Resumo Este artigo de pesquisa se debruça sobre a divulgação científica no contexto da formação inicial de professores de química, com o objetivo de identificar e analisar conhecimentos desenvolvidos a partir da participação em atividades desta natureza. A metodologia implementada foi de caráter qualitativo, onde foram empregados grupos focais como técnica de coleta de dados e a análise se pautou numa perspectiva de conteúdo. Participaram do estudo onze licenciandos de uma universidade federal brasileira que desenvolveram de modo sistemático ações de divulgação científica. Os resultados indicam que a maioria desconhecia a divulgação científica até cursar a universidade e que a participação nas atividades colabora com a compreensão dessa prática. Foram identificadas cinco aprendizagens principais: capacidade de comunicação, mediação de atividades pedagógicas, pensamento crítico, planejamento e fundamentos teórico-práticos da ação docente. Tais categorias se relacionam diretamente a conhecimentos necessários à prática docente, em especial às dimensões propostas por Shulman de: conhecimento pedagógico geral; conhecimento dos aprendizes e suas características; conhecimento dos contextos educacionais; conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação. Em menor grau apareceram indicações ao conhecimento de conteúdo, onde a participação em ações de divulgação científica pode contribuir para formar professores que analisam seu planejamento, suas estratégias comunicativas e os impactos para a aprendizagem.
Resumen Este artículo de investigación se centra en la divulgación de la ciencia en el contexto de la formación de profesores de química, con la finalidad de identificar y analizar conocimientos desarrollados a partir de la participación en prácticas de esta naturaleza. La metodología implementada fue de carácter cualitativo, en donde se utilizaron grupos focales como técnica de obtención de datos. El análisis se basó en una perspectiva de contenido. Participaron de este proceso once estudiantes de una universidad federal en Brasil que han desarrollado de manera sistemática acciones de divulgación científica. Los resultados indican que la mayoría desconocía esta práctica antes de ingresar a la universidad y que la participación en estas actividades contribuye con su comprensión. Cinco aprendizajes fueron identificados: habilidades comunicativas, mediación de actividades pedagógicas, pensamiento crítico, planificación y fundamentos teóricos y prácticos de la acción docente. Estas categorías están directamente relacionadas con los conocimientos necesarios para la práctica docente, especialmente con las dimensiones propuestas por Shulman de: conocimiento pedagógico general; conocimiento de los aprendices y sus características; conocimiento de contextos educativos; conocimiento de los propósitos y valores de la educación. Por menor medida, aparecieron indicios de conocimiento del contenido., donde la participación en acciones de divulgación de la ciencia puede contribuir a la formación de docentes que evalúan su planificación, sus estrategias comunicativas y los impactos en el aprendizaje.
Abstract This research focuses on the scientific popularization in the context of initial teacher education for chemistry. The objective was to identify and analyze what knowledge is developed from participation in scientific popularization activities. The qualitative research used focal groups as a data collection technique. The analysis was based on a content perspective. Eleven undergraduates in chemistry from a Brazilian federal university participated the study, who had been systematically developing scientific dissemination actions. The results indicated that most of the students were unaware of science popularization before attending university, as well as that participation in such activities contributes to understanding this practice. Five main learnings were identified: communication skills, mediation of pedagogical activities, critical thinking, planning, and theoretical-practical aspects of teaching action. Such categories are related to the knowledge necessary for teaching practice, in particular the dimensions proposed by Shulman: general pedagogical knowledge; knowledge of apprentices and their characteristics; knowledge of educational contexts; knowledge of the purposes and values of education. In turn, content knowledge content was scarcely mentioned. The involvement in science communication actions can contribute to training teachers who analyze their planning, their communicative strategies, and the impacts of these activities on learning.