As estatísticas são representações, estão no lugar de alguma coisa. Estas representações são.produzidas a partir da definição de recortes que procuram simplificar os aspectos do mundo, os quais são o objeto de estudo. Esses recortes têm como finalidade o conhecimento desses aspectos, e expressam-se nas questões constantes do questionário de uma pesquisa, nas categorias que são associadas aos elementos por ela coletados, na definição de um determinado indicador, etc; tais recortes são estabelecidos em detrimento de outros, que também seriam possíveis. O que visualizamos com as estatísticas são números, que representam conjuntos com as mesmas características, expressas em classificações idealizadas pelos pesquisadores que as constróem. Para que as estatísticas possam ser utilizadas, essas escolhas precisam, portanto, estar explícitas, revelando-se nas classificações e conceitos associados à representação, nos segmentos do universo que são escolhidos como objeto de estudo, nos erros que estão associados aos resultados que são divulgados. Se isso não ocorrer, o uso da estatística pode resultar no oposto do que se espera dela, que é o conhecimento.
The statistics are representations of something else. These representations are produced from pre-defined segments, chosen to simplify certain aspects of the world, which are the object of a given study Those segments are intended to comprehend such aspects and are expressed, for instance, in the questions of a questionnaire, in the categories associated to the elements collected by the research and defined by some specific indicator that is unique among several others. The statistics show numbers that represent sets with the same characteristics expressed in the idealized classification built by the researchers. They may only be used if they reveal the researchers´ choices, which should be expressed: in classification and concepts associated to the representation; in the segments of the universe chosen as object of study; and in the errors that are associated to the divulged results. If the statistics do not reveal those choices, using them will defeat the very purpose of statistics: to increase knowledge.