da “garota de loja”, das paródias do café-concerto vitoriano, mediante a teoria social modernista, ao bizarro ataque à bomba da butique Biba em Londres pela Brigada Angry, no Dia do Trabalho, em 1971. Conclui que os historiadores progressistas têm muito a ganhar ao recuperar essas trabalhadoras e a economia de serviços que elas ajudaram a criar.
ABSTRACT Shop workers, most of them women, have made up a significant proportion of Britain’s labour force since the 1850s but we still know relatively little about their history. This article argues that there has been a systematic neglect of one of the largest sectors of female employment by historians and investigates why this might be. It suggests that this neglect is connected to framings of work that have overlooked the service sector as a whole as well as to a continuing unease with the consumer society’s transformation of social life. One element of that transformation was the rise of new forms of aesthetic, emotional and sexualised labour. Certain kinds of ‘shop girls’ embodied these in spectacular fashion. As a result, they became enduring icons of mass consumption, simultaneously dismissed as passive cultural dupes or punished as powerful agents of cultural destruction. This article interweaves the social history of everyday shop workers with shifting representations of the ‘shop girl’, from Victorian music hall parodies, through modernist social theory, to the bizarre bombing of the Biba boutique in London by the Angry Brigade on May Day 1971. It concludes that progressive historians have much to gain by reclaiming these workers and the service economy that they helped create.