CONTEXTO E OBJETIVO: Para que a avaliação de linguagem seja adequada, faz-se necessário verificar a influência de variáveis sócio-demográficas que possam interferir no desempenho linguístico de indivíduos sem queixas linguísticas e de sujeitos com alterações de linguagem. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da escolaridade e da idade no resultado do teste de avaliação de linguagem de Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) em pessoas sem queixas linguísticas. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal, desenvolvido entre março de 2006 a agosto de 2007, no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. MÉTODOS: Foram selecionados 80 sujeitos voluntários. A escolaridade variou em três faixas: A (1-4 anos), B (5-8 anos) e C (9 anos e acima). A idade variou entre 17 e 80 anos. Todos os sujeitos foram submetidos ao protocolo de avaliação de linguagem Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado). RESULTADOS: Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes segundo a escolaridade nas tarefas de compreensão oral, leitura, compreensão gráfica, denominação, disponibilidade lexical, ditado, denominação gráfica de ações e leitura de números. Em relação à idade, verificamos diferenças estatisticamente significantes nas tarefas de ditado e disponibilidade lexical. CONCLUSÕES: As provas do teste Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) parecem ser sensíveis à variação de escolaridade e idade. Estas variáveis devem ser levadas em consideração quando o teste é utilizado para avaliação de sujeitos com lesão cerebral.
CONTEXT AND OBJECTIVE: In order to properly assess language, sociodemographic variables that can influence the linguistic performance of individuals with or without linguistic disorders need to be taken into account. The aim of this study was to evaluate the influence of schooling and age on the results from the Montreal Toulouse (Modified MT Beta-86) language assessment test among individuals without linguistic disorders. DESIGN AND SETTING: Cross-sectional study carried out between March 2006 and August 2007 in the Speech, Language and Hearing Pathology Department of Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil. METHODS: Eighty volunteers were selected. Schooling was stratified into three bands: A (1-4 years), B (5-8 years) and C (nine years and over). The age range was from 17 to 80 years. All the subjects underwent the Montreal Toulouse (Modified MT Beta-86) language assessment protocol. RESULTS: Statistically significant differences were found in relation to schooling levels, in the tasks of oral comprehension, reading, graphical comprehension, naming, lexical availability, dictation, graphical naming of actions and number reading. Statistically significant age-related differences in dictation and lexical availability tasks were observed. CONCLUSIONS: The Montreal Toulouse (Modified MT Beta-86) test seems to be sensitive to variations in schooling and age. These variables should be taken into account when this test is used for assessing patients with brain damage.