RESUMO O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.
ABSTRACT The study aims to analyze how the negotiated experiments, as a researcher in the area of Biological Sciences and as a researcher in the area of Human Sciences, produced fragments of contingent identities. In this autobiographical research, life history is used as an object, source and method of qualitative research. In the trajectories of paradigmatic changes analyzed, the simultaneous (de)construction of teaching identities was fundamental for subjectivity and reflexivity to be valued in the researches. Identities are (des)constructed as ways of being, of relating and participating in diverse socio-historical and cultural contexts, understanding that scientific and artistic creations are both narratives that combine metaphors and concepts. Thus, we seek in the dialogue instituted with the Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass, (re)discover the counterpoint between science and art as a possibility of knowledge.
RESUMEN El estudio objetiva analizar de qué manera las experiencias negociadas, como investigadora del área de ciencias biológicas y como investigadora del área de ciencias humanas, produjeron fragmentos de identidades contingentes. En esta investigación autobiográfica, la historia de vida se utiliza como objeto, fuente y método de investigación cualitativa. En las trayectorias de cambios paradigmáticos analizados, la (des)construcción simultánea de identidades docentes fue fundamental para que la subjetividad y la reflexividad pasas a ser valoradas en las investigaciones. Las identidades son (des) construidas como formas de ser, de relacionarse y de participar en contextos socioculturales y culturales diversos, entendiendo que las creaciones científicas y artísticas son, ambas, narrativas que combinan metáforas y conceptos. Así, buscamos en el diálogo instituido con las Aventuras de Alicia en el País de las Maravillas ya Través del espejo, (re)descubrir el contrapunto entre ciencia y arte como posibilidad de conocimiento.