Nos últimos 25 anos, as teorias administrativas têm sido alvo de uma série de críticas, sobretudo quanto ao seu caráter instrumental. Como possível resposta a esse problema, na década de 1990 intensificaram-se as discussões sobre a temática da espiritualidade nas organizações. Todavia, apesar do crescente interesse internacional por esse assunto, a revisão de literatura acadêmica revela que, no Brasil, são quase inexistentes os estudos sobre esse tema. Ainda são mais raras as pesquisas que relacionam a formação do administrador com a temática da espiritualidade. Assim, o propósito neste estudo foi entender como tem sido a formação do administrador, no que tange aos princípios da espiritualidade. Para cumprir o objetivo da investigação, inicialmente se procurou realizar uma discussão teórica dos conceitos essenciais a este trabalho: críticas à formação tradicional do administrador, espiritualidade e espiritualidade na formação do administrador. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo de caso como estratégia metodológica. Os resultados obtidos sinalizam, na faculdade pesquisada, um contexto marcado por inibidores de uma formação do administrador que contemple, de forma significativa, a questão da espiritualidade.
In the last 25 years, management theories have been criticized, especially regarding its instrumental feature. As a possible response to this problem, in the 1990's, discussions on spirituality in organizations have intensified. However, despite the growing international interest in this issue, Brazilian academic literature reviews show that studies on this topic are almost inexistent, and the research studies that relate the administrator's formation with the theme of spirituality are even rarer. Thus, our purpose in this study was to understand how the administrator's formation has been developed, regarding the principles of spirituality. To fulfill the objective of our investigation, initially, we performed a theoretical discussion of the key concepts of this paper: criticism about the traditional education of the administrator, spirituality and spirituality in the administrator's formation. The chosen methodology was qualitative, of descriptive-exploratory type, adopting the case study as a methodological strategy. The results indicate, in the analyzed college, a context marked by inhibitors to the administrator's formation that significantly include spirituality.
En los últimos 25 años, las teorías administrativas han sido blanco de una serie de críticas, sobre todo en cuanto a su carácter instrumental. Como posible respuesta a ese problema, en la década de 1990, se intensificaron las discusiones sobre la temática de la espiritualidad en las organizaciones. Sin embargo, a pesar del creciente interes internacional por ese asunto, la revisión de literatura académica revela que, en el Brasil, son casi inexistentes los estudios sobre ese tema. Aun son más raras las investigaciones que relacionan la formación del administrador con la temática de la espiritualidad. De este modo, el propósito de este estudio fue entender como ha sido la formación del administrador, en lo que se refiere a los princípios de la espiritualidad. Para cumplir el objetivo de esta investigación, inicialmente, se procuró realizar una discusión teórica de los conceptos esenciales a este trabajo: críticas a la formación tradicional del administrador, espiritualidad y espiritualidad en la formación deladministrador. La metodología elegida fue la cualitativa del tipo exploratorio-descriptiva, optándose por el estudio de caso como estratégia metodológica. Los resultados obtenidos señalan, en la facultad investigada, un contexto marcado por inhibidores de una formación del administrador que contemple, de forma significativa, la cuestión de la espiritualidad.