Este artigo se propõe a conhecer, analisar e sistematizar, crítica e estrategicamente, o que diferencia os empreendimentos sociais que atuam por meio da arte para obter mudança social, a partir de um estudo qualitativo. A parte inicial aborda a fundamentação teórica, enfocando prioritariamente o conceito de empreendedorismo social. Em seguida, o artigo apresenta o segmento a ser estudado, trazendo as principais sistematizações e constatações feitas a partir do estudo do material inicialmente apresentado, em conjunto com uma série de entrevistas realizadas com gestores desses empreendimentos e agentes de instituições de apoio. As principais características desses empreendimentos são: apelo diferenciado, audiência ampliada, concretização, crença e formação dos gestores, preservação/identidade cultural. Por outro lado, os principais desafios são: consolidação da arte como forma de mudança social, mensuração de resultados e atuação em rede.
This article results from a qualitative study intended to understand, analyze and systematize, both critically and strategically, what differentiates social organizations that use art to achieve social change. Initially, it presents the theoretical framework focusing primarily the concept of social organizations. Next, it narrows the analysis to the specific segment under study and summarizes the main findings based on the literature presented in the first part as well as on in-depth interviews with NGO managers and support agency workers. The following characteristics were found: differentiated appeal, broad audience, concretization, managers' background and beliefs, cultural identity/preservation. On the other hand, the main challenges were: consolidation of art as way to achieve social change, result assessment and networking.