Resumo O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento e evidências empíricas de precisão e validade de instrumento que se propõe a avaliar, no contexto da depressão materna, recursos de organização familiar e riscos cumulativos em famílias com escolares. Os itens foram construídos com base em processos de proteção e riscos desenvolvimentais. O inventário foi administrado no decorrer de entrevista semiestruturada com amostra de conveniência: 100 mães de escolares, sendo 50 delas com diagnóstico de depressão recorrente e 50 sem transtornos psiquiátricos. A análise de concordância entre codificação das respostas por examinadores independentes apontou valores superiores a 85%. A partir da análise fatorial exploratória, a composição final do instrumento ficou com 31 itens, distribuídos nas dimensões Organização Familiar e Crenças Negativas, com alpha de Cronbach, respectivamente, de .72 e .87. Diferenças estatisticamente significativas entre os grupos com e sem depressão, sustentaram a validade discriminante do instrumento, possibilitando o seu uso como recurso norteador de intervenções.
Abstract This study aimed to describe the development and the empirical evidence of reliability and validity of an instrument that proposes to assess, in the context of maternal depression, family organization resources and cumulative risks in families with school-age children. The items were constructed based on protection processes and developmental outcomes. The Inventory was conducted during a semi-structured interview with a convenience sample: 100 mothers of school-age children, 50 of them diagnosed with recurrent depression and 50 without psychiatric disorders. Agreement analysis between the coding of interviews by independent evaluators indicated values higher than 85%. Based on the exploratory factor analysis, the final composition of the instrument was 31 items, distributed in the dimensions Family Organization and Negative Beliefs, with Cronbach’s alpha value of, respectively, 0.72 and 0.87. Statistically significant differences between the groups with and without depression sustained the discriminant validity of the instrument, enabling its use as a guiding resource for interventions.
Resumen El presente estudio tuvo como objetivo describir el desarrollo y las evidencias empíricas de precisión y validez de un instrumento que propone evaluar, en el contexto de la depresión materna, los recursos de organización familiar y los riesgos acumulativos en familias con escolares. Los ítems se construyeron a partir de procesos de protección y riesgos de desarrollo. Se aplicó el inventario durante una entrevista semiestructurada con una muestra de conveniencia: 100 madres de escolares, 50 de ellas diagnosticadas con depresión recurrente y 50 sin ningún trastorno psiquiátrico. El análisis de concordancia entre la codificación de respuestas por examinadores independientes reveló valores superiores al 85%. Del análisis factorial exploratorio, la composición final del instrumento resultó en 31 ítems, distribuidos en las dimensiones Organización Familiar y Creencias Negativas, con alfa de Cronbach de 72 y de 87, respectivamente. Las diferencias estadísticamente significativas entre los grupos con y sin depresión respaldaron la validez discriminante del instrumento, permitiendo su uso como recurso guía en las intervenciones.