RESUMO Estudamos a formação continuada de professores nas ações do Banco Mundial, conforme o Relatório Anual de 2018, e do Training teachers on the job: what works and how to measure it. Explicitamos a globalização pela teoria da ocidentalização como possibilidade explicativa, além de a formação ser entendida como formação profissional em alternância: articulação entre trabalho (prática) e estudos, compreendendo: a teoria do capital humano pela soma de aptidões e saberes, fonte de capacidade produtiva; a pedagogia das competências e a performance da escola, pelas avaliações externas; o treino de técnicas para ações futuras; o domínio da tecnologia; a preparação para o trabalho; o acompanhamento da sala de aula; e a adequação à prescrição de modelos que orientam os sistemas de acordo com as necessidades da globalização, como os professores, pelo treino e pela técnica.
ABSTRACT We studied the Continued Education of Teachers, in the actions of the World Bank, Annual Report/2018 and the Training Teachers on the Job What Works and How to Measure It. We explain globalization, through the theory of westernization, as an explanatory possibility. Training understood as professional training in alternation: articulation between work (practice) and studies, comprising: the theory of human capital by the sum of skills and knowledge, source of productive capacity; the pedagogy of competences and school performance, by external evaluations; techniques training for future actions; field of technology; preparation for work; monitoring of the classroom; and adequacy to the prescription of models, guide systems in adapting to globalization needs, such as teachers, through training and technique.
RESUMEN Estudiamos la Educación Continua de Profesores, en las acciones del Banco Mundial, el Informe Anual/2018 y la Training teachers on the job: what works and how to measure it. Explicamos la globalización, a través de la occidentalización, como una posibilidad explicativa. Formación entendida como formación profesional alterna: articulación entre trabajo (práctica) y estudios, que comprende: la teoría del capital humano por la suma de habilidades y conocimientos, fuente de capacidad productiva; la pedagogía de competencias y rendimiento escolar, mediante evaluaciones externas; técnicas de formación para acciones futuras; campo de la tecnología; preparación para el trabajo; seguimiento del aula; y adecuación a la prescripción de modelos, sistemas de guía para adaptarse a necesidades de la globalización, como los docentes, a través de capacitación y técnica.