A proposta deste estudo è compreender o que é para o aluno do curso de graduação em enfermagem vivenciar situações de trabalho em equipe/grupo. A partir do referencial fenomenológico, foram realizadas entrevistas individuais com nove discentes do 4º ano de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, sendo, posteriormente, analisadas conforme Martins e Bicudo (1989). Emergiram as seguintes categorias: trabalho em grupo enfocado nas disciplinas; o trabalho em grupo vivenciado em sala de aula; trabalho em grupo: relacionamento entre discentes e discente-professor; o trabalho em grupo em campo de estágio; preparados para o trabalho em grupo? Considerando que a prática profissional em saúde vem apontando a necessidade de se configurar de modo interdisciplinar e que a formação acadêmica apresenta lacunas quanto ao exercido do trabalho grupai, convém repensar acerca dessa formação, resgatando a compreensão da complexidade das relações humanas, envolvendo as dimensões politicas, institucionais e interpessoais.
This study aims at understanding the meaning attributed by undergraduate nursing students to the experience of group/team work. Based on the phenomenological framework. Individual interviews were conducted with nine students from the fourth year of the undergraduate program at the University of São Paulo at the Ribeirão Preto College of Nursing. Later, these were analyzed according to Martins and Bicudo (1989). The following categories emerged: group work focused on subjects; group work experienced in the classroom; group work: relationship among students and among students and teachers; group work in the training field; are students prepared for group work? By taking into account that professional practice in healthcare has shown the need to be interdisciplinary and that academic education presents gaps, concerning the practice of group work, re-thinking about such education becomes relevant, since it will recover the understanding of complexity in human relations involving their political, institutional and interpersonal dimensions.
La propuesta del estudio es comprender lo que significa para el alumno de la carrera de enfermería vivenciar situaciones de trabajo en equipo/grupo, A partir del referencial fenomenológico, se realizaron entrevistas individuales con nueve alumnos del 4 año de Enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeiráo Preto - USP, y después se analizaron conforme Martins y Bicudo (1989}, El resultado son las siguientes categorías: el trabajo en grupo enfocado en las disciplinas; el trabajo en grupo vivenciado en clase; trabajo en grupo; relacionamiento entre discentes y discente-profesor; el trabajo en grupo en las prácticas y ¿preparados para el trabajo en grupo? Considerando que la práctica profesional en salud está apuntandola necesidad de configurarse de modo interdisciplinary que la formación académica presenta lagunas cuanto al ejercicio del trabajo en grupo, conviene repensar esa formación y rescatar la complejidad de las relaciones humanas, dentro de unas dimensiones políticas, institucionales e interpersonales.