Considerando o baixo grau de letramento dos alunos do ensino fundamental e médio no Brasil e, concomitantemente, o crescimento espantoso do número de organizações não governamentais (ONGs) trabalhando no campo da educação nas últimas décadas, o presente trabalho procura estabelecer uma ponte entre essas duas faces da educação no Brasil. Nesta investigação, pretendeu-se compreender a dinâmica e a influência das ONGs brasileiras, mais especificamente no campo da leitura, tendo em vista o desenvolvimento do letramento. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, com características etnográficas, baseado, sobretudo, em observações feitas em campo das atividades de uma organização, as quais foram analisadas a partir das concepções de leitura propostas pelos teóricos da psicolinguística (SMITH, 1999, 2003) e da estética da recepção (JAUSS, 1994,2002). Com isso, procurou-se contribuir com os estudos sobre leitura e, principalmente, avançar nessas novas possibilidades educativas que hoje nos são apresentadas pela sociedade civil e que impulsionaram a busca por soluções alternativas para um problema que vem afligindo os educadores há décadas no Brasil. Assim, considera-se que, por meio da troca de ideias e experiências e da implementação de projetos envolvendo leitura, as instituições educacionais não governamentais podem contribuir para o desenvolvimento de uma escola pública de qualidade, sem, no entanto, substituí-la, deixando para o governo a responsabilidade que lhe cabe.
Considering the low level of literacy of pupils in fundamental and secondary education in Brazil and, at the same time, the astounding growth in the number of non-governmental organizations (NGOs) working in the field of education during the last decades, the present work attempts to throw a bridge across those two sides of Brazilian education. The investigation has tried to understand the dynamics and influence of Brazilian NGOs, more specifically in the area of reading, having in mind the development of literacy. To such end, a qualitative study of ethnographic features was conducted based mainly on field observations of the activities of an organization, which were analyzed from the perspectives of reading proposed by the theoreticians of psycholinguistics (SMITH, 1999, 2003) and of the aesthetics of reception (JAUSS, 1994, 2002). The aim was one of contributing to the studies about reading and, in particular, of advancing in the new possibilities of education given to us today by the civil society, which have encouraged the search for alternative solutions to a problem that has plagued Brazilian educators for decades. It is considered that through the exchange of ideas and experiences, and through the implementation of projects involving reading, the educational NGOs can contribute to develop a good quality public school without, however, replacing it, leaving to the state its due responsibility.