Resumo O artigo apresenta uma pesquisa sobre escalas de avaliação, com o objetivo de melhorar o significado e a precisão de escalas ordinais. O estudo visou identificar o significado numérico atribuído aos advérbios, que combinam a dimensão qualitativa (significado) e a quantitativa (quantidade). Solicitou-se a uma amostra de sujeitos que indicassem o valor numérico dos advérbios, em referência a uma escala numérica. Os resultados foram tratados estatisticamente, para avaliar sua validade e fiabilidade. Combinando a dimensão qualitativa e quantitativa na avaliação, vai-se ao encontro da especificidade biopsicossocial dos sujeitos, como pede o paradigma da complexidade. Acredita-se que os objetivos do estudo foram alcançados e que ele poderá ser útil a outros cientistas que estudam os comportamentos na área das políticas e práticas educativas e suas metodologias de avaliação.
Abstract This paper presents a research on rating scales in response to different situations. It aims to improve the significance and accuracy of ordinal scales, transforming them into interval scales. To reach this objective, the presented scales combine quantitative and qualitative perspectives, joining the ease of the Likert scale and the Thurstone’s procedure. In this research, a sample of subjects was asked to indicate the numerical value of adverbs, in reference to a numerical scale. The results were subjected to statistical analysis, to assess their validity. Combining the qualitative dimension with a quantitative evaluation, this procedure can meet the biopsychosocial specificities of subjects, as required by the complexity paradigm. The results of this study seem to be an affirmative response to the questions about validity and reliability, and about the practicality of this procedure.
Resumen El trabajo presenta una investigación sobre escalas, con el objetivo de mejorar el significado y exactitud de las escalas ordinales. Está centrado en el valor numérico de los adverbios que combinan la dimensión cualitativa (significado) con la cuantitativa subyacente. Se solicitó a una muestra de sujetos indicar el valor de los adverbios, sometiendo los resultados a análisis estadístico, para mejorar su validez y fiabilidad. Integrando las dimensiones cualitativa y cuantitativa, se busca la especificidad biopsicosocial del sujeto, como lo pide el paradigma de la complejidad. Se alcanzaron los objetivos del estudio, y los resultados pueden ser útiles a otros científicos en el ámbito de las políticas y prácticas educativas y de sus metodologías de evaluación.