Abstract The article identified, from a descriptive research, of qualitative and quantitative nature, which are the forms of collective participation, administrative tools and issues prioritized and expressly revealed by federal universities in the Northeast and Southeast regions of Brazil in their institutional statements. Thirty-seven Institutional Development Plans (IDP) were analyzed from a checklist in order to identify pre-established criteria. The regional analysis indicated a relative similarity in the methodology of plan construction, specially regarding the participatory model and the monitoring mechanisms. Tools like strategic planning, Balanced ScoreCard, ForPDI, 5W2H and Project Management System were found. Regarding the forms of collective participation, among the most frequent are: public consultation and the institution of thematic commissions. Moreover, there is a need to observe and ensure the presence of other theoretical elements that contribute to the mobilization and execution of these strategic plans in future revisions of their institutional statements.
Resumen El artículo identificó, a partir de una investigación descriptiva, de naturaleza cualitativa y cuantitativa, qué formas de participación colectiva, herramientas administrativas y cuestiones fueron priorizadas y expresamente reveladas por las universidades federales de las regiones Nordeste y Sudeste de Brasil en sus declaraciones institucionales. Se analizaron 37 Planes de Desarrollo Institucional (PDI) a partir de una lista de cotejo para identificar criterios preestablecidos. El análisis regional indicó una relativa similitud en la metodología de construcción de los planes, particularmente en cuanto al modelo participativo y los mecanismos de seguimiento. Se encontraron herramientas como planificación estratégica, Balanced ScoreCard, ForPDI, 5W2H y Project Management System. En cuanto a las formas de participación colectiva, entre las más frecuentes se encuentran: la consulta pública y la creación de comisiones temáticas. Además, existe la necesidad de observar y asegurar la presencia de otros elementos teóricos que contribuyan a la movilización y ejecución de estos planes estratégicos en futuras revisiones de sus declaraciones institucionales.
Resumo O artigo identificou, a partir de uma investigação descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, quais as formas de participação coletiva, ferramentas administrativas e questões priorizadas e reveladas expressamente pelas universidades federais das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil nas suas declarações institucionais. Foram analisados 37 Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir de lista de conferência a fim de identificar critérios pré-estabelecidos. A análise regional indicou relativa similaridade na metodologia de construção dos planos, sobremaneira quanto ao modelo participativo e aos mecanismos de monitoramento. Ferramentas como planejamento estratégico, Balanced ScoreCard, ForPDI, 5W2H e Sistema de Gestão de Projeto foram encontradas. Já em relação às formas de participação coletiva, dentre as mais frequentes estão: a consulta pública e instituição de comissões temáticas. Além disso, há necessidade de se observar e garantir a presença de outros elementos teóricos que contribuem para mobilização e execução desses planos estratégicos em futuras revisões das suas declarações institucionais.