RESUMO Os aspectos cognitivos relacionados ao envelhecimento precisam ser mais investigados, tendo em vista a necessidade de criar estratégias de prevenção ou manutenção de uma velhice saudável e ativa. Esta pesquisa teve por objetivo comparar a evolução do nível de compreensão de um jogo de regras entre idosas e adolescentes. Foram constituídos dois grupos de quatro participantes para cada faixa etária: um de 65 a 75 anos e outro de 16 a 17 anos. Como referencial, foi utilizada a teoria de Piaget. O instrumento de investigação foi o jogo Quoridor. Ao longo de quatro etapas, as participantes tiveram a oportunidade de jogar entre adversárias de mesma faixa etária, além de serem entrevistadas individualmente para se posicionarem diante de situações-problema. Os critérios de análise foram estabelecidos a partir de níveis de compreensão do jogo – do menor para o maior: I, II/A, II/B, III/A, III/B. Os resultados indicam que duas idosas e duas adolescentes alcançaram nível II/B; uma idosa não evoluiu no nível de compreensão, ficando no nível I; duas adolescentes atingiram o nível II/B e uma idosa o nível III/A. Desta forma, o nível mais alto foi alcançado por uma idosa, contrariando o pressuposto de que o declínio cognitivo é inevitável em idosos jovens, e que um idoso sempre terá desempenho pior que um adolescente. Em se tratando de aspectos cognitivos, muitos são os fatores envolvidos, e apenas a faixa etária não garante uma previsão do quanto um sujeito pode se desenvolver.
ABSTRACT The cognitive aspects related to ageing need a more thorough investigation, in view of the need of creating preventive or maintenance strategies for an active and healthy ageing. This research aimed to compare the evolution of the comprehension level of a game of rules between elderly women and adolescents. Two groups of four participants for each age group were formed: one aged 65-75 years, and the other, 16-17 years. The study was based on Piaget’s theory. As an instrument for investigation, the Quoridor game was used. Throughout four stages, the participants had the opportunity to play amongst adversaries of the same age group, besides being individually interviewed so as to position themselves before problem-situations. The analysis criteria were established from levels of comprehension about the game – from the lowest to the highest one: I, II/A, II/B,III/A,III/B. Results indicated that two elderly women and two adolescents reached the II/B level; an elderly woman did not evolve on the comprehension level, remaining on level I; two adolescents reached the II/B level, and an elderly woman, the III/A. Thus, the highest level was obtained by an elderly woman, contrary to the assumption that cognitive decline is inevitable among young elders, and that an elder shall always have a worse performance than that of an adolescent. When it comes to cognitive aspects, many are the factors evolved, and the age group alone does not guarantee just how much a subject may develop himself.