Resumo: A Engenharia apresenta como uma de suas características, a necessidade de investigação de sistemas, para se obter o máximo de resultado destes. E Planejamento de Experimento é um método, que pode suportar esta necessidade, porém a complexidade intrínseca ao método cria barreiras no entendimento, e consequentemente no uso, podendo se considerar a estatística um dos agentes mais significativos, portanto faz-se necessário utilizar abordagens mais eficientes, para o ensino deste método. As tradicionais abordagens pedagógicas não se mostram suficientes, para favorecer a assimilação da essência do Planejamento de Experimento, pois ou seu foco se direciona quase que totalmente a estatística ou, quando se usa recursos tecnológicos, a ferramenta se torna protagonista, por se tratar de softwares complexos para análises, e adequado ao uso por especialistas. O objetivo deste estudo foi propor um software com características essencialmente didáticas, o qual foi denominado “The Cake”, metáfora que faz alusão à variabilidade total de um experimento, e que tem suas partes tomadas pelos efeitos controláveis e incontroláveis. O “The Cake” foi construído com interfaces amigáveis baseadas nas Tabelas, Figuras e Gráficos dos livros texto. A interatividade e análise passo a passo do experimento fazem do “The Cake” uma ferramenta poderosa para o ensino das Técnicas de Planejamento de Experimentos.
Abstract: Engineering presents as one of its characteristics, the need of investigating systems, in order to obtain the maximum results from these. Design of Experiment is a method that can support this need, but the intrinsic complexity of the method creates barriers to its understanding, and consequently on its use, with statistics being considered one of the most significant agents, therefore it is necessary to use more efficient approaches for teaching this method. The traditional teaching approaches are not enough to favor learning of the essence from Design of Experiment, since its focus is almost entirely on statistics or, when using technological resources, the tool becomes an actor due to the fact of being a complex analysis software, and suitable for use by experts. So, the purpose of this thesis is to propose a software with teaching characteristics, capable of filling this gap, which was called “The Cake”, a metaphor that refers to the total variability from an experiment, and whose portions are taken by the controllable and uncontrollable effects. Thus, this software was developed with the purpose of providing friendly interfaces, which are similar to text books, to facilitate its use and provide interaction with the user, apart from presenting the analyses in a gradual way.