RESUMO: A sociedade contemporânea é marcada por mudanças drásticas e rápidas, e assim uma educação pautada em transmitir verdade, certezas, dicotomias, entidades isoladas vem perdendo o sentido. A escola poderá ser mais útil se preparar os alunos para não serem subjugados aos poderes dominantes presentes na sociedade em que vivemos. Em especial, a educação em ciências pode ter um papel importante nesta nova forma de ver a educação. Este trabalho relata uma pesquisa de caráter teórico e empírico que procurou explorar como as obras de Neil Postman, Paul Feyerabend e Marco Antonio Moreira podem contribuir para evidenciar como a educação científica pode ser útil no século XXI. A articulação desses referenciais para uma educação científica por meio de história da ciência tem o objetivo de formar pessoas questionadoras, flexíveis, criativas, inovadoras, tolerantes e progressistas; que segundo Postman e Moreira, são as que menos se subjugam aos poderes constituídos na sociedade contemporânea.
ABSTRACT: Contemporary society is marked by drastic and rapid changes, where an education based on truth is losing its meaning. The school may be more useful if it prepares students so they will not be subjugated to the society in which we live. In particular, science education can play an important role in this new way of seeing education. This paper reports a research of theoretical and empirical nature that sought to explore how the works of Neil Postman, Paul Feyerabend and Marco Antonio Moreira can contribute to how scientific education can be useful in the 21st century. The articulation of these references to a scientific education through the history of science aims to train people who are inquisitive, flexible, creative, innovative, tolerant and progressive; which, according to Postman and Moreira, are the ones that least subjugate to contemporary society.
RESUMEN: La sociedad contemporánea está marcada por cambios drásticos y rápidos y, así, una educación comprometida a transmitir verdad, certidumbres, dicotomías y entidades aisladas ha perdido el sentido. La escuela podrá ser más útil si prepara a los alumnos para no ser sojuzgados a los poderes dominantes presentes en la sociedad en que vivimos. En especial, la educación de las ciencias puede ter un papel importante en esta nueva manera de ver la educación. Este trabajo relata una investigación de carácter teórico y empírico que buscó explorar cómo las obras de Neil Postman, Paul Feyerabend y Marco Antonio Moreira pueden contribuir para evidenciar cómo la educación científica puede ser útil en el siglo XXI. La articulación de eses referenciales para una educación científica por medio de historia de las ciencias tiene el objetivo de formar personas cuestionadoras, flexibles, creativas, innovadoras, tolerantes y progresistas; que, segundo Postman y Moreira, son las que menos se sojuzgan a los poderes constituidos en la sociedad contemporánea.