Neste texto temos como objetivo apresentar uma reflexão sobre questões organizacionais, bem como possíveis implicações éticas, que permeiam a prática da equipe de saúde, numa unidade de urgência/emergência, no atendimento a vítimas de trauma decorrente de acidente e/ou violência. Inicialmente, focalizamos o atendimento às causas externas e sua relação com a organização do trabalho e a ética no ambiente hospitalar, abordando, a seguir, a dimensão ética no atendimento de urgências/emergências. As questões organizacionais e éticas necessitam ser assumidas, tanto pelos gestores quanto pela equipe de saúde que atua nestas unidades, já que, mesmo na precariedade, os profissionais tentam atender às vítimas de trauma, visando à beneficência, ainda que danos possam advir de um atendimento prestado em condições inadequadas.
This text aims to present a reflection about organizational issues, as well as possible ethical implications permeating the practice of the healthcare team at an urgency/emergency unit, providing care to victims of trauma from accidents or violence. Initially, we focused on care for external causes and its relation with work organization and ethics in the hospital environment, followed by an analysis of the ethical dimension of urgency/emergency services. The organizational and ethical issues need to be assumed by both the managers and the healthcare team working at these units since, even in precarious conditions, the professionals attempt to care for trauma victims, aiming at beneficence, even if this healthcare could cause harm when provided in inadequate conditions.
En este texto tenemos como objetivo presentar una reflexión sobre asuntos organizacionales, así como también las posibles implicancias éticas, que permean la práctica del equipo de salud, en una unidad de urgencia/emergencia, en la atención a víctimas de trauma resultante de un accidente y/o violencia. Inicialmente, enfocamos la atención a las causas externas y su relación con la organización del trabajo y la ética en el ambiente hospitalario, abordando, a seguir, la dimensión ética en la atención de urgencias/emergencias. Los temas organizacionales y éticos necesitan ser asumidos, tanto por los gestores como por el equipo de salud que trabaja en estas unidades, ya que, no obstante la precariedad, los profesionales intentan atender a las víctimas de trauma, visando la beneficencia, a pesar de los daños que puedan surgir de una atención prestada en condiciones inadecuadas.