A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de analisar a percepção e a atuação dos professores de 1º ano em relação a ampliação do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas do município de Curitiba/Paraná, com ênfase nos aspectos metodológicos e relacionais de sala de aula. Os participantes deste estudo foram quatro professoras, duas da rede privada e duas da rede pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com as professoras, Diários das Professoras, Diário da Pesquisadora e Protocolo de Observação. Dentre os autores que contribuíram para a análise dos dados, estão Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005), Soares (2007), entre outros. Durante a investigação foi possível perceber a preocupação governamental em oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a ação docente. Entretanto, verificou-se que há muitos desafios em relação ao 1º ano do Ensino Fundamental, especialmente no tocante a prática pedagógica no processo de alfabetização/letramento. Para que um ensino seja significativo no ambiente formal de aprendizagem que é a escola, a prática pedagógica precisa estar de acordo com as características e necessidades das crianças, bem como pautada em concepções que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, e possam influenciar as experiências posteriores dos aprendizes.
In 2010, it was established that the Brazilian Fundamental Education System would last nine years. When this extended school period was implemented, it became evident that it was necessary to assess the perception and performance of first grade teachers of the nine-year Fundamental Education System in two schools of Curitiba/Paraná, focusing on methodological and relational classroom aspects. Four teachers participated in this study, of which two were private school teachers and two public school teachers. Data was collected from semi-structured interviews with the teachers, from their classroom log books, the researcher's log bookand according to the classroom observation protocol. Data was assessed based on the findings of the following authors: Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005), and Soares (2007), to mention but a few. During the investigation, it was observed that public administration is concerned with providing theoretical and methodological subsidies for the teaching endeavors. Notwithstanding, it was noted that there are a great number of challenges in relation to the first grade of the Fundamental Education System, especially where the pedagogical practice of literacy and writing skills are concerned. Learning can only be significant in the formal learning environment, which is the school, insofar as the pedagogical practice is aligned with the characteristics and needs of the children, as well as supported by concepts that are conducive to child development and learning, all of which are factors that should impact the students' prior experiences.
A partir de 2010, la Enseñanza Básica de nueve años se llevó a cabo en todas las escuelas brasileñas. Con la expansión de la educación se observó la necesidad de analizar la percepción y el desempeño de los docentes de primer grado en relación con la expansión de la enseñanza Básica de nueve años, en dos escuelas del municipio de Curitiba / Paraná - Brasil - con énfasis en la metodología y la relación dentro del aula. Los participantes de este estudio fueron cuatro profesoras, dos de escuelas públicas y dos de escuelas privadas. Para la recolección de los datos se usaron Entrevistas semiestructuradas con las profesoras, Diarios de aula, Diario del Investigador y Protocolo de Observación. Entre los autores que contribuyeron para el análisis de los datos están Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005) y Soares (2007), entre otros. Durante la investigación se observó la preocupación del gobierno en ofrecer bases teóricas y metodológicas para la actividad docente. Se observó que hay muchos desafíos en relación con el primer grado de la escuela primaria, especialmente en la práctica pedagógica durante el proceso de alfabetización / letramiento. Para que una educación sea importante en el ambiente formal de aprendizaje que es la escuela, la práctica pedagógica debe ajustarse a las características y necesidades de los niños, así como debe estar fundada en las concepciones que promuevan el desarrollo y aprendizaje infantil, y puedan influir en las experiencias posteriores de los aprendices.