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#1
au:GOMES, ANDREA MARIA ANDRE
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1.
Posicionamento sobre Doença Isquêmica do Coração – A Mulher no Centro do Cuidado – 2023
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Oliveira, Gláucia Maria Moraes de
; Almeida, Maria Cristina Costa de
; Rassi, Daniela do Carmo
; Bragança, Érika Olivier Vilela
; Moura, Lidia Zytynski
; Arrais, Magaly
; Campos, Milena dos Santos Barros
; Lemke, Viviana Guzzo
; Avila, Walkiria Samuel
; Lucena, Alexandre Jorge Gomes de
; Almeida, André Luiz Cerqueira de
; Brandão, Andréa Araujo
; Ferreira, Andrea Dumsch de Aragon
; Biolo, Andreia
; Macedo, Ariane Vieira Scarlatelli
; Falcão, Breno de Alencar Araripe
; Polanczyk, Carisi Anne
; Lantieri, Carla Janice Baister
; Marques-Santos, Celi
; Freire, Claudia Maria Vilas
; Pellegrini, Denise
; Alexandre, Elizabeth Regina Giunco
; Braga, Fabiana Goulart Marcondes
; Oliveira, Fabiana Michelle Feitosa de
; Cintra, Fatima Dumas
; Costa, Isabela Bispo Santos da Silva
; Silva, José Sérgio Nascimento
; Carreira, Lara Terra F.
; Magalhães, Lucelia Batista Neves Cunha
; Matos, Luciana Diniz Nagem Janot de
; Assad, Marcelo Heitor Vieira
; Barbosa, Marcia M.
; Silva, Marconi Gomes da
; Rivera, Maria Alayde Mendonça
; Izar, Maria Cristina de Oliveira
; Costa, Maria Elizabeth Navegantes Caetano
; Paiva, Maria Sanali Moura de Oliveira
; Castro, Marildes Luiza de
; Uellendahl, Marly
; Oliveira Junior, Mucio Tavares de
; Souza, Olga Ferreira de
; Costa, Ricardo Alves da
; Coutinho, Ricardo Quental
; Silva, Sheyla Cristina Tonheiro Ferro da
; Martins, Sílvia Marinho
; Brandão, Simone Cristina Soares
; Buglia, Susimeire
; Barbosa, Tatiana Maia Jorge de Ulhôa
; Nascimento, Thais Aguiar do
; Vieira, Thais
; Campagnucci, Valquíria Pelisser
; Chagas, Antonio Carlos Palandri
.
2.
IMPACTO-MR: um estudo brasileiro de plataforma nacional para avaliar infecções e multirresistência em unidades de terapia intensiva
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Tomazini, Bruno M
; Nassar Jr, Antonio Paulo
; Lisboa, Thiago Costa
; Azevedo, Luciano César Pontes de
; Veiga, Viviane Cordeiro
; Catarino, Daniela Ghidetti Mangas
; Fogazzi, Debora Vacaro
; Arns, Beatriz
; Piastrelli, Filipe Teixeira
; Dietrich, Camila
; Negrelli, Karina Leal
; Jesuíno, Isabella de Andrade
; Reis, Luiz Fernando Lima
; Mattos, Renata Rodrigues de
; Pinheiro, Carla Cristina Gomes
; Luz, Mariane Nascimento
; Spadoni, Clayse Carla da Silva
; Moro, Elisângela Emilene
; Bueno, Flávia Regina
; Sampaio, Camila Santana Justo Cintra
; Silva, Débora Patrício
; Baldassare, Franca Pellison
; Silva, Ana Cecilia Alcantara
; Veiga, Thabata
; Barbante, Leticia
; Lambauer, Marianne
; Campos, Viviane Bezerra
; Santos, Elton
; Santos, Renato Hideo Nakawaga
; Laranjeiras, Ligia Nasi
; Valeis, Nanci
; Santucci, Eliana
; Miranda, Tamiris Abait
; Patrocínio, Ana Cristina Lagoeiro do
; Carvalho, Andréa de
; Sousa, Eduvirgens Maria Couto de
; Sousa, Ancelmo Honorato Ferraz de
; Malheiro, Daniel Tavares
; Bezerra, Isabella Lott
; Rodrigues, Mirian Batista
; Malicia, Julliana Chicuta
; Silva, Sabrina Souza da
; Gimenes, Bruna dos Passos
; Sesin, Guilhermo Prates
; Zavascki, Alexandre Prehn
; Sganzerla, Daniel
; Medeiros, Gregory Saraiva
; Santos, Rosa da Rosa Minho dos
; Silva, Fernanda Kelly Romeiro
; Cheno, Maysa Yukari
; Abrahão, Carolinne Ferreira
; Oliveira Junior, Haliton Alves de
; Rocha, Leonardo Lima
; Nunes Neto, Pedro Aniceto
; Pereira, Valéria Chagas
; Paciência, Luis Eduardo Miranda
; Bueno, Elaine Silva
; Caser, Eliana Bernadete
; Ribeiro, Larissa Zuqui
; Fernandes, Caio Cesar Ferreira
; Garcia, Juliana Mazzei
; Silva, Vanildes de Fátima Fernandes
; Santos, Alisson Junior dos
; Machado, Flávia Ribeiro
; Souza, Maria Aparecida de
; Ferronato, Bianca Ramos
; Urbano, Hugo Corrêa de Andrade
; Moreira, Danielle Conceição Aparecida
; Souza-Dantas, Vicente Cés de
; Duarte, Diego Meireles
; Coelho, Juliana
; Figueiredo, Rodrigo Cruvinel
; Foreque, Fernanda
; Romano, Thiago Gomes
; Cubos, Daniel
; Spirale, Vladimir Miguel
; Nogueira, Roberta Schiavon
; Maia, Israel Silva
; Zandonai, Cassio Luis
; Lovato, Wilson José
; Cerantola, Rodrigo Barbosa
; Toledo, Tatiana Gozzi Pancev
; Tomba, Pablo Oscar
; Almeida, Joyce Ramos de
; Sanches, Luciana Coelho
; Pierini, Leticia
; Cunha, Mariana
; Sousa, Michelle Tereza
; Azevedo, Bruna
; Dal-Pizzol, Felipe
; Damasio, Danusa de Castro
; Bainy, Marina Peres
; Beduhn, Dagoberta Alves Vieira
; Jatobá, Joana D’Arc Vila Nova
; Moura, Maria Tereza Farias de
; Rego, Leila Rezegue de Moraes
; Silva, Adria Vanessa da
; Oliveira, Luana Pontes
; Sodré Filho, Eliene Sá
; Santos, Silvana Soares dos
; Neves, Itallo de Lima
; Leão, Vanessa Cristina de Aquino
; Paes, João Lucidio Lobato
; Silva, Marielle Cristina Mendes
; Oliveira, Cláudio Dornas de
; Santiago, Raquel Caldeira Brant
; Paranhos, Jorge Luiz da Rocha
; Wiermann, Iany Grinezia da Silva
; Pedroso, Durval Ferreira Fonseca
; Sawada, Priscilla Yoshiko
; Prestes, Rejane Martins
; Nascimento, Glícia Cardoso
; Grion, Cintia Magalhães Carvalho
; Carrilho, Claudia Maria Dantas de Maio
; Dantas, Roberta Lacerda Almeida de Miranda
; Silva, Eliane Pereira
; Silva, Antônio Carlos da
; Oliveira, Sheila Mara Bezerra de
; Golin, Nicole Alberti
; Tregnago, Rogerio
; Lima, Valéria Paes
; Silva, Kamilla Grasielle Nunes da
; Boschi, Emerson
; Buffon, Viviane
; Machado, André Sant’Ana
; Capeletti, Leticia
; Foernges, Rafael Botelho
; Carvalho, Andréia Schubert de
; Oliveira Junior, Lúcio Couto de
; Oliveira, Daniela Cunha de
; Silva, Everton Macêdo
; Ribeiro, Julival
; Pereira, Francielle Constantino
; Salgado, Fernanda Borges
; Deutschendorf, Caroline
; Silva, Cristofer Farias da
; Gobatto, Andre Luiz Nunes
; Oliveira, Carolaine Bomfim de
; Dracoulakis, Marianna Deway Andrade
; Alvaia, Natália Oliveira Santos
; Souza, Roberta Machado de
; Araújo, Larissa Liz Cardoso de
; Melo, Rodrigo Morel Vieira de
; Passos, Luiz Carlos Santana
; Vidal, Claudia Fernanda de Lacerda
; Rodrigues, Fernanda Lopes de Albuquerque
; Kurtz, Pedro
; Shinotsuka, Cássia Righy
; Tavares, Maria Brandão
; Santana, Igor das Virgens
; Gavinho, Luciana Macedo da Silva
; Nascimento, Alaís Brito
; Pereira, Adriano J
; Cavalcanti, Alexandre Biasi
.
ABSTRACT Objective: To describe the IMPACTO-MR, a Brazilian nationwide intensive care unit platform study focused on the impact of health care-associated infections due to multidrug-resistant bacteria. Methods: We described the IMPACTO-MR platform, its development, criteria for intensive care unit selection, characterization of core data collection, objectives, and future research projects to be held within the platform. Results: The core data were collected using the Epimed Monitor System® and consisted of demographic data, comorbidity data, functional status, clinical scores, admission diagnosis and secondary diagnoses, laboratory, clinical, and microbiological data, and organ support during intensive care unit stay, among others. From October 2019 to December 2020, 33,983 patients from 51 intensive care units were included in the core database. Conclusion: The IMPACTO-MR platform is a nationwide Brazilian intensive care unit clinical database focused on researching the impact of health care-associated infections due to multidrug-resistant bacteria. This platform provides data for individual intensive care unit development and research and multicenter observational and prospective trials.
RESUMO Objetivo: Descrever o IMPACTO-MR, um estudo brasileiro de plataforma nacional em unidades de terapia intensiva focado no impacto das infecções por bactérias multirresistentes relacionadas à assistência à saúde. Métodos: Descrevemos a plataforma IMPACTO-MR, seu desenvolvimento, critérios para seleção das unidades de terapia intensiva, caracterização da coleta de dados, objetivos e projetos de pesquisa futuros a serem realizados na plataforma. Resultados: Os dados principais foram coletados por meio do Epimed Monitor System® e consistiram em dados demográficos, dados de comorbidades, estado funcional, escores clínicos, diagnóstico de internação e diagnósticos secundários, dados laboratoriais, clínicos e microbiológicos e suporte de órgãos durante a internação na unidade de terapia intensiva, entre outros. De outubro de 2019 a dezembro de 2020, 33.983 pacientes de 51 unidades de terapia intensiva foram incluídos no banco de dados principal. Conclusão: A plataforma IMPACTO-MR é um banco de dados clínico brasileiro de unidades de terapia intensiva focado na pesquisa do impacto das infecções por bactérias multirresistentes relacionadas à assistência à saúde. Essa plataforma fornece dados para o desenvolvimento e pesquisa de unidades de terapia intensiva individuais e ensaios clínicos observacionais e prospectivos multicêntricos.
3.
The Program for Biodiversity Research in Brazil: The role of regional networks for biodiversity knowledge, dissemination, and conservation
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ROSA, CLARISSA
; BACCARO, FABRICIO
; CRONEMBERGER, CECILIA
; HIPÓLITO, JULIANA
; BARROS, CLAUDIA FRANCA
; RODRIGUES, DOMINGOS DE JESUS
; NECKEL-OLIVEIRA, SELVINO
; OVERBECK, GERHARD E.
; DRECHSLER-SANTOS, ELISANDRO RICARDO
; ANJOS, MARCELO RODRIGUES DOS
; FERREGUETTI, ÁTILLA C.
; AKAMA, ALBERTO
; MARTINS, MARLÚCIA BONIFÁCIO
; TOMAS, WALFRIDO MORAES
; SANTOS, SANDRA APARECIDA
; FERREIRA, VANDA LÚCIA
; CUNHA, CATIA NUNES DA
; PENHA, JERRY
; PINHO, JOÃO BATISTA DE
; SALIS, SUZANA MARIA
; DORIA, CAROLINA RODRIGUES DA COSTA
; PILLAR, VALÉRIO D.
; PODGAISKI, LUCIANA R.
; MENIN, MARCELO
; BÍGIO, NARCÍSIO COSTA
; ARAGÓN, SUSAN
; MANZATTO, ANGELO GILBERTO
; VÉLEZ-MARTIN, EDUARDO
; SILVA, ANA CAROLINA BORGES LINS E
; IZZO, THIAGO JUNQUEIRA
; MORTATI, AMANDA FREDERICO
; GIACOMIN, LEANDRO LACERDA
; ALMEIDA, THAÍS ELIAS
; ANDRÉ, THIAGO
; SILVEIRA, MARIA AUREA PINHEIRO DE ALMEIDA
; SILVEIRA, ANTÔNIO LAFFAYETE PIRES DA
; MESSIAS, MARILUCE REZENDE
; MARQUES, MARCIA C.M.
; PADIAL, ANDRE ANDRIAN
; MARQUES, RENATO
; BITAR, YOUSZEF O.C.
; SILVEIRA, MARCOS
; MORATO, ELDER FERREIRA
; PAGOTTO, RUBIANI DE CÁSSIA
; STRUSSMANN, CHRISTINE
; MACHADO, RICARDO BOMFIM
; AGUIAR, LUDMILLA MOURA DE SOUZA
; FERNANDES, GERALDO WILSON
; OKI, YUMI
; NOVAIS, SAMUEL
; FERREIRA, GUILHERME BRAGA
; BARBOSA, FLÁVIA RODRIGUES
; OCHOA, ANA C.
; MANGIONE, ANTONIO M.
; GATICA, AILIN
; CARRIZO, MARÍA CELINA
; RETTA, LUCÍA MARTINEZ
; JOFRÉ, LAURA E.
; CASTILLO, LUCIANA L.
; NEME, ANDREA M.
; RUEDA, CARLA
; TOLEDO, JOSÉ JULIO DE
; GRELLE, CARLOS EDUARDO VIVEIROS
; VALE, MARIANA M.
; VIEIRA, MARCUS VINICIUS
; CERQUEIRA, RUI
; HIGASHIKAWA, EMÍLIO MANABU
; MENDONÇA, FERNANDO PEREIRA DE
; GUERREIRO, QUÊZIA LEANDRO DE MOURA
; BANHOS, AUREO
; HERO, JEAN-MARC
; KOBLITZ, RODRIGO
; COLLEVATTI, ROSANE GARCIA
; SILVEIRA, LUÍS FÁBIO
; VASCONCELOS, HERALDO L.
; VIEIRA, CECÍLIA RODRIGUES
; COLLI, GUARINO RINALDI
; CECHIN, SONIA ZANINI
; SANTOS, TIAGO GOMES DOS
; FONTANA, CARLA S.
; JARENKOW, JOÃO A.
; MALABARBA, LUIZ R.
; RUEDA, MARTA P.
; ARAUJO, PUBLIO A.
; PALOMO, LUCAS
; ITURRE, MARTA C.
; BERGALLO, HELENA GODOY
; MAGNUSSON, WILLIAM E.
.
Abstract The Program for Biodiversity Research (PPBio) is an innovative program designed to integrate all biodiversity research stakeholders. Operating since 2004, it has installed long-term ecological research sites throughout Brazil and its logic has been applied in some other southern-hemisphere countries. The program supports all aspects of research necessary to understand biodiversity and the processes that affect it. There are presently 161 sampling sites (see some of them at Supplementary Appendix), most of which use a standardized methodology that allows comparisons across biomes and through time. To date, there are about 1200 publications associated with PPBio that cover topics ranging from natural history to genetics and species distributions. Most of the field data and metadata are available through PPBio web sites or DataONE. Metadata is available for researchers that intend to explore the different faces of Brazilian biodiversity spatio-temporal variation, as well as for managers intending to improve conservation strategies. The Program also fostered, directly and indirectly, local technical capacity building, and supported the training of hundreds of undergraduate and graduate students. The main challenge is maintaining the long-term funding necessary to understand biodiversity patterns and processes under pressure from global environmental changes.
https://doi.org/10.1590/0001-3765202120201604
1034 downloads
4.
Companion psittacine birds as reservoir of gentamicin and vancomycin-resistant Enterococcus spp.
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Cabral, Bruna G.
; Davies, Yamê M.
; Menão, Márcia Cristina
; Saidenberg, Andre B.S.
; Gomes, Vasco Túlio M.
; Moreno, Luisa Z.
; Sato, Maria Inês Z.
; Moreno, Andrea M.
; Knöbl, Terezinha
.
RESUMO: Enterococcus são reconhecidos mundialmente como significantes agentes nosocomiais, que têm continuamente se adaptado a diferentes nichos e adquirido resistência a várias classes de antibióticos. Cepas de E. faecalis e E. faecium vancomicina e gantamicina-resistentes têm sido associadas a infecções nosocomiais em humanos. Alguns estudos epidemiológicos sugerem a participação de aves como reservatórios de cepas de Enterococcus vancomicina e gentamicina-resistentes. Entretanto, a relação das aves de companhia como reservatórios destas cepas tem sido pouco estudada. Neste estudo, 126 psitacídeos foram avaliados, e 26,9% destes eram portadores de Enterococcus spp., incluindo as espécies E. faecalis, E. faecium, E. hirae, E. phoeniculicola, E. gallinarum e E. casseliflavus. O perfil de resistência antibiótica mostrou quatro cepas com alto nível de resistência a gentamicina (ANRG). Além de duas cepas com nível intermediário de resistência a vancomicina. As cepas resistentes foram isoladas de amostras fecais e de orofaringe de aves doentes e clinicamente saudáveis, sugerindo que psitacídeos podem estar atuando como reservatórios para Enterococcus spp. com ANRG. Contudo, Aves doentes parecem estar mais relacionadas à transmissão de enterococcus, do que aves saudáveis.
ABSTRACT: Enterococcus are recognized worldwide as significant nosocomial agents that have been continuously envolving to adapt to different niches and acquire resistance to several antibiotic classes. Vancomycin and gentamicin-resistant strains of E. faecalis and E. faecium have been associated with nosocomial human infections. Some epidemiological studies suggest the participation of pets as reservoirs of vancomycin and gentamicin-resistant Enterococcus strains. However, the role of companion birds as reservoirs of these strains has been poorly studied. In this study, 126 psittacine birds were evaluated and 26.9% carried Enterococcus spp., including the species E. faecalis, E. faecium, E. hirae, E. phoeniculicola, E. gallinarum and E. casseliflavus. The antibiotic resistance profile showed four high-level gentamicin-resistance (HLGR) strains. In addition, two strains presented intermediate levels of vancomycin resistance. Resistant strains were isolated from fecal and oropharynx samples of sick and clinically healthy birds, suggesting that psittacine birds may act as reservoirs of HLGR Enterococcus spp. However, sick birds appear to be more implicated in the enterococci transmission than healthy birds.
https://doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-6147
799 downloads
5.
Development of a health literacy instrument related to diabetic foot
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Sousa, Árlen Almeida Duarte de
; Quintão, André Luiz Almeida
; Brito, Ana Monique Gomes
; Ferreira, Raquel Conceição
; Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
.
ABSTRACT Objective: To develop and verify the validity, reliability and interpretability of an assessment instrument of the Health Literacy regarding Diabetic Foot (HLDF). Method: Methodological study among people with diabetes enrolled in Family Health Strategy (FHS) program, composed of eight phases: selection of participants; development of LSPD; verification of content validity by the committee of experts; pre-test (n=20); reliability estimation (n=62): Cronbach's alpha (CA), Kappa (K) and Intraclass Correlation Coefficient (ICC), satisfactory results (≥0.60); estimation of concurrent validity (n=62); interpretability of scores: range from 0-18, if ≤14 HLDF inadequate; hypothesis test (multiple logistic regression): OR/IC95% in a sample estimated for infinite population, using SPSS. Results: The HLDF has adequate and fast application, being relevant as to its content and to the construct that proposes to evaluate. About the reliability CA=0.73, two items presented Kappa<0.60, ICC=0.79. About the concurrent validity, there was correlation between the HLDF and schooling (rs=0.647; p=0.000). Interpretability: 50.2% (n=112) presented inadequate HLDF. The younger ones presented lower levels of inadequate HLDF (0.96/0.93-0.99); as to those with lower scholarship (1.15/1.06-1.25) and lower family income (1.01/1.00-1.01) presented higher levels of inadequate HLDF. Conclusion and implications for practice: The HLDF was considered as valid, reliable and interpretable. The HLDF can identify people with more effective educational strategies needs.
RESUMEN Objetivo: Desarrollar y verificar la validad, fiabilidad e interpretabilidad de un instrumento de evaluación que propone evaluar la Literacia en Salud en lo que concierne al Pie Diabético (LSPD). Método: Estudio metodológico entre personas con diabetes catastradas en Estrategias de Salud de la Familia, compuesto por ocho fases: selección de los participantes; desarrollo del LSPD; verificación de validad del contenido por el comité de expertos; pre-test (n=20); estimación de la confiabilidad (n=62); Alfa de Cronbach (AC), Kappa y Coeficiente de Correlación Intraclase (CCI); resultados satisfactorios (≥0,60); estimación de la validez concurrente (n=62); interpretabilidad de los scores: varían de 0-18 se ≥14 LSPD adecuado; prueba de hipótesis (regresión logística múltiple): OR/IC95% en una muestra estimada para población infinita, utilizando el SPSS. Resultados: El LSPD tiene una aplicación adecuada y rápida, siendo relevante en relación con su contenido y al constructo que propone evaluar; en relación con su confiabilidad AC=0,73; dos de los elementos presentaron Kappa<0,60; CCI=0,79. En cuanto a la validez concurrente, hubo correlación del LSPD con la escolaridad (rs=0,647; p=0,000). Interpretabilidad: 50,2% (n=112) presentaron LSPD inadecuada. Los más jóvenes presentaron niveles más bajos de LSPD inadecuada (0,96/0,93-0,99); ya aquellos con menor nivel de educación (1,15/1,06-1,25) y menor renda familiar (1,01/1,00-1,01) presentaron niveles más altos de LSPD inadecuada. Conclusión e Implicaciones para la práctica: El LSPD fue considerado válido, confiable e interpretable. El LSPD podrá identificar personas con necesidades de estrategias educativas más efectivas.
RESUMO Objetivo: Desenvolver e verificar a validade, confiabilidade e interpretabilidade de um instrumento de avaliação da Literacia em Saúde no que diz respeito ao Pé Diabético (LSPD). Método: Estudo metodológico entre pessoas com diabetes cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, composto por oito fases: seleção dos participantes; desenvolvimento do LSPD; verificação da validade de conteúdo pelo comitê de especialistas; pré-teste (n=20); estimativa da confiabilidade (n=62): Alfa de Cronbach (AC), Kappa (K) e Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), resultados satisfatórios (≥0,60); estimativa da validade concorrente (n=62); interpretabilidade dos escores: variam de 0-18, se ≤14 LSPD inadequada; teste de hipótese (regressão logística múltipla): OR/IC95% em uma amostra estimada para população infinita, usando o SPSS. Resultados: O LSPD possui aplicação adequada e rápida, sendo relevante quanto ao seu conteúdo e ao construto que propõe avaliar; quanto à confiabilidade: AC=0,73, dois itens apresentaram K<0,60; CCI=0,79. Quanto à validade concorrente, houve correlação do LSPD com a escolaridade (rs=0,647;p=0,000). Interpretabilidade: 50,2% (n=112) apresentaram LSPD inadequada. Os mais jovens apresentaram menores níveis de LSPD inadequada (0,96/0,93-0,99); já aqueles com menor escolaridade (1,15/1,06-1,25) e menor renda familiar (1,01/1,00-1,01) apresentaram maiores níveis de LSPD inadequada. Conclusão e implicações práticas: O LSPD foi considerado válido, confiável e interpretável. O LSPD poderá identificar pessoas com necessidades de estratégias educacionais mais efetivas.
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0332
39 downloads
6.
Development of a health literacy instrument related to diabetic foot
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Sousa, Árlen Almeida Duarte de
; Quintão, André Luiz Almeida
; Brito, Ana Monique Gomes
; Ferreira, Raquel Conceição
; Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
.
RESUMO Objetivo: Desenvolver e verificar a validade, confiabilidade e interpretabilidade de um instrumento de avaliação da Literacia em Saúde no que diz respeito ao Pé Diabético (LSPD). Método: Estudo metodológico entre pessoas com diabetes cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, composto por oito fases: seleção dos participantes; desenvolvimento do LSPD; verificação da validade de conteúdo pelo comitê de especialistas; pré-teste (n=20); estimativa da confiabilidade (n=62): Alfa de Cronbach (AC), Kappa (K) e Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), resultados satisfatórios (≥0,60); estimativa da validade concorrente (n=62); interpretabilidade dos escores: variam de 0-18, se ≤14 LSPD inadequada; teste de hipótese (regressão logística múltipla): OR/IC95% em uma amostra estimada para população infinita, usando o SPSS. Resultados: O LSPD possui aplicação adequada e rápida, sendo relevante quanto ao seu conteúdo e ao construto que propõe avaliar; quanto à confiabilidade: AC=0,73, dois itens apresentaram K<0,60; CCI=0,79. Quanto à validade concorrente, houve correlação do LSPD com a escolaridade (rs=0,647;p=0,000). Interpretabilidade: 50,2% (n=112) apresentaram LSPD inadequada. Os mais jovens apresentaram menores níveis de LSPD inadequada (0,96/0,93-0,99); já aqueles com menor escolaridade (1,15/1,06-1,25) e menor renda familiar (1,01/1,00-1,01) apresentaram maiores níveis de LSPD inadequada. Conclusão e implicações práticas: O LSPD foi considerado válido, confiável e interpretável. O LSPD poderá identificar pessoas com necessidades de estratégias educacionais mais efetivas.
ABSTRACT Objective: To develop and verify the validity, reliability and interpretability of an assessment instrument of the Health Literacy regarding Diabetic Foot (HLDF). Method: Methodological study among people with diabetes enrolled in Family Health Strategy (FHS) program, composed of eight phases: selection of participants; development of LSPD; verification of content validity by the committee of experts; pre-test (n=20); reliability estimation (n=62): Cronbach's alpha (CA), Kappa (K) and Intraclass Correlation Coefficient (ICC), satisfactory results (≥0.60); estimation of concurrent validity (n=62); interpretability of scores: range from 0-18, if ≤14 HLDF inadequate; hypothesis test (multiple logistic regression): OR/IC95% in a sample estimated for infinite population, using SPSS. Results: The HLDF has adequate and fast application, being relevant as to its content and to the construct that proposes to evaluate. About the reliability CA=0.73, two items presented Kappa<0.60, ICC=0.79. About the concurrent validity, there was correlation between the HLDF and schooling (rs=0.647; p=0.000). Interpretability: 50.2% (n=112) presented inadequate HLDF. The younger ones presented lower levels of inadequate HLDF (0.96/0.93-0.99); as to those with lower scholarship (1.15/1.06-1.25) and lower family income (1.01/1.00-1.01) presented higher levels of inadequate HLDF. Conclusion and implications for practice: The HLDF was considered as valid, reliable and interpretable. The HLDF can identify people with more effective educational strategies needs.
RESUMEN Objetivo: Desarrollar y verificar la validad, fiabilidad e interpretabilidad de un instrumento de evaluación que propone evaluar la Literacia en Salud en lo que concierne al Pie Diabético (LSPD). Método: Estudio metodológico entre personas con diabetes catastradas en Estrategias de Salud de la Familia, compuesto por ocho fases: selección de los participantes; desarrollo del LSPD; verificación de validad del contenido por el comité de expertos; pre-test (n=20); estimación de la confiabilidad (n=62); Alfa de Cronbach (AC), Kappa y Coeficiente de Correlación Intraclase (CCI); resultados satisfactorios (≥0,60); estimación de la validez concurrente (n=62); interpretabilidad de los scores: varían de 0-18 se ≥14 LSPD adecuado; prueba de hipótesis (regresión logística múltiple): OR/IC95% en una muestra estimada para población infinita, utilizando el SPSS. Resultados: El LSPD tiene una aplicación adecuada y rápida, siendo relevante en relación con su contenido y al constructo que propone evaluar; en relación con su confiabilidad AC=0,73; dos de los elementos presentaron Kappa<0,60; CCI=0,79. En cuanto a la validez concurrente, hubo correlación del LSPD con la escolaridad (rs=0,647; p=0,000). Interpretabilidad: 50,2% (n=112) presentaron LSPD inadecuada. Los más jóvenes presentaron niveles más bajos de LSPD inadecuada (0,96/0,93-0,99); ya aquellos con menor nivel de educación (1,15/1,06-1,25) y menor renda familiar (1,01/1,00-1,01) presentaron niveles más altos de LSPD inadecuada. Conclusión e Implicaciones para la práctica: El LSPD fue considerado válido, confiable e interpretable. El LSPD podrá identificar personas con necesidades de estrategias educativas más efectivas.
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0332
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7.
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública
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Souza, Katia Reis de
; Fernandez, Verônica Silva
; Teixeira, Liliane Reis
; Larentis, Ariane Leites
; Mendonça, André Luis de Oliveira
; Felix, Eliana Guimarães
; Santos, Maria Blandina Marques dos
; Rodrigues, Andrea Maria dos Santos
; Moura, Marisa
; Simões-Barbosa, Regina Helena
; Barros, Walcyr de Oliveira
; Almeida, Mariza Gomes de
.
Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar o instrumento de pesquisa designado como “cadernetas de saúde e trabalho”, com foco na produção de conhecimento sobre o trabalho de docentes de universidade pública. Trata-se de uma técnica de investigação de caráter qualitativo e participativo, adequada ao aprofundamento do estudo das relações entre a saúde e o trabalho, reavendo os locais de trabalho como lugares privilegiados de observações para o exercício de uma efetiva ação de defesa da saúde e a experiência do trabalho como matéria principal de análise. A qualidade especial das cadernetas como técnica de investigação refere-se ao papel protagonista atribuído ao trabalhador no processo de pesquisa, autor do diário e coparticipante do estudo. Participaram oito docentes pertencentes ao mesmo instituto de uma universidade federal de ensino superior (IFES), localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Quanto à análise dos materiais empíricos, procedentes das anotações das cadernetas e de encontro com os trabalhadores, adotou-se a técnica de análise temática, chegando-se a quatro categorias principais de discussão, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; saúde docente entre limites e cadernetas sob o olhar dos seus autores. No que concerne aos resultados, sobressaiu o tema alusivo à sobrecarga de trabalho e pressão do tempo para cumprimento de metas. Ao fim, considerou-se que as cadernetas de saúde e trabalho mostraram-se como ferramenta de pesquisa com potencial para se gerar conhecimento em perspectiva coletiva.
The main objective of this article is to present and analyze the research instrument called “health and work notebooks”, focusing on the production of knowledge concerning professors’ work at a public university. The notebooks serve as a qualitative and participant research technique that is appropriate for the in-depth study of relations between health and work, viewing workplaces as privileged spaces for exercising effective action in the defense of health and the work experience as the principal material for analysis. The notebooks’ special quality as a research technique lies in worker’s role as protagonist in the research, as the diary’s author and co-participant in the study. Eight professors participated, all from the same institute in a federal university (IFES) in Rio de Janeiro, Brazil. As for analysis of the empirical materials from the notebooks and consistent with the workers, the thematic analysis technique was adopted, producing four main discussion categories: time on the job and professors’ multiple work activities; precarization of working conditions at universities; faculty health at limits; and the notebooks viewed from the authors’ perspective. As for the results, the theme that stood out was work overload and time pressure to meet targets. Finally, the health and work notebooks proved to be a potential research tool for generating knowledge from a collective perspective.
El objetivo principal de este artículo es presentar y analizar el instrumento de investigación denominado “cartillas de salud y trabajo”, centrándose en la producción de conocimiento sobre el trabajo de docentes de universidad pública. Se trata de una técnica de investigación de carácter cualitativo y participativo, adecuada a la profundización del estudio de las relaciones entre la salud y el trabajo, reincorporando los lugares de trabajo como lugares privilegiados de observación para el ejercicio de una efectiva acción de defensa de la salud, y la experiencia laboral como materia principal de análisis. La cualidad especial de las cartillas como técnica de investigación se refiere al papel protagonista, atribuido al trabajador en el proceso de investigación, autor del diario y coparticipante del estudio. Participaron ocho docentes pertenecientes al mismo instituto de una universidad federal de enseñanza superior (IFES), localizada en Río de Janeiro, Brasil. En cuanto al análisis de los materiales empíricos, procedentes de las anotaciones de las cartillas y de encuentros con los trabajadores, se adoptó la técnica de análisis temático, llegándose a cuatro categorías principales de discusión, a saber: el tiempo de trabajo y las múltiples actividades de trabajo del profesor; precarización de las condiciones de trabajo en universidades; salud docente entre límites y cartillas bajo la atenta mirada de sus autores. En lo que concierne a los resultados, se resaltó el tema alusivo a la sobrecarga de trabajo y presión de tiempo para el cumplimiento de metas. Al final, se consideró que las cartillas de salud y trabajo se mostraron como herramientas de investigación con potencial para generar conocimiento desde una perspectiva colectiva.
https://doi.org/10.1590/0102-311x00037317
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8.
Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública
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Souza, Katia Reis de
; Fernandez, Verônica Silva
; Teixeira, Liliane Reis
; Larentis, Ariane Leites
; Mendonça, André Luis de Oliveira
; Felix, Eliana Guimarães
; Santos, Maria Blandina Marques dos
; Rodrigues, Andrea Maria dos Santos
; Moura, Marisa
; Simões-Barbosa, Regina Helena
; Barros, Walcyr de Oliveira
; Almeida, Mariza Gomes de
.
Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar o instrumento de pesquisa designado como “cadernetas de saúde e trabalho”, com foco na produção de conhecimento sobre o trabalho de docentes de universidade pública. Trata-se de uma técnica de investigação de caráter qualitativo e participativo, adequada ao aprofundamento do estudo das relações entre a saúde e o trabalho, reavendo os locais de trabalho como lugares privilegiados de observações para o exercício de uma efetiva ação de defesa da saúde e a experiência do trabalho como matéria principal de análise. A qualidade especial das cadernetas como técnica de investigação refere-se ao papel protagonista atribuído ao trabalhador no processo de pesquisa, autor do diário e coparticipante do estudo. Participaram oito docentes pertencentes ao mesmo instituto de uma universidade federal de ensino superior (IFES), localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Quanto à análise dos materiais empíricos, procedentes das anotações das cadernetas e de encontro com os trabalhadores, adotou-se a técnica de análise temática, chegando-se a quatro categorias principais de discussão, a saber: o tempo de trabalho e as múltiplas atividades de trabalho do professor; precarização das condições de trabalho em universidades; saúde docente entre limites e cadernetas sob o olhar dos seus autores. No que concerne aos resultados, sobressaiu o tema alusivo à sobrecarga de trabalho e pressão do tempo para cumprimento de metas. Ao fim, considerou-se que as cadernetas de saúde e trabalho mostraram-se como ferramenta de pesquisa com potencial para se gerar conhecimento em perspectiva coletiva.
The main objective of this article is to present and analyze the research instrument called “health and work notebooks”, focusing on the production of knowledge concerning professors’ work at a public university. The notebooks serve as a qualitative and participant research technique that is appropriate for the in-depth study of relations between health and work, viewing workplaces as privileged spaces for exercising effective action in the defense of health and the work experience as the principal material for analysis. The notebooks’ special quality as a research technique lies in worker’s role as protagonist in the research, as the diary’s author and co-participant in the study. Eight professors participated, all from the same institute in a federal university (IFES) in Rio de Janeiro, Brazil. As for analysis of the empirical materials from the notebooks and consistent with the workers, the thematic analysis technique was adopted, producing four main discussion categories: time on the job and professors’ multiple work activities; precarization of working conditions at universities; faculty health at limits; and the notebooks viewed from the authors’ perspective. As for the results, the theme that stood out was work overload and time pressure to meet targets. Finally, the health and work notebooks proved to be a potential research tool for generating knowledge from a collective perspective.
El objetivo principal de este artículo es presentar y analizar el instrumento de investigación denominado “cartillas de salud y trabajo”, centrándose en la producción de conocimiento sobre el trabajo de docentes de universidad pública. Se trata de una técnica de investigación de carácter cualitativo y participativo, adecuada a la profundización del estudio de las relaciones entre la salud y el trabajo, reincorporando los lugares de trabajo como lugares privilegiados de observación para el ejercicio de una efectiva acción de defensa de la salud, y la experiencia laboral como materia principal de análisis. La cualidad especial de las cartillas como técnica de investigación se refiere al papel protagonista, atribuido al trabajador en el proceso de investigación, autor del diario y coparticipante del estudio. Participaron ocho docentes pertenecientes al mismo instituto de una universidad federal de enseñanza superior (IFES), localizada en Río de Janeiro, Brasil. En cuanto al análisis de los materiales empíricos, procedentes de las anotaciones de las cartillas y de encuentros con los trabajadores, se adoptó la técnica de análisis temático, llegándose a cuatro categorías principales de discusión, a saber: el tiempo de trabajo y las múltiples actividades de trabajo del profesor; precarización de las condiciones de trabajo en universidades; salud docente entre límites y cartillas bajo la atenta mirada de sus autores. En lo que concierne a los resultados, se resaltó el tema alusivo a la sobrecarga de trabajo y presión de tiempo para el cumplimiento de metas. Al final, se consideró que las cartillas de salud y trabajo se mostraron como herramientas de investigación con potencial para generar conocimiento desde una perspectiva colectiva.
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9.
Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil
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Zappi, Daniela C.
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; Leitman, Paula
; Souza, Vinícius C.
; Walter, Bruno M.T.
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.
Resumo Um levantamento atualizado das plantas com sementes e análises relevantes acerca desta biodiversidade são apresentados. Este trabalho se iniciou em 2010 com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos e, desde então vem sendo atualizado por mais de 430 especialistas trabalhando online. O Brasil abriga atualmente 32.086 espécies nativas de Angiospermas e 23 espécies nativas de Gimnospermas e estes novos dados mostram um aumento de 3% da riqueza em relação a 2010. A Amazônia é o Domínio Fitogeográfico com o maior número de espécies de Gimnospermas, enquanto que a Floresta Atlântica possui a maior riqueza de Angiospermas. Houve um crescimento considerável no número de espécies e nas taxas de endemismo para a maioria dos Domínios (Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica, Pampa e Pantanal), com exceção da Amazônia que apresentou uma diminuição de 2,5% de endemicidade. Entretanto, a maior parte das plantas com sementes que ocorrem no Brasil (57,4%) é endêmica deste território. A proporção de formas de vida varia de acordo com os diferentes Domínios: árvores são mais expressivas na Amazônia e Floresta Atlântica do que nos outros biomas, ervas são dominantes no Pampa e as lianas apresentam riqueza expressiva na Amazônia, Floresta Atlântica e Pantanal. Este trabalho não só quantifica a biodiversidade brasileira, mas também indica as lacunas de conhecimento e o desafio a ser enfrentado para a conservação desta flora.
Abstract An updated inventory of Brazilian seed plants is presented and offers important insights into the country's biodiversity. This work started in 2010, with the publication of the Plants and Fungi Catalogue, and has been updated since by more than 430 specialists working online. Brazil is home to 32,086 native Angiosperms and 23 native Gymnosperms, showing an increase of 3% in its species richness in relation to 2010. The Amazon Rainforest is the richest Brazilian biome for Gymnosperms, while the Atlantic Rainforest is the richest one for Angiosperms. There was a considerable increment in the number of species and endemism rates for biomes, except for the Amazon that showed a decrease of 2.5% of recorded endemics. However, well over half of Brazillian seed plant species (57.4%) is endemic to this territory. The proportion of life-forms varies among different biomes: trees are more expressive in the Amazon and Atlantic Rainforest biomes while herbs predominate in the Pampa, and lianas are more expressive in the Amazon, Atlantic Rainforest, and Pantanal. This compilation serves not only to quantify Brazilian biodiversity, but also to highlight areas where there information is lacking and to provide a framework for the challenge faced in conserving Brazil's unique and diverse flora.
https://doi.org/10.1590/2175-7860201566411
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10.
Intensidade da cercosporiose da alface em cultivos convencionais e orgânicos em Pernambuco
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Gomes, Andréa Maria André
; Michereff, Sami Jorge
; Mariano, Rosa de Lima Ramos
; Rodrigues, Viviane Jurema Lopes Borges
.
Foram realizados levantamentos da intensidade da cercosporiose da alface, causada por Cercospora longissima, em 25 plantios manejados no sistema convencional e 25 no sistema orgânico, em dois períodos de plantio, janeiro-abril (I) e junho-setembro (II) de 2002, no estado de Pernambuco. A prevalência da doença foi elevada (> 88%) em todas as situações avaliadas. Nas áreas de cultivo convencional a severidade da cercosporiose variou de 0,0 a 16,9%, enquanto em cultivos orgânicos de 0,0 a 22,5%. Nos dois sistemas de cultivo a severidade da doença foi significativamente mais elevada no período I, quando a precipitação pluviométrica foi quase três vezes superior ao período II. No entanto, somente no período II foram constatadas diferenças significativas na severidade da doença entre os sistemas de cultivo, sendo superior no sistema orgânico. Não foram constatadas correlações significativas entre os níveis de severidade da cercosporiose nas áreas de plantio nos dois períodos avaliados, dentro de cada sistema de cultivo.
Surveys of the intensity of cercospora leaf spot of lettuce caused by Cercospora longissima were performed in 25 conventional and 25 organic farming areas in 2 planting periods, January-April (I) and June-September (II) 2002, in State of Pernambuco (Brazil). Disease prevalence was high (> 88%) in all evaluated situations. Disease severity ranged from 0.0 to 16.9% in conventional farming areas and from 0.0 to 22.5% in organic farming areas. In both systems, disease severity was significantly higher in period I when precipitation was almost 3 times higher to that in period II. However, only in period II, significant differences in disease severity were found between farming systems, with high values in the organic system. There were no significant correlations among disease severity levels in the areas in both evaluated periods inside each farming system.
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