RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor torácica é uma das principais causas de internação na rede pública e devido ao caráter subjetivo da dor, à inespecificidade da dor torácica, e à deficiência na capacitação de profissionais enfermeiros e médicos, à qualidade dos atendimentos e à satisfação dos pacientes com dor torácica que ainda está longe de ser o ideal. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar a qualidade da assistência à pacientes com dor torácica aguda no estado do Ceará-Brasil. MÉTODOS: Pesquisa do tipo descritiva, exploratória e analítica. Aplicou-se um formulário e obteve-se uma amostra 430 pacientes e 50 profissionais do hospital de referência. Utilizou-se estatística não paramétrica para análise e discussão. As variáveis dependentes e a satisfação dos usuários foram correlacionadas para a construção de tabelas e análise estatística descritiva simples. RESULTADOS: Trezentos e oitenta e um pacientes (65,65%) já buscaram o serviço mais de uma vez para atendimento, retornando por diversos motivos, mesmo existindo outras unidades para o acompanhamento de saúde em sua respectiva regional. A maioria dos usuários (n=422) não percebeu barreiras no atendimento quanto a materiais e recursos humanos (83,17%). No entanto, a demora no atendimento (9,0%) constituiu a maior barreira percebida por aqueles referiram haver dificuldades (n=38). CONCLUSÃO: A complexidade do atendimento à pacientes com dor torácica aguda afeta a análise da qualidade da assistência prestada aos usuários. O elevado número de atendimentos torna o serviço caótico, pois a relação entre profissionais de saúde e estrutura é insatisfatória, requerendo a inserção de mais profissionais e a melhoria do tempo de atendimento.
ABSTRACT BACKGROUND AND OBJECTIVES: Chest pain is a major reason for hospitalization in the public network due to its subjectivity, non-specificity, lack of nurses and physicians' qualification, quality of assistance and the fact that chest pain patients satisfaction is still far away from ideal. This study aimed at evaluating the quality of assistance of acute chest pain patients in the State of Ceará, Brazil. METHODS: This is a descriptive, exploratory and analytical study. After applying a form, a sample of 430 patients and 50 professionals of a reference hospital was obtained. Non-parametric statistics was used for analysis and discussion. Dependent variables and users' satisfaction were correlated for the development of tables and simple descriptive statistical analysis. RESULTS: Three hundred and eighty-one patients (65.65%) have looked for assistance more than once, returning for several reasons, even when there were other units for health follow up in their respective region. Most users (n=422) have not noticed assistance barriers with regard to materials and human resources (83.17). However, delay in assistance (9.0%) was the most important barrier perceived by those referring difficulties (n=38). CONCLUSION: The complex assistance to acute chest pain patients affects the analysis of the quality of assistance provided to users. The high number of patients makes the service chaotic because the relationship between health professionals and structure is not satisfactory, requiring the insertion of more professionals and improvement in assistance time.