OBJETIVO: Detectar precocemente deficiência na acuidade visual de escolares e verificar sua associação com o rendimento escolar. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em amostra de escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram realizados o exame de acuidade visual (AV) com o uso da Escala de Snellen e a análise do histórico escolar, bem como foi utilizado questionário autoaplicável, previamente validado. A baixa acuidade visual foi considerada quando o índice obtido pela escala foi menor ou igual a 0,7 e o baixo rendimento escolar quando as médias das notas do último ano letivo não alcançaram 60 pontos. RESULTADOS: Foram analisados 222 estudantes provenientes de cinco escolas públicas. Em relação à acuidade visual, 31% alunos apresentaram AV alterada no olho direito e 29,8% alunos apresentaram AV alterada no olho esquerdo. Na amostra estudada, 15,5% dos alunos apresentaram rendimento escolar regular ou insatisfatório. Entre os alunos com AV dentro da normalidade, 89,5% apresentaram rendimento escolar considerado satisfatório, enquanto que, entre aqueles com AV alterada, apenas 75% apresentaram tal rendimento (p=0,015). CONCLUSÃO: O presente estudo sugere a existência de associação entre baixa acuidade visual e baixo rendimento escolar na amostra avaliada.
OBJECTIVE: To detect early visual acuity deficiency of school children and its association with school performance METHODS: A cross-sectional study was conducted with a sample from the third year of elementary schools in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. The examination of visual acuity (VA) was carried out using Snellen Scale, an analysis of transcripts was made and a self-administered questionnaire, previously validated was used. Visual acuity loss was considered when the index obtained by the scale was less than or equal to 0.7 and poor academic performance when the average scores of the last school year did not reach 60 points. RESULTS: We analyzed 222 students from five public schools. Regarding visual acuity, 31% of students had a change in the right eye and 29.8% had a change in the left eye. In this sample, 15.5% of the students had unsatisfactory or poor school performance. Among the students with normal VA , 89.5% had satisfactory school performance, while among those with VA changes, only 75% had such a performance (p-value: 0.015). CONCLUSION: This study suggests an association between low visual acuity and poor school performance in the sample analyzed.