Resumo Neste estudo procuramos responder quais pesquisas têm sido realizadas quanto à implementação e efetividade de práticas em escolas brasileiras para a prevenção do uso do tabaco, no intuito de apresentar o estado da arte a respeito dessa temática. Para tal finalidade, propomos um estudo bibliográfico com levantamento de teses e dissertações em bases de dados brasileiras, com o objetivo de identificar o cenário dos últimos vinte anos de estudos desenvolvidos em escolas relativos a essa temática e que apontem para práticas pedagógicas como, por exemplo, oficinas e projetos de intervenção realizados para prevenção do tabagismo entre adolescentes. Foram utilizadas três bases de dados, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2000 a 2020, idioma português, para o levantamento de teses e dissertações sobre o tema. Delimitou-se descritores para a pesquisa e foram selecionados apenas os trabalhos que abordavam sobre a implementação de práticas preventivas e educativas em escolas relativas à temática tabagismo e adolescência. Oito trabalhos foram selecionados para a análise. Nas pesquisas apresentadas predominaram abordagem quanti-qualitativa e estudos do tipo quase-experimental. Quanto aos trabalhos analisados, observou-se predomínio de pesquisas realizadas no Ensino Fundamental. As ações pedagógicas foram desenvolvidas com os alunos participantes das pesquisas, no entanto, as ações envolviam, em geral, a participação de professores, pesquisadores e profissionais de saúde. As pesquisas analisadas apontam a necessidade de estudos para conhecer as causas e consequências do tabagismo nessa fase da vida, além de estratégias de prevenção e combate ao tabagismo.
Abstract This study seeks to answer what research has been carried out regarding the implementation and effectiveness of practices carried out in Brazilian schools for the prevention of tobacco use in order to present the state of the art regarding this theme. For this purpose, we propose a bibliographic study with a survey of theses and dissertations in databases in order to identify the scenario of the last twenty years of studies developed in schools related to this theme and to which pedagogical practices such as, workshops and intervention projects impact on the prevention of smoking among adolescents. Three databases were used: the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Google Scholar, and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period from 2000 to 2020, all in Portuguese language, for the survey of theses and dissertations on the topic. The descriptors for the research were defined, and only the works that addressed the implementation of preventive and educational practices in schools on the theme of smoking and adolescence were selected. Eight papers were selected for analysis. In the research presented, the quanti-qualitative approach of quasi-experimental studies predominated. As for the study participants, there was a predominance of research conducted in elementary schools. The pedagogical actions were developed with the students participating in the research. However, the practice generally involved the participation of teachers, researchers, and health professionals. The research analysed the need for studies to understand the causes and consequences of smoking at this stage of life, in addition to strategies for preventing and combating smoking.
Resumen En este estudio buscamos responder qué investigaciones se han realizado sobre la implementación y efectividad de las prácticas realizadas en las escuelas brasileñas para la prevención del tabaquismo con el fin de presentar el estado del arte en este tema. Para ello, proponemos un estudio bibliográfico con levantamiento de tesis y disertaciones en bases de datos brasileñas, con el fin de identificar el escenario de últimos veinte años de estudios desarrollados en escuelas relacionadas con este tema y que apuntan a prácticas pedagógicas como, por ejemplo, talleres y proyectos de intervenciones realizadas para prevenir el tabaquismo entre los adolescentes. Se utilizaron tres bases de datos, la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), el Google Scholar y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), en el período de 2000 a 2020, idioma portugués, para la encuesta de tesis y disertaciones sobre el tema. Se delimitaron los descriptores para la investigación y solo se seleccionaron los trabajos que abordaron la implementación de prácticas preventivas y educativas en las escuelas relacionadas con el tabaquismo y la adolescencia. Se seleccionaron ocho artículos para su análisis. En la investigación presentada, predominó un enfoque cuanti-cualitativo y estudios cuasiexperimentales. En cuanto a los estudios analizados, predominó la investigación realizada en la escuela primaria. Las acciones pedagógicas se desarrollaron con los estudiantes participantes de la investigación, sin embargo, las acciones generalmente involucraron la participación de docentes, investigadores y profesionales de la salud. Las investigaciones analizadas apuntan a la necesidad de realizar estudios para comprender las causas y consecuencias del tabaquismo en esta etapa de la vida, además de estrategias para prevenir y combatir el tabaquismo.