RESUMO A doença de Alzheimer compromete progressivamente, em razão da neurodegeneração, a integração cognitiva e os componentes cognitivos de desempenho, levando ao comprometimento das áreas de desempenho (atividades de vida diária, atividades de trabalho e produtivas, e atividades de lazer ou diversão) nos contextos em que o indivíduo está inserido, gerando déficit no desempenho ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar, através da revisão bibliográfica, a importância da intervenção terapêutica ocupacional com indivíduos com doença de Alzheimer, utilizando uma abordagem cognitiva, que vise à manutenção das habilidades cognitivas do indivíduo com doença de Alzheimer para um desempenho ocupacional competente pelo maior período de tempo. Observa-se a relação direta entre processo de envelhecimento, doença de Alzheimer e desempenho ocupacional. Nesse contexto, o terapeuta ocupacional é inserido no tratamento do indivíduo com doença de Alzheimer, pois tem meios para abordar os componentes afetados pela doença, através de um processo terapêutico estruturado. Ao final, conclui-se que as intervenções cognitivas no estágio inicial são utilizadas para organizar as atividades do cotidiano do indivíduo com doença de Alzheimer e, consequentemente, promover melhor qualidade de vida.
ABSTRACT Due to neurological degeneration, Alzheimer's disease gradually affects the cognitive abilities. Subsequently, this compromises the occupational performance in all areas: self-care, productivity and leisure. This paper presents the results of a literature review with respect to the importance of occupational therapy interventions using cognitive approach with individuals with Alzheimer's disease, concerninfg maintenance of cognitive abilities and occupational performance of individuals affected by Alzheimer's disease. It underlines the direct relationship between the process of aging, Alzheimer's disease and occupational performance. Within this context, the role of the occupational therapist includes the use of various approaches to address the affected occupational performance components. The authors conclude that a cognitive approach can effectively be used to organise the activities of daily living of individuals in the early stages of Alzheimer's Disease and to promote a better quality of life.